Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!
Recentemente notei quedas nos fps em jogos; quando liguei meu computador hoje, notei que a memória RAM estava operando na frequência de 2133 MHz, embora anteriormente estivesse configurada para 3600 MHz.

Tenho uma placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, memória RAM XLR8 Gaming EPIC-X RGB™ 3600MHz (MD32GK2D4360018XRGB) e um Ryzen 7 5700G.

Essa configuração sempre funcionou perfeitamente com as memórias operando em 3600 MHz, mas, de repente, a frequência foi reduzida.

As memórias estão instaladas nos slots A2 e B2.

Hoje, após perceber o problema, atualizei a BIOS para a versão 3611 e resetei o CMOS e habilitei o D.O.C.P. novamente para tentar resolver a situação. No entanto, ao reiniciar o computador, ele exibiu a mensagem:

"The system has posted in safe mode. This may be due to the previous POST attempt failing."

Alguém já passou por isso ou tem alguma ideia de como resolver?

Obrigado!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Wookyse Boa noite.

A maioria dos processadores AMD 5xxx e 5xxxG é projetada para no máximo 3200MHz de frequência, qualquer coisa além disso não tem garantia nenhuma de funcionamento, apesar de muita gente usar e existir muita memória 3600MHz. Eu mesmo uso em 3600MHz, mas é meio que uma gambiarra isso, porque o controlador de memória desses processadores foi projetado para trabalhar em 3200MHz no máximo.

Alguns processadores suportam 3600MHz até o final da vida, alguns não suportam, e alguns suportam por algum tempo, e isso se deve a variação do silício ou a algum defeito que pode ter acontecido, não tem o que fazer. O seu caso parece que funcionou por um tempo e agora não quer funcionar mais.

Dito isso, você tentou colocar o DOCP em uma frequência menor e testar pra ver como fica ? Resete a CMOS novamente e tente colocar uma frequência mais baixa e testa em 3200MHz e veja se ele mantem essa frequência.

Caso o DOCP não possua um perfil de 3200MHz, coloque em 3600 e depois manualmente nas configurações de frequência da RAM coloque em 3200MHz, salve, e veja se ele inicia e mantem a frequência.

Caso funcione em frequências mais baixas existe algumas possíveis teorias do que pode ter acontecido ai:

1 - O controlador sobrecarregou e não suporta mais 3600MHz.

2 - Ocorreu algum problema na própria memória. Tente mudar elas de slots.

Eu tentaria testar as memórias individualmente em cada slot pra ver se alguma suporta os 3600MHz.

E claro, tem a possibilidade de algum problema na placa-mãe também. Eu consideraria, caso possível, testar as memórias em outra máquina.

Boa sorte.

• Amei 1
Postado

@Simuroc Venho aqui agradecer pela sua compreensão e comprometimento. Segui o processo que você sugeriu, e o sistema voltou a funcionar em 3200 MHz. Depois disso, fiquei curioso para saber se funcionaria em 3600 MHz. Realizei o teste, e funcionou. Espero que continue assim. O computador tem 2 anos de uso e é muito bem limpo e cuidado. Desde já, muito obrigado! Abraço!

Capturadetela2025-01-04220005.thumb.png.205eaa673c295864ea851c6a67597fca.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!