Ir ao conteúdo

Transmissor VHF canal 8 Vídeo Station saturando cores claras

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do fórum, estou com um problema, recentemente ganhei de um tio meu um transmissor tipo vídeo link VHF canal 8 da marca Vídeo station, eu decidi fazer uma pequena revisão nele, estava com os fios cortados, coloquei plug para a fonte e conectores RCA novos, além disso, fiz a medição dos capacitores eletrolíticos com auxílio de meu multímetro e plaquinha testadora de componentes.

Notei que os capacitores que estavam no aparelho estavam com capacitância fora do especificado e ESR alta em alguns casos, principalmente nos capacitores de baixa capacitância, por zelo com o aparelho decidi substituir todos os cinco capacitores por capacitores novos, inclusive o da fonte, porém, após o procedimento, o aparelho está saturando as cores claras na imagem, "puxando" branco e amarelo e as vezes apresentando ruído no som em imagens claras.

O aparelho tem só um capacitor variável (responsável pelo ajuste de sintonia do vídeo transmitido) e uma bobina de FI (som), não tem como regular essa questão da saturação, a menos que substitua algum resistor, o problema é que não tenho o esquema do aparelho e não o encontrei.

Qual seria a solução desse caso? Qualquer coisa ainda tenho guardados os antigos capacitores.

Seguem fotos da placa do aparelho e do defeito, da pra perceber no fundo, atrás do reporter e no canto superior direito do quadro que aparece na tela.

IMG_20250116_100719515.jpg

1000048517_11zon.jpg

IMG_20250116_143220034_HDR.jpg

1000048546_11zon.jpg

• Membro VIP
Postado

Da hora.

Experimenta colocar algo como um "controle de volume" trimpot na entrada de Vídeo. Mas antes meça sua impedância com multimetro mesmo. Dizem a lenda que deve dar 75 ohms.

Se o problema apareceu depois da troca das peças, tenta limpar com álcool ou do gênero. Pode ter deixado resíduos.

Suas fotos: não foi muito feliz e tentar fazer 1.jpg>1k.txt.

43 minutos atrás, Lucasflores disse:

no fundo, atrás do reporter e no canto superior direito do quadro que aparece na tela.

Quase não vi. Tenta mexer na sintonia da tv também.

Ah a fonte também pode influenciar. Teste com bateria 9V (se suportar)

Postado

A placa foi toda limpa com álcool isopropílico após a troca dos componentes, também foram tentadas diversas fontes de alimentação, a original, uma chaveada e uma bateria 12v, o problema persistiu. 

A sintonia fina foi feita na televisão de modo manual, através do menu, em conjunto com o ajuste do capacitor variável do vídeo link.

Testei diferentes antenas e posições das mesmas, pode ser difícil ver nas fotos o que estou falando, ao vivo fica nítido o que estou dizendo, mas nunca foi fácil tirar foto da tela de uma tv de tubo.

Quando você diz para medir a entrada de vídeo, seria do pino central para a parte externa do conector? Ali tem que estar em torno de 75 ohms?

• Solução
Postado

Já resolvi esse problema com um resistor de 1k em série no "positivo" do cabo vídeo. 

Pode subir o valor caso não resolva totalmente ou abaixar se a imagem ficar muito escura. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Lucasflores disse:

do pino central para a parte externa do conector? Ali tem que estar em torno de 75 ohms?

Sim em teoria. Mas a ideia de @Renato.88 é similar a algo como o

1 hora atrás, .if disse:

algo como um "controle de volume" trimpot na entrada de Vídeo.

..só que o trimpot (ou potenciômetro) chute 1k...4k7 em série. Ao invés de ficar escolhendo resistor...

56 minutos atrás, Renato.88 disse:

subir o valor caso não resolva totalmente ou abaixar se a imagem ficar muito escura. 

• Curtir 1
Postado

Segui suas instruções Renato.88, consegui resolver essa questão de estar saturando as cores brancas, irei procurar um resistor de valor mais adequado, pois a imagem ficou um pouco escura, mas vai ficar perfeito, obrigado a todos que se empenharam em resolver esse problema! Abraços.

Postado

Apenas para atualizar o caso, troquei o resistor original da entrada de vídeo que era de 200 ohms por um de 390 ohms, testei vários resistores e o de 390 ohms ficou perfeito, aparelho em pleno funcionamento, mais uma vez, obrigado!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...