Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala ai pessoal, beleza?

Montei recentemente um kit am4 [msi b450 pro vdh max, Ryzen 5 5500, 32gb ram (2x16) corsair 3200mhz] porém estou meio insatisfeito com o desempenho do processador e um amigo meu se interessou no placa-mãe e cpu. Assim, me resta a duvida: montar novamente na am4 mas com o Ryzen 7 5700x3d e uma b550 ou correr direto pra am5 com um processador mais básico e me garantir até o fim da geração?

O orçamento seria em torno de uns 2k, com possibilidade de aumentar pra uns 2,5k.

Desde já, muito obrigado!!

Leve adendo, o orçamento na realidade é de uns 3k~3,5k.

Postado

Com esse orçamento monta um belo AM5, B650 + R5 7600 = 2x16 5200mhz/ 2x32 5200mhz.

Um Ryzen intermediário de AM5 já ganha de um Ryzen 7 5700X3D em jogos.

Postado
3 minutos atrás, Banunin disse:

Com esse orçamento monta um belo AM5, B650 + R5 7600 = 2x16 5200mhz/ 2x32 5200mhz.

Um Ryzen intermediário de AM5 já ganha de um Ryzen 7 5700X3D em jogos.

Pode me indicar onde comprar essas peças? E com um orçamento mais baixo? (pique os 2,5k ou menos)

Postado

ASUS Tuf Gaming B650M-Plus - Kabum (R$ 1.400,00)

Ryzen 5 8500G - Kabum (R$ 1.200,00)

Memória Kingston Fury Beast 5200mhz - Kabum (R$ 495,00)

* não considerando fonte e demais itens...

12 minutos atrás, S3DEX disse:

Pode me indicar onde comprar essas peças? E com um orçamento mais baixo? (pique os 2,5k ou menos)

R$ 2.500,00 fica complicado ir para plataforma AM5

O Ryzen 5 7600 citado pelo @Banunin é um pouco melhor, mas é um pouco mais caro

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@S3DEX

Ryzen 5 7600

A620 Tuf Gaming as B650 esgotaram e subiram preço

Kington fury 5600Mhz

Deu 2700, se quer com um processador melhor que Ryzen 7 5700X3D, os demais (Ryzen 5 8600G/8500g...) são mais baratos, mas não tem tanto desempenho, no seu caso faz sentido pegar um Ryzen melhor que um AM4, se não pega um AM5 mais básico e no futuro melhore. Mas como disse insatisfeito com 5500 não faria sentido um 8500G.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, FoxBlack disse:

@Banunin esse Site é confiável nas análises ?

Se for olhar somente a pontuação NÃO, agora se for olhar as vantagens de cada Ryzen valee a pena, a pontuação do 8500g está grande pelo fato de ter iGPU, que isso dá muita pontuação, mas agora se for olhar porque dá pontuação edo 7600 vai ver CPU MELHOR, +Cache, + Pontuação PassMark .....

Prefiro ver a pontuação em benchmark, ficha técnica dele e procurar algum vídeo no yotuube, dessa forma estimo desempenho, funciona comigo, assim que recomendo processadores, meus amigos nunca reclamaram dos processadores que recomendei para eles, principalmente quando estamos falando de custo/benefício.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
11 minutos atrás, FoxBlack disse:

@Banunin esse Site é confiável nas análises ?

Não. Sites como Versus e CPU Boss devem ser completamente desconsiderados em análises. O correto é sempre ver testes em canais e sites de referência, como Hardware Unboxed, Tom's Hardware, AnandTech, TechPowerUp e Gamers Nexus.

O Ryzen 5 8500G tem limitações severas e foi muito mal recebido pela mídia especializada. O Ryzen 5 8500G tende a ter desempenho inferior ao do Ryzen 5 5600 em jogos (ou seja, pouca diferença ia fazer para o Ryzen 5 5500 que o colega já possui): https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-5-8500g/18.html

Se o objetivo é usar placa de vídeo dedicada, o Ryzen 5 8500G é péssima opção de compra. A melhor opção é o Ryzen 5 7600. Existe um abismo de diferença entre o Ryzen 5 8500G e o Ryzen 5 7600.

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para Kit AM5 ou upgrade no AM4 (atualmente Ryzen 5 5500 com MSI B450 PRO VDH MAX)?
Postado

@Banunin Se não me engano os produtos da Amazon já estão igual os do aliexpress e shopee, com taxa inclusa, então não vai taxar. Também estou achando um pouco estranho esse preço. mais esta assim faz muito tempo... tipo uns 2 meses esse processador está no mesmo preço.

• Coordenador
Postado
4 minutos atrás, FoxBlack disse:

Podemos dizer então que o Ryzen 5 8500G foi um projeto mal feito ?

Pelo valor cobrado por ele, sim, eu certamente diria. O problema não é o produto, mas o preço. O objetivo dele era ser o processador AM5 de entrada para quem precisasse começar com um vídeo integrado razoável. Mas, para cumprir esse papel, ele precisaria custar muito menos do que custa atualmente.

Esse processador tem limitações severas no cache e, principalmente, nas trilhas PCI-E disponíveis (dentre outros fatores). O resultado é um AM5 que tende a desempenhar como um AM4 de entrada em jogos quando combinado a uma placa dedicada. Ele não consegue igualar sequer o desempenho de um Ryzen 5 5600 e fica muito distante de um Ryzen 7 5700X3D ou Ryzen 5 7600.

1 minuto atrás, ArturHW disse:

@KairanD CPUBoss seria o site cpubenchmarks? Por que você não recomenda ele?

CPU Boss era um site que comparava processadores de arquiteturas diferentes usando especificações (o que é completamente sem sentido) e pegava dados de benchmark (muitas vezes errados) de outras fontes para acrescentar à conta. Aí calculava uma pontuação macabra e propagava informações equivocadas. Felizmente o CPU Boss parece ter falido, acabei de verificar. O fim desse site é algo a se comemorar! 🙂

Com o nome CPU Benchmarks você provavelmente se refere ao Passmark: https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php. O Passmark e o UserBenchmark até podem servir para alguma coisa, mas com MUITAS ressalvas (até dá para interpretar, mas com muita cautela). Eu explico isso detalhadamente no tópico abaixo:

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@KairanD Me lembro de quando entrei no CPU Benchmarks, as pontuações parecem dadas por uma criança, 'escolha 5 números e essa vai ser a pontuação de Ryzen", o site em si é bom(interface, informações clock, TDP, Cache), mas as pontuações são sem sentido, principalmente quando o assunto é AMD X Intel, o meu Ryzen 5 1600 faz 12000 no site deles, que de acordo com eles é a pontuação de um i5-10400F, não faz nenhum sentido, quando comparando processadores mesma plataforma fica melhor ex; i5-3470 vs i7-3770, como foi dito, pode até olhar, mas com ressalvas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...