Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu comprei um kit na Pichau que veio com um I7 3770, uma placa-mãe TGT H61M2-V2 e um cooler box

Desde quando eu comecei a utilizar esse processador  as temperaturas dele estão muito altas. 

Em tarefas básicas a temperatura dele fica entre 50 e 58 graus As vezes aumenta até 60 e poucos graus, mas depois cai. 

Já em tarefas pesadas que consomem mais de 50% do uso dele (ex: jogos) a temperatura dele sobe bastante. Fica entre 87 e 98 graus. As vezes ficando entre 100 e 105 graus quando ele ultrapassa 90% de uso. 

Inclusive, quando acontece isso (quando ele chega a 105 graus) eu notei que o clock dele diminui (cai de 3,70 GHz pra 3,00  ou 2,90 GHz) 

Eu já tentei fazer de quase tudo pra resolver isso: 

Troquei a pasta térmica; Troquei o cooler, que veio com ele (cooler box), por um melhorzinho; Resetei a BIOS da placa-mãe 

Mas nada mudou. As temperaturas continuam as mesmas (muito altas, chegando a 105 graus as vezes)

Essas temperaturas altas desse processador são normais ou esse processador está com problema? 

OBS :

Rodando o Teste de Dignóstico de Processador Intel não foi encontrado nenhum erro. 

O gabinete que eu utilizo é um Rise Mode X5 Glass.

20241228_212502.png

• Curtir 1
Postado

Realmente o problema é o cooler que não consegue dissipar o calor com eficiência, eu recentemente adquiri um kit semelhante com i7 3770 com um cooler box que provavelmente é igual ao seu e as temperaturas ficaram iguais as suas, mas eu já esperava por isso e comprei um AirColler DeepCool Gammaxx AG400, que resolveu o problema com as temperatura, em uso básico não passa de 55°, em jogos entre 65° a 70° e em uso e stress de 100% não passou de 75°, uso a pasta térmica PCYes Nitrogen Basic.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Lucas D. Ribeiro disse:

Realmente o problema é o cooler que não consegue dissipar o calor com eficiência, eu recentemente adquiri um kit semelhante com i7 3770 com um cooler box que provavelmente é igual ao seu e as temperaturas ficaram iguais as suas, mas eu já esperava por isso e comprei um AirColler DeepCool Gammaxx AG400, que resolveu o problema com as temperatura, em uso básico não passa de 55°, em jogos entre 65° a 70° e em uso e stress de 100% não passou de 75°, uso a pasta térmica PCYes Nitrogen Basic.

Então é quente mesmo, porque tenho um r5 1600 com um cooler de 24 pila da shoppe com pasta termica que veio junto com o processador da china mesmo, aqui não passa de 75 graus, só se deixar por minutos em 100%,  é certeza que ele fica no idle  30-40, agora jogando 50-70 só depende do jogo, alto aqui só consumo de energia.

Postado

Mesmo que o cooler box não seja o mais eficiente, 100°C é algo muito anormal, deveria ficar no máximo 85°C.

Talvez exista outra coisa que está esquentando demais dentro do seu pc, mas considerando que você fez uma limpeza no gabinete, tem um fluxo de ar minimamente razoável, colocou a pasta térmica de forma adequada e o cooler bem encaixado, a única coisa que eu penso que pode fazer para resolver é delid, porém é uma prática arriscada e é melhor deixar como última alternativa 

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, Lucas D. Ribeiro disse:

Eu troquei o cooler box que veio com ele por outro cooler (menos ruim) que eu tinha aqui, que é um Exbom CP-M600
Mas mesmo assim as temperaturas não mudaram nada. E pra piorar eu só vou ter condições de providenciar um Air Cooler decente só no outro mês.

cooler.jpg

10 minutos atrás, Rafael C. disse:

Mesmo que o cooler box não seja o mais eficiente, 100°C é algo muito anormal, deveria ficar no máximo 85°C.

Talvez exista outra coisa que está esquentando demais dentro do seu pc, mas considerando que você fez uma limpeza no gabinete, tem um fluxo de ar minimamente razoável, colocou a pasta térmica de forma adequada e o cooler bem encaixado, a única coisa que eu penso que pode fazer para resolver é delid, porém é uma prática arriscada e é melhor deixar como última alternativa 

É isso que eu tô achando estranho, mesmo utilizando um cooler ruim a temperatura desse i7 não era pra estar absurda desse jeito chegando a 105 graus.

• Curtir 2
Postado

Air cooler para funcionar de forma eficiente precisa de fluxo de ar (airflow) no gabinete, e a maioria dos gabinetes não tem bom airflow, principalmente modelo barato.

Postado

@Raph123 Eu usei meu i7 3770 com cooler box durante uma semana, meu irmão jogava

Elden Ring todo dia por mais de 5 horas com a temperatura chegando a 85°, não me lembro da porcentagem de uso do processador, deveria ser algo entre 60% e 80%. Até a troca do cooler evite tarefas de alto consumo e fica alerta com a temperatura evitando usos que façam o CPU passar do 85°. Esse i7 é quente mesmo, além da idade, mais um fator que pode contribuir, mais eu não certeza é a placa-mãe, eu uso uma H61 genérica, eu não possuo conhecimento mas o VRM dessa placa genérica não deve ser dos melhores, além do que a placa-mãe/BIOS não informa a temperatura do VRM, então eu nem tenho noção se estão muito quentes.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Lucas D. Ribeiro disse:

@Raph123 Eu usei meu i7 3770 com cooler box durante uma semana, meu irmão jogava

Elden Ring todo dia por mais de 5 horas com a temperatura chegando a 85°, não me lembro da porcentagem de uso do processador, deveria ser algo entre 60% e 80%. Até a troca do cooler evite tarefas de alto consumo e fica alerta com a temperatura evitando usos que façam o CPU passar do 85°. Esse i7 é quente mesmo, além da idade, mais um fator que pode contribuir, mais eu não certeza é a placa-mãe, eu uso uma H61 genérica, eu não possuo conhecimento mas o VRM dessa placa genérica não deve ser dos melhores, além do que a placa-mãe/BIOS não informa a temperatura do VRM, então eu nem tenho noção se estão muito quentes.

Todos processadores são quentes, menos os celerons/pentiuns(nem para esquentar servem) do sandy bridge ou ivy bridge

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...