Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, eu ia comprar hoje um kit de fan mas ouvi um relato de um conhecido, que ele comprou fans de modelo diferente e precisou de um adaptador pra poder fazer funcionar juntas, em contra partida também ja me disseram que não tem diferença entre fans  no quesito ligação e que basicamente todas vinham com um conector de 3 pinos e ( provavelmente) mais algum pra ligar nas controladoras, minha duvida é: isso procede?
digo isso pois tenho um WC gamdias chione que vem com uma ae aeolus boxe queria comprar mais umas fans pra usar junto e ter o máximo de eficiência no airflow 
considerando  setup:
rx 7700xt
r7 5700xt 
fonte zeus 650w rise mode
gabinete aquario
b550m soyo - monarch dragon
qual o kit mais adequado  para o maximo de eficiencia? no eu coloquei as fans do radiador naquele vão lateral do gabinete e ainda sim teria possibilidade pra mais 5 só que eu vejo uma diferença extremamente gritante de preços então não sei qual compensaria ( considerando o mercado livre e ou a amazon pelo frete rápido)

Desde já agradeço

Postado

Conectores de fans é uma "salada":

Primeiro, o fan tem dois tipos de conexão, a alimentação que faz o motor ventoinha girar e a alimentação que faz o "frufru" dos LED piscar.

Tem fan alimentado por conector MOLEX - liga direto na fonte, fica com rotação e ruído constante. Não compre.

Os bons fans tem conector PWM 4 pinos para ligar no SYS_FAN/CHA_FAN da placa-mãe, que controla e monitora a rotação do fan conforme a temperatura do CPU.

Mas o que esta te confundindo é o conector dos LED "frufru", que tem 3 tipos.

RGB - 4 pinos 12V - é padrão antigo e obsoleto, acende todos os LED nas mesma cor, os efeitos são pobres (pisca-pisca árvore de Natal). Não compre, mais tome cuidado porque ainda vem em alguns gabinetes  e WC.

ARGB - 3 pinos [oo o] 5V - que é o padrão moderno endereçável, endereçável que mostra cores individuais em cada LED e tem efeitos mais elaborados, como transição entre as cores. Para confundir ainda mais alguns fabricantes chamam ARGB de RGB. 😜 

ARGB 6 pinos - uma porcaria que os Chineses inventaram para baixar o custo de fabricação, neste o cabo de alimentação e de LED são reunidos num só, tipo que só usado em fan ruim e fraco, mas é o que mais tem no mercado, pois os leigos chamam de "custo/benefício" (fake) em vídeos desinformativos no YT. Estes fans só conectam em controladora também com 6 pinos.

Tem também um tipo que não tem cabo para os LED, que são  alimentados pelo mesmo cabo que alimenta o motor da ventoinha, é o LED RGB Rainbow, que acende em cores fixas, sem efeitos (não tem pisca-pisca) e que não pode nem desligar.

Um fan com conector PWM, LED ARGB (5v, 3 pinos) e CFM acima dos 50 custa a partir de uns R$ 50,00.

• Amei 1
Postado
5 horas atrás, Gatomor disse:

digo isso pois tenho um WC gamdias chione que vem com uma ae aeolus boxe queria comprar mais umas fans pra usar junto e ter o máximo e eficiência no airflow 
b550m soyo - monarch dragon

Como diria o "velho deitado" (na sombra): "Nada é tão ruim que não possa piorar". 😉

Da especificação da controladora "Gamdias Ae Aeolus Boxe":

• Conector: 8 pinos

Essa controladora suporta apenas fan da própria Gamdias, que tenha este "bendito" conector de 8 pinos. 🙄

Ela tem 8 conectores, então veja quantos tem vagos e procure por fans da Gamdias com o mesmo conector.

Esse Aeolus P2 1201 não serve porque é com conectores convencionais:

• Conexões: PWM 4 pinos e ARGB 5V 3Pinos

Alternativa: verifique como são os conectores dos cabos do WC Chione, se forem PWM (4 pinos) e ARGB (5V, 3 pinos) nesse padrão -  [oo o], tem a opção de "pintar de verde" a controladora Gamdias e comprar uma com conectores convencionais e ligar nela os LEDs do WC, assim pode comprar fans de várias marcas, desde que tenham conectores convencionais (PWM 4 pinos, ARGB 3 pinos). Exemplo:

Controladora ARGB e HUB PWM para 9 fans - R$ 39,99

Fan Cooler Master Sickleflow 120 ARGB - R$ 49,99

• Conector de Força do Fan: 4 pinos (PWM)
  • Conector RGB: ARGB de 3 pinos
  • Iluminação LED: ARGB
  • Fluxo de ar do Fan: 62 CFM ± 10%
  • Pressão de ar do Fan: 2,5 mmH2O ± 10%
  • Nível de Ruído do Fan: 8 - 27 dBA

Postado
Em 17/01/2025 às 17:19, 1lokos disse:

Como diria o "velho deitado" (na sombra): "Nada é tão ruim que não possa piorar". 😉

Da especificação da controladora "Gamdias Ae Aeolus Boxe":

• Conector: 8 pinos

Essa controladora suporta apenas fan da própria Gamdias, que tenha este "bendito" conector de 8 pinos. 🙄

Ela tem 8 conectores, então veja quantos tem vagos e procure por fans da Gamdias com o mesmo conector.

Esse Aeolus P2 1201 não serve porque é com conectores convencionais:

• Conexões: PWM 4 pinos e ARGB 5V 3Pinos

Alternativa: verifique como são os conectores dos cabos do WC Chione, se forem PWM (4 pinos) e ARGB (5V, 3 pinos) nesse padrão -  [oo o], tem a opção de "pintar de verde" a controladora Gamdias e comprar uma com conectores convencionais e ligar nela os LEDs do WC, assim pode comprar fans de várias marcas, desde que tenham conectores convencionais (PWM 4 pinos, ARGB 3 pinos). Exemplo:

Controladora ARGB e HUB PWM para 9 fans - R$ 39,99

Fan Cooler Master Sickleflow 120 ARGB - R$ 49,99

• Conector de Força do Fan: 4 pinos (PWM)
  • Conector RGB: ARGB de 3 pinos
  • Iluminação LED: ARGB
  • Fluxo de ar do Fan: 62 CFM ± 10%
  • Pressão de ar do Fan: 2,5 mmH2O ± 10%
  • Nível de Ruído do Fan: 8 - 27 dBA

escrevi no notebook do trabalho, saiu tudo torto, eu quis dizer 
" uma gamdias aeolus box" e não isso ae que saiu kkkkk 
mas voltando, o pintar de verde seria simplesmente descartar ela e pegar a outra? se eu deixar essa só pras fans do wc e pegar a controladora que você recomendou pra usar ao mesmo tempo que essa, da problema?

Postado

Sim, usar uma nova controladora e novos fans com conectores compatíveis, isso se o WC não tiver conectores proprietários mas convencionais, assim:

• PWM

Sc52c5970086447e0b92b8d40a2055d0d1.jpg

• ARGB (5V, 3 pinos)

51nXcrOExwL._AC_SX679_.jpg

Não tem problema deixar duas controladoras no PC, vai ser complicado é deixar as duas com os mesmos efeitos, já que terá que usar dois controles remoto, e as controladoras podem não ter os mesmos efeitos pre-programados. A Soyo B550M Dragon não tem conector ARGB.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...