Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu tenho um M2 de 2TB que comprei para deixar jogos e arquivos em geral (minha placa-mãe atual só tem 1 slot M.2, pretendo fazer um upgrade até o meio do ano que vem).

Meu Windows 10 fica num SSD só pra ele, mas tem ficado com muito pouco espaço e tenho medo de dar algum problema de espaço nele por conta disso.

Compensaria criar uma partição no M2 só pra deixar o Windows?

Até agora tenho 1.5TB livre nele, eu conseguiria deixar uns 300gb livres só pro Windows tranquilamente.

Se eventualmente eu precisar formatar, conseguiria formatar só a partição que está o Windows por exemplo sem afetar a partição dos arquivos?

Postado
2 horas atrás, danilo001 disse:

Compensaria criar uma partição no M2 só pra deixar o Windows?

Sim! O ideal é que essa partição fique no inicio do disco.

As pastas do usuário podem ser "jogadas" para o SSD de 120GB - isso é feito após a instalação alterando o local das respectivas pastas.

2 horas atrás, danilo001 disse:

Se eventualmente eu precisar formatar, conseguiria formatar só a partição que está o Windows por exemplo sem afetar a partição dos arquivos?

Sim!

Postado
3 minutos atrás, Adamastor Abrolio Silve disse:

Como faço para saber que é inicio ou fim do SSD? Isso de fato afeta o desempenho?

Utilize o Partition Wizard para ter uma "visualização do disco" sempre considerando da esquerda para direita e para trabalhar com as partições

* Acesso mais rápido.

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Compensa criar uma outra partição só para o Windows em outro SSD?
Postado
4 horas atrás, FoxBlack disse:

Utilize o Partition Wizard para ter uma "visualização do disco" sempre considerando da esquerda para direita e para trabalhar com as partições

* Acesso mais rápido.

Eu baixei pra ver como é, por ele mesmo eu consigo dividir e criar a partição não é?

Aí por exemplo, eu crio uma partição de 300gb, como faço para deixar ele "no início" do SSD M.2?

Postado
5 horas atrás, danilo001 disse:

Eu baixei pra ver como é, por ele mesmo eu consigo dividir e criar a partição não é?

Sim!!

5 horas atrás, danilo001 disse:

Aí por exemplo, eu crio uma partição de 300gb, como faço para deixar ele "no início" do SSD M.2?

Tira um print da tela do partition wizard  exibindo a partição do SSD M.2 e posta na sua resposta.

Postado

@FoxBlack eu ainda não fiz a partição, mas segue a print

Disco 1 é um HDD que tenho vazio, ainda vou remover ele por não usar mais.

Disco 2 é o SSD em que está o Windows

Disco 3 é o M2 que vou criar a partição e quero passar o Windows para ele.

image.thumb.png.0abc921ee7dcaa64fe0a905dd3d76d04.png

Postado

Disco 1 - Crie uma pasta para salvar os dados importantes que estão no Disco 3

Disco 3 - copia o conteúdo que julga ser importante par o Disco 1....

"exclua" as partições do disco 3 deixando uma única partição "não alocada"

"recrie" as partições NTFS a seu critério.

* Você pode utilizar o Partition Wizard para transferir a instalação do Windows do Disco 2 para o Disco 3 ou então reinstalar o Windows no disco 3

"particularmente" eu faria o seguinte:

A) Criaria uma partição no Disco 1 para alocar/armazenar as pastas de usuário do Windows. Assim todo conteúdo salvo nas pastas Downloads, Documentos, etc... vai para essa partição do Disco 1

B) Criaria Outras 2 partições menores para armazenar diretório /home (*Linux)

C) No Disco 2(Menor) instalaria uma Distro Linux

D) No Disco 3 colocaria 2 sistemas -> Windows e outra Distro Linux.

* Para o Linux do Disco 2  seria vinculada uma partição /home no Disco 1

* Para o Linux do Disco 3  seria vinculada outra partição /home no Disco 1

- Logicamente que para cada instalação do Linux seria criado um usuário diferente.

- Você teria seus dados pessoais alocados em 3 partições no disco 1, sendo uma NTFS(Windows) e duas Ext4(Linux) referentes aos diretórios /home relacionadas a cada distro Linux., além de cópias na nuvem usando OneDrive(Windows) e MegaSync(Linux)

Sim! Ficarias com um Trial Boot  ☠️

Postado

@FoxBlack

Então, fiquei com umas dúvidas.

Sobre criar uma partição no Disco 1 para armazenar pastas de usuário do Windows, não entendi bem. Seria deixar como padrão nesse disco os diretórios do Windows sem o S.O nele? Se for isso, eu nem sabia que era possível kkk

Sobre o LINUX eu não pretendo instalar ele, quero manter só o Windows mesmo, então acho que essa etapa vou pular haha

Pensei em fazer só a partição no Disco 3 pro Windows, no Disco 1 deixar algumas coisas que uso menos, como alguns PDF's, fotos, vídeos, de repente algumas outras coisas também.

O Disco 2 deixar vago pra usar pra alguma outra coisa também.

Aproveitando, eu consigo só criar a partição no Disco 3 sem ter que apagar a partição atual dele? Tipo, vi que você sugeriu salvar no Disco 1 como backup e depois repassar pro Disco 3, só que aí eu teria que formatar o Disco 3 pra depois criar a partição do Windows e a partição dos arquivos em geral, certo?

@FoxBlack

Postado
16 minutos atrás, danilo001 disse:

Sobre criar uma partição no Disco 1 para armazenar pastas de usuário do Windows, não entendi bem. Seria deixar como padrão nesse disco os diretórios do Windows sem o S.O nele? Se for isso, eu nem sabia que era possível kkk

Sim! pesquise tutoriais no Youtube 🤣

Seria colocar as pastas do usuário(Downloads/Documentos/Imagens) em uma partição separada daquela que tem a instalação do Windows.

Aproveitando, eu consigo só criar a partição no Disco 3 sem ter que apagar a partição atual dele?

Consegue, mas a instalação do Windows ficaria no "meio" do disco

E essa partição de 15.98MB no disco 3 não faz sentido.

vi que você sugeriu salvar no Disco 1 como backup e depois repassar pro Disco 3, só que aí eu teria que formatar o Disco 3 pra depois criar a partição do Windows e a partição dos arquivos em geral, certo?

Exato!  faria uma reorganização.

Postado

@FoxBlack Opa, demorei um pouco pra voltar porque estava longe de casa haha

Então, umas coisas que só queria confirmar.

- Fazer o backup do Disco 3 para o Disco 1 e formatar totalmente o Disco 3, apagando também aquele espaço alocado de 15MB para pegar tudo;

- Criar uma partição no Disco 3, por exemplo, com 200Gb para deixar o Windows e outra partição para manter minhas coisas;

- Pego o backup do Disco 1 e passo para o Disco 3, formatando o Disco 1 para deixar ele limpo para a partição das pastas do S.O.

- No Disco 1 fazer a partição para guardar essas pastas do Windows (Documentos/Imagens etc);

Linux não pretendo instalar, quero manter só o Windows mesmo.

Como o meu é original, consigo passar ele tranquilo para outra partição/disco então to tranquilo disso.

Aí uma última dúvida kkk

Criando a partição do Windows no Disco 3, e outra também no Disco 3 para minhas coisas, ele já reconhece qual "considerar" primeiro? Ou seria necessário eu setar algo na BIOS?

Postado
agora, danilo001 disse:

Fazer o backup do Disco 3 para o Disco 1 e formatar totalmente o Disco 3, apagando também aquele espaço alocado de 15MB para pegar tudo;

👍

agora, danilo001 disse:

Criar uma partição no Disco 3, por exemplo, com 200Gb para deixar o Windows e outra partição para manter minhas coisas;

Não! No Disco 3 irias instalar o Windows e Aplicativos. Dados pessoais ficaria no Disco(HD) e no (OneDrive por exemplo) 

Por isso -> A) Criar uma partição no Disco 1 para alocar/armazenar as pastas de usuário do Windows. Assim todo conteúdo salvo nas pastas Downloads, Documentos, etc... vai para essa partição do Disco 1

agora, danilo001 disse:

Pego o backup do Disco 1 e passo para o Disco 3, formatando o Disco 1 para deixar ele limpo para a partição das pastas do S.O

Se esse Backup forem referentes a dados pessoais, Download de aplicativos, fotos., eles ficam no Disco 1, só sendo reorganizados nas pastas correspondentes. 

* Lembre-se as pastas de usuário da instalação do Windows -> Downloadas, Documentos, Imagens, etc.... ficariam no Disco 1

agora, danilo001 disse:

No Disco 1 fazer a partição para guardar essas pastas do Windows (Documentos/Imagens etc);

Se desejar criar uma partição à parte, tranquilo. Mas como não vai fazer dual boot, e todo o disco(HD) estará como NTFS não tem necessidade.

agora, danilo001 disse:

Criando a partição do Windows no Disco 3, e outra também no Disco 3 para minhas coisas, ele já reconhece qual "considerar" primeiro? Ou seria necessário eu setar algo na BIOS?

O Disco 3 terá uma partição única que será a da Instalação do Windows/Aplicativos. Suas coisas serão salvas no Disco 1              

Postado

@FoxBlack Aí é que ta, o Disco 1 trata-se de um HDD comum, jogos ali são beeeeeem ruins de deixar.

Por isso eu tinha a intenção de no Disco 3 (que se trata de um M2 com 2TB) criar uma partição pro Windows e no mesmo Disco (em uma partição diferente) deixar meus jogos.

No Disco 1 eu posso usar pra deixar outras coisas, como documentos, fotos etc que não fará diferença mesmo.

Postado

Mas Aplicativos/Jogos serão instalados no Disco 3.  No Disco 1 será apenas para guardar as coisas.

Exemplo: Você faz o Download do Google Chrome que por padrão será salvo na pasta Downloads. A pasta em si estaria alocada no Disco 1.

Mas ao instalar o aplicativo, o mesmo seria instalado no Disco 3 onde está o Sistema Operacional.

Postado

@FoxBlack Ah, então só pra eu entender melhor esse ponto.

No Disco 3 eu não crio partição alguma, certo?

Deixo ele só com o Disco total? "Compartilhando" o Windows com o que eu instalar (Google Chrome usado no exemplo)?

Desculpa, to meio lerdo kkkkk

Postado

@FoxBlack Entendi.

Mas no caso o Windows ficar na mesma partição que os demais arquivos (os jogos por exemplo) não implicaria no tempo de inicialização do Windows?

Ou isso não interfere?

Postado
7 horas atrás, danilo001 disse:

@FoxBlack Entendi.

Mas no caso o Windows ficar na mesma partição que os demais arquivos (os jogos por exemplo) não implicaria no tempo de inicialização do Windows?

Ou isso não interfere?

Não interfere. Exceto se deixar muita coisa inicializando junto com o sistema.

Postado

@FoxBlack Saquei, mas aí tipo, não seria vantajoso deixar uma partição feita só pro Windows? porque se eventualmente eu precisar formatar, não me preocuparia em reinstalar meus jogos por exemplo (reinstalar também steam, epic etc).

Postado

Não seria vantagem, pois todo aplicativo depende de bibliotecas Dlls para rodar. e esses arquivos sempre irão ficar em subpastas do Windows.

Exemplo: Você instala o Jogo X na partição F. Mas durante a instalação alguns arquivos serão jogados na partição C, onde está instalado o Windows. Quando for rodar o jogo, teria que ser lido arquivos das 2 partições.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!