Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, vou fazer um leve upgrade (troca de gabinete, cooler, ventoinhas, placa-mãe e processador) no meu PC e gostaria de receber um feedback sobre o upgrade.

Devo realizar a compra desses novos componentes entre janeiro e março, vou gastar ate uns 2600 (se for possível), mas não tenho muita pressa para encontrar os componentes certos pois preços sobem e descem constantemente.

Tenho usado o site MEUPC.NET para comparar os preços e compatibilidade dos componentes.

Config atual:

I5 11400F

RTX3050 MSI 

32GB, 3600mhz (2 pentes de 16) Corsair Vengance

Biostar H510

480GB de SSD SATA e um SSD NVMe M.2 1TB da Kignston

Gabinete Rise Mode Glass 06X

Ventoinha Rise Mode Wind W1, 120mm, LED Vermelho

Cooler que veio com o processador

Config "nova":

I5 12600kf

RTX3050 MSI

32GB, 3600mhz Corsair Vengance

Placa-mãe Gigabyte B760M D2H Micro ATX LGA 1700

2x SSD SATA de 240GB, 1x SSD NVMe M.2 1TB da Kignston NV3

Gabinete ?

Ventoinha ?

Cooler ? (pensei no AK400, mas no momento ele subiu muito o preço)

• Vitoria Gabriela alterou o título para Recomendação de upgrade em I5 11400F, RTX 3050 e 32Gb RAM de até R$2.600,00
Postado

Não sei qual a sua utilização para o equipamento. 

Se for para jogos, não vejo sentido na mudança se mantiver a mesma GPU. O item limitador de desempenho continuará sendo ela. 

• Curtir 2
Postado

O problema do Ryzen 5700X3D é o atual preço médio ~ R$ 1.600,00 com o i5-12600KF a ~ R$ 1.200,00 sendo que em jogos o desempenho deles se equivale, e em multitarefa o i5 leva alguma vantagem. Vide comparativo.

Gabinete tome como base o Montech Air 903 base (3 fans sem "frufru") ou MAX (4 fans, "frufru" nos 3 fans da frente) - fans PWM, 140mm, CFM 85, pressão 2.5.

Com relação a air cooler no i5-12600K, num uso "gamer" até dá para usar o AK400 - num gabinete com bom airflow (ex. o Air 903); com as temperaturas médias aqui na "Bananias" deve ficar na faixa dos 70 graus. Lembrando que o (sumido) AG400 é baixa uns 2 graus a mais que o AK400.

Como vai demorar a comprar, fique de olho no Thermalright Peerless Assassin 120 - (dual tower, dual fan) ano passado apareceu até por R$ 250,00 - então hoje uns R$ 300,00 seria realista, ou o DeepCool AG620, atualmente por R$ 350,00.

Mas se quiser "pagar para ver" - Segotep Cambrian U6 - R$ 129,99 - Só tem teste com CPU de baixo consumo/temperatura - i5-13500.

EDIT - Teste "BR" do Cambrian U6 com um Ryzen 5700X. Em jogos ficou na casa dos 60 graus.

AK400-13600-K.jpg

• Curtir 1
Postado

Cara, não vejo sentido em um upgrade assim.

Eu usaria o dinheiro para a placa de Vídeo e trocar o CPU. Para mim, só faz sentido, se você quer economizar, pegando uma RX 7600 e se você gosta muito de NVidia, pega uma RTX 4060... Caso queira dar uma chance para a intel, a Arc B580 parece ser uma opção ótima também, no seu caso.

A RTX 3050 vai te deixar no mesmo lugar, quando se trata de desempenho em jogos. Também por você já ter ela, não compensa comprar uma RX 6600 e RTX 3060(novas e com desempenhos muito próximos).

Postado

@CristianCDS

5 horas atrás, CristianCDS disse:

@bulletz Bom dia,

Já que você irá fazer a troca de placa-mãe e processador, seria ótimo partir para AMD, depois daria para trocar essa placa de vídeo.

Recomendo um Ryzen 7 5700X3D e uma ASUS B550M-Plus.

O @1lokos pode te auxiliar melhor nessa questão de refrigeração do PC.

Boa tarde, obrigado pela sua recomendação, atualmente este processador ele tem um valor um pouco elevado em comparação ao I5 12600kf (um na casa dos 1600 e outro 1200), entretanto como não estou com pressa para fazer essas alteraçoes ficarei de olho nos valores. Agradeço a ajuda!

@Kleber Peters

4 horas atrás, Kleber Peters disse:

Não sei qual a sua utilização para o equipamento. 

Se for para jogos, não vejo sentido na mudança se mantiver a mesma GPU. O item limitador de desempenho continuará sendo ela. 

Meu maior foco realmente é em jogos. Eu tenho um pouco de conhecimento, mas não muito, por isso vim recorrer a opiniões de outros que talvez tenham mais conhecimento.

Esse upgrade mostrado acima eu ainda desejo fazer, mas, como a placa de Vídeo deve limitar isso tudo, qual GPU eu devo ficar de olho para comprar no futuro?

@CristianCDS

Boa tarde

Minha fonte: MSI MAG A650BN 650 W Certificado 80+ Bronze

4 horas atrás, 1lokos disse:

O problema do Ryzen 5700X3D é o atual preço médio ~ R$ 1.600,00 com o i5-12600KF a ~ R$ 1.200,00 sendo que em jogos o desempenho deles se equivale, e em multitarefa o i5 leva alguma vantagem. Vide comparativo.

Gabinete tome como base o Montech Air 903 base (3 fans sem "frufru") ou MAX (4 fans, "frufru" nos 3 fans da frente) - fans PWM, 140mm, CFM 85, pressão 2.5.

Com relação a air cooler no i5-12600K, num uso "gamer" até dá para usar o AK400 - num gabinete com bom airflow (ex. o Air 903); com as temperaturas médias aqui na "Bananias" deve ficar na faixa dos 70 graus. Lembrando que o (sumido) AG400 é baixa uns 2 graus a mais que o AK400.

Como vai demorar a comprar, fique de olho no Thermalright Peerless Assassin 120 - (dual tower, dual fan) ano passado apareceu até por R$ 250,00 - então hoje uns R$ 300,00 seria realista, ou o DeepCool AG620, atualmente por R$ 350,00.

Mas se quiser "pagar para ver" - Segotep Cambrian U6 - R$ 129,99 - Só tem teste com CPU de baixo consumo/temperatura - i5-13500.

EDIT - Teste "BR" do Cambrian U6 com um Ryzen 5700X. Em jogos ficou na casa dos 60 graus.

AK400-13600-K.jpg

Boa tarde, muito obrigado pela resposta!

Tenho pensado muito na questão do AirFlow, boas ventoinhas e um cooler bom, vou ficar de olho em todas as indicaçoes. Obrigado pela ajuda!

EDIT- Lembrei que estava de olho em um gabinete especifico por conta de estetica e que li muito bem sobre sua versão anterior em relacão a AirFlow, o gabinete em questão é o "Gabinete Gamer DT3 Hyperflow, Mid Tower, Vidro Temperado, M-ATX, Black, Sem Fonte, Sem Fans" , queria algo deste tipo, mas ai precisaria comprar kit de fans, que ja é outro misterio para mim. Caso você considere o airflow dele ruim e não faz sentido comprar este eu aceito outras recomendacoes, seja desta forma ou como o que você recomendou anteriormente.

@Calebe A Melo

4 horas atrás, Calebe A Melo disse:

Cara, não vejo sentido em um upgrade assim.

Eu usaria o dinheiro para a placa de Vídeo e trocar o CPU. Para mim, só faz sentido, se você quer economizar, pegando uma RX 7600 e se você gosta muito de NVidia, pega uma RTX 4060... Caso queira dar uma chance para a intel, a Arc B580 parece ser uma opção ótima também, no seu caso.

A RTX 3050 vai te deixar no mesmo lugar, quando se trata de desempenho em jogos. Também por você já ter ela, não compensa comprar uma RX 6600 e RTX 3060(novas e com desempenhos muito próximos).

Boa tarde

Qual GPU faria sentido para essa nova build? Prefiro a Nvidia mas não tenho problema nenhum em ter um de outra marca, mas tenho levado em conta de que a nova linha da Nvidia vai ser lançada e o valor de algumas placas de vídeo vão cair (se Deus quiser hahahaha), por isso não coloquei uma alteracão na placa de Vídeo no texto inicial do topico, pois vou inicialmente trocar o CPU e placa-mãe para depois fazer uma troca de GPU.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, bulletz disse:

pois vou inicialmente trocar o CPU e placa-mãe para depois fazer uma troca de GPU.

Arrisco dizer que pra jogos, a troca da GPU inicialmente traria um benefício inicial maior do que a troca da CPU. Com 2200,00 você compra uma 4060, que te dará um desempenho muito maior em jogos do que a troca do CPU. 

Masssss... claro, depende da resolução do seu monitor. Estava esquecendo deste grande detalhe. É FullHD? 1440? 

Postado

@Kleber Peters

33 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Arrisco dizer que pra jogos, a troca da GPU inicialmente traria um benefício inicial maior do que a troca da CPU. Com 2200,00 você compra uma 4060, que te dará um desempenho muito maior em jogos do que a troca do CPU. 

Masssss... claro, depende da resolução do seu monitor. Estava esquecendo deste grande detalhe. É FullHD? 1440? 

Monitor: https://www.amazon.com.br/gp/product/B09RTKLFMS/ref=ppx_yo_dt_b_search_asin_title?ie=UTF8&psc=1

Eu praticamente so jogo CS2, logo tenho foco em uma maior taxa de atualizacao.

você recomendaria a 4060 mesmo ou outro modelo? e aproveitando que ja estou aqui, você teria alguma recomendação de gabinetes e um kit de fans?

Postado
1 hora atrás, bulletz disse:

Eu praticamente so jogo CS2, logo tenho foco em uma maior taxa de atualizacao.

Quantos FPS você está alcançando com sua configuração? 200~230?? Configuração média?

Postado
4 horas atrás, bulletz disse:

EDIT- Lembrei que estava de olho em um gabinete especifico por conta de estetica e que li muito bem sobre sua versão anterior em relacão a AirFlow, o gabinete em questão é o "Gabinete Gamer DT3 Hyperflow,

Gabinetinho bem ruim, apertado e os dois fans que pode colocar frente sopram mais atrás da placa-mãe  do que na frente, ali só servem  de  "enfeite".

C3 Tech não é referência de gabinete bom, é mais uma marca "gamer" que vende produto Chinês barato.

gabinete-hyperflow-04-85db137b344b0d9c31

Postado

Pego por volta de uns 200 fps

29 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Quantos FPS você está alcançando com sua configuração? 200~230?? Configuração média?

• Solução
Postado

Acredito que com a 4060 você deve chegar a algo entre 250 e 270, já acima da taxa de atualização do seu monitor. 

Pode ser que trocando o conjunto e mantendo a 3050 você também chegue nos 250 quadros, mas com a placa de vídeo trabalhando, se não em, muito próximo de 100%. 

Um conhecido tem um R5 3600 com uma 4080. Ele bate 300 quadros no CS2 em FHD.

Eu tenho um 1600AF com uma RX550. Não sei quantos quadros dá pois não consigo gostar de CS. 🙃

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...