Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tenho um conhecimento bom em informatica, e gostaria de me aproximar da programação, para conseguir um trabalho no futuro, ou conseguir ganhar um dinherinho eu estou totalmente perdido sobre qual linguagem de programação devo escolher, estava pensando em PYTHON> ou <JAVASCRIPT.

Leve em conta que não sei nada praticamente.

Aceito qualquer ajuda🙂 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Primeiramente entenda onde você tem mais interesse:

Front-end: ai você vai ser o programador que vai fazer a parte estética da aplicação podendo ser um UXDesigner ou um programador mesmo. e não se preocupe porque você vai sempre estar acompanhado caso não queira ser designer.
Back-end: o cara que faz as funcionalidades do site. ai que vai entrar o javascript caso queira programação web ou java e python pra integrações bancos de dados.
Infraestrutura: Ai vem o cara que monta a estrutura que a aplicação da empresa roda. Nesse caso você vai encontrar Linux, Docker, Kubernets entre outros.

a coisa mais importante é experimentar para saber qual area quer. 

A linguagem que recomendo aprender é Python para começar, mas se precisar de emprego amanhã então aprenda Java

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Obama1617 Use python para aprender a base. treine muita lógica com ele! use o site chamado Becrowd.com para treinar, tem milhares de exercicios.

logica de programação em python > estrutura de dados em python>  Como utilizar bibliotecas no python > faça projetos simples.

Depois de pegar o básico do python você programa em qualquer uma pois so muda a sintaxe e algumas regras . 

Como sua segunda linguagem eu fortemente recomendo que estude java. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Obama1617 Recomendo que você comece com JavaScript e depois aprenda Java. Como alguém que domina Python, sugiro começar com JavaScript, pois ele permite interagir com o modelo DOM de qualquer navegador.

• 3 meses depois...
Postado

Vou ser sincero contigo meu caro!
A linguagem é uma paixão, muito se ouvia sobre o fim do cobol e muito longe se foi, assim com muitas outras linguagens; ouvi muito que Java era o que se tinha de melhor, aprendi  muitas destas, 

Minha dica, se apegue a uma linguagem, a que será seu padrão, pode ser C#, Delphi, Java, não importa, vais ouvir que esta ou aquela é a melhor, mas a dica que te dou, seja qual for tua escolha, seja excelente em lógica, a linguagem é um detalhe, todas são iguais, são como dialetos diferentes, é como o português que falamos no Brasil, o que falam na China e em Portugal, você se adapta com facilidade, uma semana e pronto.

Exemplo

>> Paschal você tem:

repeat  
    WriteLn ('I =',i);  
    I := I+2;  
until I>100;  

>> C/ C#/ C++

int i = 0;

do {
  printf("%d\n", i);
  i++;
}
while (i < 5);

>> Em Java:

int i = 0;

do {

System.out.println(i);

i++; }

while (i < 5);

Observe que C e Java são parecidas, mas é que Java vem do C++

• Curtir 2
Postado

As linguagens são iguais, mas a dificuldade muda de acordo com o objetivo.

se seguir e começar com javascript + DOM, depois de pegar a base de redes isso já proporciona aprender frameworks como node + react, o que já permite fazer dinheiro com pequenos projetinhos web e consequentemente começar um portfolio junior.

Se ele iniciar com C ou C++ as opções são limitadas, projetos reais (com financiamento ou orçamento) são projetos que requerem muito recurso técnico ou formação em outras áreas que custam pelo menos 2-5 anos da vida, por ex, criar jogos ou automações industriais. (e 5 anos sem ver resultado algum faz muitos desistirem)

Se começar com python vai poder criar pequenos projetos depois de aprender sobre redes, analise e tratamento de dados, que são as famosas automações de processo (quase sempre automação de recursos de marketing, pipeline de dados, bots para redes sociais e afins), esse tipo de projeto paga muito bem mas é difícil achar clientes constantes para isso e se quiser se aventurar em web, vai ter que aprender javascript + DOM + um framework python backend + um framework js/python frontend. Te permite ter uma carga back end + front end, mas vai requerer muitas horas a mais de dedicação.

php eu não tenho base para falar, mas acredito que aprender isso hoje em dia é mais para mexer com recursos legados, laravel e coisas afins, eu pessoalmente não vejo mais um dev PHP iniciante que não seja um mestre de respeito com 20 anos de área. Mas tem bastante mercado pelo numero imenso de vagas.

Espero ter ajudado.

ps: há conhecimentos que são obrigatorios em qualquer uma das escolhas, como OOP, design patterns e arquiteturas (MVT e MVC, microsserviços, hexagonal, etc..) 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...