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Postado

Olá, recentemente quando vou jogar algum jogo aparece sempre tela azul.
Não sei o porque de isto tar acontecer, já formatei o notebook e continua a dar tela azul nos jogos.
Alguns dos erros que aparecem:
-kernel_data_inpage_error

-critical process died
-SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION

Configurações do meu notebook
i5-10300H
RTX 2060
16GB RAM


preciso de ajuda

  • Moderador
Postado

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/no-break, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 

Postado

-Faz 3 meses que ocorre este problema
-A marca é da ACER e o modelo é Predator helios 300 PH-317-54
-A marca da fonte de alimentação é Delta Eletronics e o modelo é ADP-180TB F
- A fonte de Alimentação é original
- Está ligado á tomada 
- Não sei (penso que não)
- Não
- Penso que não
- Penso que sim
- Penso que sim
- Sim
-Não 

Screenshot_1.png

LogsColetados.7z

  • Moderador
Postado
42 minutos atrás, GabrielLV disse:
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

 

6 minutos atrás, Martim_Serrão disse:

- Não sei (penso que não)

 

A resposta não combina com a pergunta. Você tem, nesse momento, algum dispositivo conectado no seu notebook através das portas USB, porta de rede etc? Alguma coisa conectada nas laterais? Se sim, o que está conectado?

  • Moderador
Postado
agora, Martim_Serrão disse:

Peço desculpa. Tenho USB do teclado, USB do rato, HDMI do monitor e cabo USB do cooler

Tudo bem 😁

 

image.png

 

image.png

 

image.png

 

image.png

 

image.png

 

image.png

 

----------

 

Temos centenas de erros apontando para falhas no seu SSD NVMe da Western Digital. Provavelmente é uma falha de hardware, mas vamos realizar alguns procedimentos antes de condenar o SSD.

 

Primeiramente, baixe e instale o Western Digital Dashboard, veja se existem atualizações de firmware para ambos os seus SSDs e instale-os.

https://support-pt.wd.com/app/answers/detailweb/a_id/31831/initiator/user

 

Feito isso, reinicie o notebook, e quando retornar, abra o Dashboard novamente, vá nas opções de diagnóstico, e faça um teste rápido E o teste estendido em ambos os SSDs, tire print dos resultados e mande aqui.

  • GabrielLV alterou o título para Notebook Acer Predator Helios 300 PH-317-54 dando tela azul ao jogar
Postado

O firmware já estava atualizado por isso não foi preciso atualizar
Segue em anexo os resultados

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Vou agora fazer o teste estendido

Segue em anexo o resultado estenso

 

Screenshot_4.png

44 minutos atrás, Martim_Serrão disse:

O firmware já estava atualizado por isso não foi preciso atualizar
Segue em anexo os resultados

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Vou agora fazer o teste estendido

Segue em anexo o resultado estenso

 

Screenshot_4.png

 

  • Moderador
Postado

@Martim_Serrão Certo. Ao que tudo indica o problema está no SSD de fato. 

 

Abra novamente um CMD e digite este comando:

wmic BIOS get serialnumber

 

Me envie o código que aparecer ali.

 

---------------

 

Baixe e instale o Burn In Test. Esse programa serve para verificar se há peças com defeito no seu computador:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

 

Vá em Pre-Configured tests > Selecione "24 hour test" > Inicie.

 

Apesar do nome, o teste durará apenas 15 minutos devido a limitação da versão gratuita do software. Execute esse teste pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de testes, e veja se algum erro será detectado.

  • Moderador
Postado

@Martim_Serrão Veja no software qual foi a peça que mais aqueceu. Deve estar na sessão "event log".

Se não estiver ali, pressione Windows + R para abrir o executar > Cole ali o seguinte caminho:

C:\Users\%username%\Documents\PassMark\BurnInTest

 

Veja ali o arquivo com o resultado do teste, e me envie-o aqui para facilitar.

  • Moderador
Postado

@Martim_Serrão O log está com a visualização bastante ruim. Mas parece que o problema do notebook é aquecimento. As telas azuis só ocorrem quando você tenta jogar algo, correto?

 

Refaça o teste novamente e, quando ocorrer algum erro, clique no ícone do disquete no canto superior direito para gerar um relatório melhor e me envie aqui.

 

Na própria caixa do teste, clique no canto superior direito (no ícone da exclamação) para ver os resultados, tire uma print e me envie aqui também.

 

image.png

  • Moderador
Postado

@Martim_Serrão

1 hora atrás, GabrielLV disse:

@Martim_Serrão As telas azuis só ocorrem quando você tenta jogar algo, correto?

 

-----------------

 

Baixe e instale os programas de gerenciamento de SSD de ambos os seus SSDs (Kingston e Western Digital). Use-os para rodar o teste rápido e o teste estendido de SSD para ver se encontram algum erro, além de verificar se existem atualizações de firmware. Se sim, instale-as.

 

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

https://www.westerndigital.com/pt-br/support/software

 

Como os erros estavam apontando para possíveis falhas no armazenamento, baixe e instale também os drivers mais recentes do IRST, que gerencia o armazenamento do seu notebook, diretamente pelo site do fabricante:

 

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/IRST/IRST_Intel_17.9.1.1009_W10x64_A.zip?acerid=637375628543279195&Step1=&Step2=&Step3=PREDATOR PH317-54&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/IO Drivers/IO Drivers_Intel_30.100.2020.7_W10x64_A.zip?acerid=637375673566914286&Step1=&Step2=&Step3=PREDATOR PH317-54&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/DPTF/DPTF_Intel_8.7.10200.12510_W10x64_A.zip?acerid=637375627426707433&Step1=&Step2=&Step3=PREDATOR PH317-54&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6

https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Chipset/Chipset_Intel_10.1.31.2_W10x64_A.zip?acerid=637375676666865195&Step1=&Step2=&Step3=PREDATOR PH317-54&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6

 

Se os problemas persistirem, é provável que a causa dos problemas sejam devido ao aquecimento do notebook. Recomendo que faça uma limpeza e troca da pasta térmica.

Postado

Fui agora jogar um call os duty e deu tela azul Kernel_data_inpage_error 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Se os problemas persistirem, é provável que a causa dos problemas sejam devido ao aquecimento do notebook. Recomendo que faça uma limpeza e troca da pasta térmica.

Eu á 1 mês troquei a pasta termica por isso.

  • Moderador
Postado

@Martim_Serrão Certo. Por hora, podemos descartar que seja a memória RAM a culpada pelos problemas. Os logs do Windows apontavam para possíveis falha no SSD NVMe, e a análise do software da WesternDigital não acusou falhas. Vamos tentar usar outro software para fazer o teste:

 

Baixe e instale o Seatools para verificar a saúde do SSD do seu notebook.

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

 

Você deverá executar os cinco disponíveis nos menus "Testes rápidos" e "Testes estendidos": Teste rápido Automatico da Unidade, Teste generico rápido, 2 Minute Generic Test, Autoteste detalhado e Teste genérico detalhado. Realize um de cada vez, nesta ordem, em cada unidade e tenha paciência, porque poderão demorar.

 

Veja se algum erro é detectado. Poste resultados, e me envie novamente os logs do Coletor junto dos resultados dos testes do NVMe.

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