Ir ao conteúdo

O que são as APIS DirectX, Vulkan e Opengl?

Ir à solução Resolvido por Calebe A Melo,

Posts recomendados

• Solução
Postado

No forma simples, uma API é uma biblioteca com vários códigos prontos que podem fazer varias coisas especificas. No geral, essas são APIs gráficas, cada uma tem a sua função, mas todas podem fazer muita coisa. Para o desenvolvedor cabe a ele escolher qual biblioteca é boa e suficiente para o seu jogo. No caso, para os jogadores não importa muito, apenas se o desenvolvedor quiser usar uma biblioteca em mais de uma jogo. Por exemplo, o Jogo Deep Rock Galatic tem versões em DirectX12, DirexctX11 e se não me engano(não lembro agora, teria que abrir o jogo) uma versão em Vulkan.

Eu não conheço elas internamente, mas eu sei que o DirectX é da Microsoft, enquanto que Vulkan e OpenGL são OpenSource.

OBS: Eu posso estar errado, então quem quiser me, por favor, me corrija.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@ArturTI Boa tarde.

Basicamente, DirectX, Vulkan e OpenGL são interfaces que possibilitam a comunicação entre um software e o hardware gráfico (placa de vídeo). Elas fornecem as funções e comandos que os desenvolvedores de software podem usar pra acessar recursos gráficos, como renderização 3D e efeitos visuais. Se você pensar em um jogo, por exemplo, ele é um software e ele pode usar uma API como o DirectX ou Vulkan para acessar recursos gráficos de exibição de imagens e animações.

Abraço!

• Curtir 2
  • Obrigado 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...