Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Contratei uma internet e me fornecido este modem XPON da TP-Link, modelo XC220-G3, me forneceram a senha de acesso as configurações dele, para poder trocar nome de rede, limitar acesso de outros, etc. Até aí ok, Porém, o tempo todo essas configs resetam, e sai tudo que configurei, volta a ser os SSID que eles programaram e sem nenhuma das restrições que determinei para os acessos, isso ocorre em intervalos intermitentes, ou sempre que falta energia, tipo se eu tirar da tomada e colocar na mesma hora, já reseta.

Não sei se eles que alteram pela central, ou se é um defeito do aparelho. Mas é extremamente irritante.

 

Aí pra tentar resolver isso fui salvar as configs do modem pra verificar se conseguia atualizar firmware para poder corrigir, mas está desabilitado, tanto a opção de backup, qnt firmware. Tanto com o acesso do ID tp-link, qnt pela senha direta fornecida por eles, mo mostra como dono (que seria o acesso mais "poderoso"), será que com um acesso de suporte ou algo do genero consigo?

 

Alguém tem ideia do que possa ser e/ou como resolver?

 

image.png.9aae1ce4f56f566cf279587c186fd666.png

 

 

image.png.e9978753576838ce0ba90bea1541f602.png

  • Membro VIP
Postado

Embora não me satisfaça ser portador de más notícias, ouso dizer que a situação  sua não tem solução, ao menos não se as configurações que você está fazendo não forem possíveis de serem salvas em um armazenamento interno no modem óptico, uma vez que as configurações estão salvas em armazenameno efêmero ou apenas na memória rápida.

 

As configurações desse tipo de equipamento ficam geralmente salvas em dois lugares: no sistema de gestão/autenticação do provedor e/ou na OLT -- equipamento do outro lado da fibra que sincroniza o sinal óptico com a ONT/modem óptico.

 

Obs.: o firmware apenas os provedores tem acesso/autorização para realizar upgrade, o próprio provedor pode limitar muitas opções no firmware inclusive, o fato de você acessar essa página de configuração já faz do seu provedor uma das exceções entre as operadoras de banda larga, pois geralmente sequer isso é disponibilizado.

Postado
  Em 30/12/2024 às 00:18, Linio Alan disse:

As configurações desse tipo de equipamento ficam geralmente salvas em dois lugares: no sistema de gestão/autenticação do provedor e/ou na OLT -- equipamento do outro lado da fibra que sincroniza o sinal óptico com a ONT/modem óptico.

Expandir  

 

O firmware desses aparelhos costuma salvar as configurações localmente, em memória não volátil --- a popular flash memory --- como em pen-drives e SSD, Seu aparelho pode simplesmente ter defeito nesse chip, @G4R0D. E testar é trivial: desligue isso da internet. mude uma configuração e teste. Desligue o aparelho e veja se a mudança permanece. Se sumiu está claro que o chip de memória não está funcionando, e deve ser o caso. Se não for, abra um chamado e faça o mesmo com um outro aparelho que o técnico tenha. Vai ter sua resposta.

 

Seria meio ingênuo deixar isso apenas no provedor ou "do outro lado da fibra" porque tem parâmetros que afetam apenas o uso local e o aparelho precisa continuar funcionando para o assinante mesmo que o acesso a internet pare. 

 

Para um óbvio exemplo esse aparelho incorpora um servidor DHCP e tem que ter um endereço IP salvo em algum lugar, bem como as configurações de intervalo. Sem isso  a própria rede LOCAL do assinante iria parar se a conexão com a internet parar, e isso daria margem a questionamentos legais e uma dose de fúria por parte dos usuários.

 

 

  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
×
×
  • Criar novo...