Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá à todos, criei esse post porque recentemente vi testes feitos pelo Teclab, uma equipe bastante reconhecida por muitos e bem renomada. E bom, eles testaram xeons e os compararam com seus respectivos concorrentes em desempenho do lado da AMD, como alguns Ryzen 5000. E bom, como o intuito do fórum é ajudar a comunidade e sanar dúvidas, acredito que seja um tópico relevante, pois muitas vezes vem usuários aqui pedir ajuda com setups e os membros do fórum recomendam processadores para essas builds e os Xeons não são considerados. Sei que o assunto é meio nebuloso, mas só gostaria de saber outras opiniões mesmo. Aliás, já adianto que não estou de lado algum na já existente rinha de processadores kkkkk, assim como existem outras com AMD x Nvidia ou Android x Iphone. Enfim se alguém tiver alguma opinião, quiser falar sobre esses processadores e se realmente valem a pena na opinião de vocês, pois pelos testes feitos no Teclab durante 4 dias, foi possível ver um desempenho de kit's xeon de 250 reais comparáveis ao de kits Ryzen custando +-1600 reais.

• Curtir 1
  • Ominicron alterou o título para Xeons valem a pena? (Questionamento pós lives com testes do Teclab)
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Davi Labre disse:

Olá à todos, criei esse post porque recentemente vi testes feitos pelo Teclab, uma equipe bastante reconhecida por muitos e bem renomada. E bom, eles testaram xeons e os compararam com seus respectivos concorrentes em desempenho do lado da AMD, como alguns Ryzen 5000. E bom, como o intuito do fórum é ajudar a comunidade e sanar dúvidas, acredito que seja um tópico relevante, pois muitas vezes vem usuários aqui pedir ajuda com setups e os membros do fórum recomendam processadores para essas builds e os Xeons não são considerados. Sei que o assunto é meio nebuloso, mas só gostaria de saber outras opiniões mesmo. Aliás, já adianto que não estou de lado algum na já existente rinha de processadores kkkkk, assim como existem outras com AMD x Nvidia ou Android x Iphone. Enfim se alguém tiver alguma opinião, quiser falar sobre esses processadores e se realmente valem a pena na opinião de vocês, pois pelos testes feitos no Teclab durante 4 dias, foi possível ver um desempenho de kit's xeon de 250 reais comparáveis ao de kits Ryzen custando +-1600 reais.

Eu diria que depende do critério específico de comparação.
Se estivermos falando do custo por desempenho, plataformas baseadas em Xeon, mais antigas, vão entregar mais performance em relação ao seu preço, proporcionalmente falando, do que plataformas propriamente destinadas ao consumidor final, e que estejam à venda no mercado interno (e nesse ponto, sempre bom especificar que não falo apenas de processadores, mas do conjunto que os acompanha, especialmente placas-mãe).

Agora, se levarmos em consideração os fatores de risco, em torno dos possíveis problemas de compatibilidade, e também o conhecimento necessário para contornar ou minimizar esses problemas, também é verdade que o mercado de Xeons aqui no Brasil, cujo uso é diferente do projetado para processadores desse tipo, sempre será mais nichado, ou destinado aos "aventureiros de hardware", se preferir.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Davi Labre Muito bom seu levantamento, realmente merece ser discutido aqui no fórum!

Estou aprendendo muito mais a fundo sobre PCs desde que entrei aqui no Clube do Hardware, anteriormente meu conhecimento era bem superficial, e sempre vi falarem dos tais Xeon, mas nunca tive o interesse em pesquisar a fundo sobre eles na aplicação em jogos.

No começo, achei muito estranho, por que as pessoas usam processadores antigos que eram usados em servidores? Vi que era uma questão financeira da maioria das pessoas, tanto o processador quanto a sua placa-mãe eram facilmente encontrados em lojas chinesas por um preço super acessível e seu desempenho era muito bom, como citado pelo colega "dependendo do critério de comparação".

Na minha visão, esse tipo de prática têm suas faces, na questão da indústria começar a produzir algo mais acessível para nós consumidores e largarmos de vez os anciões de servidores, mas trás um risco enorme para quem for adquirir tais componentes, pois a chance de dar dor de cabeça ou do barato sair caro é grande.

• Obrigado 1
Postado

Esse teste do Tech Labs está uns 4 anos atrasado, e não mostrou nada do que já não se sabia. Aparentemente foi uma jogada de marketing de um dos "terra'prainistas do Xeon" da "segunda divisão". 😜

Embora a relevância dos XEON E5 estejam pelo  "Swan Song", estes CPU vão continuar como opção para muitos BR devido a crise financeira e o empobrecimento da população que torna os Ryzen cada vez menos acessíveis.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!