Ir ao conteúdo

Notebook Acer Nitro ANV15-51-50KD não reconhece NVIDIA RTX 2050

Ir à solução Resolvido por yon,

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Adquiri semana passada um nitro ANV15-51-50KD. Mandei pra um técnico instalar. olhando esse final de semana vi ele não reconheceu a placa de vídeo RTX 2050, aliás, na internet há dezenas de reclamações sobre esse mesmo problema. O suporte da acer é um lixo, não resolve nada. Tô querendo devolver o note, a placa nem ligaria tanto já que não jogo, mas li que com ela funcionando a bateria durará mais e isso é o que mais me irrta nele, uma hora pra carregar e duas pra usar é quase um desktop . O problema é que atualizei a BIOS, não foi errado, inclusive ganhei uns 30 minutos  a mais de carga. Está funcionando perfeitamente, estou usando-o agora, mas perdi a possibilidade de voltar pro horroroso sistema gutta pra poder devolve-lo. Pergunto se posso devolver mesmo assim, com windows instalado, e se atualização da BIOS, mesmo sendo a correta, implica perda de garantia. Por fim, isso pode ser por causa do windows 10? Será que com o 11 ele reconhece a placa? Grato a todos que puderem ajudar.

PS_ Fui viciado nesse site durante anos. Se alguém aí das antigas por acaso se lembrar, um abraço.

• Rio McCloud alterou o título para Notebook Acer Nitro ANV15-51-50KD não reconhece NVIDIA RTX 2050
  • Moderador
Postado

@yon Boa tarde!

1 hora atrás, yon disse:

Pergunto se posso devolver mesmo assim, com windows instalado, e se atualização da BIOS, mesmo sendo a correta, implica perda de garantia.

Que eu saiba, não. Substituir o sistema operacional normalmente não viola a garantia, e atualizar o BIOS muito menos, visto que o próprio fabricante oferece bloatware aplicativos que fazem isso, e o próprio Windows atualiza o BIOS através do Windows Update.

1 hora atrás, yon disse:

Por fim, isso pode ser por causa do windows 10? Será que com o 11 ele reconhece a placa?

Não. Essa placa de vídeo é suportada por ambos os sistemas operacionais.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, yon disse:

Bom dia. Adquiri semana passada um nitro ANV15-51-50KD. Mandei pra um técnico instalar. olhando esse final de semana vi ele não reconheceu a placa de vídeo RTX 2050, aliás, na internet há dezenas de reclamações sobre esse mesmo problema

Bom dia.

Sugiro que abra o seu Gerenciador de Dispositivos, nesse caso, e verifique se há mais drivers faltando além da placa de vídeo dedicada (estarão marcados em amarelo). Se houver muito mais do que 2 ou 3 drivers faltando, significa que o técnico ou se esqueceu ou nem se deu ao trabalho de verificar se os drivers iniciais da máquina foram instalados (se ele tiver deixado de fazer isso de propósito, revela incompetência da parte dele).

Citação

O suporte da acer é um lixo, não resolve nada. Tô querendo devolver o note, a placa nem ligaria tanto já que não jogo, mas li que com ela funcionando a bateria durará mais e isso é o que mais me irrta nele, uma hora pra carregar e duas pra usar é quase um desktop.

Concordo que o suporte oficial Acer pode deixar mesmo a desejar de vez em quando. Sobre o reconhecimento da placa influenciar na bateria, o uso dela tende a diminuir a bateria mais rápido e não o contrário.

1 hora atrás, yon disse:

O problema é que atualizei a BIOS, não foi errado, inclusive ganhei uns 30 minutos  a mais de carga. Está funcionando perfeitamente, estou usando-o agora, mas perdi a possibilidade de voltar pro horroroso sistema gutta pra poder devolve-lo.

A atualização de BIOS em si não tira a possibilidade de restauração do Linux Gutta. O real problema é que, se você apagou a partição de recuperação para instalar o Windows, aí sim fica impossível de reinstalar o Gutta. A boa notícia: se você devolver o notebook com qualquer distro Linux instalada, isso não compromete em nada a sua garantia, ou o seu direito de troca.

1 hora atrás, yon disse:

Pergunto se posso devolver mesmo assim, com windows instalado, e se atualização da BIOS, mesmo sendo a correta, implica perda de garantia. Por fim, isso pode ser por causa do windows 10? Será que com o 11 ele reconhece a placa? Grato a todos que puderem ajudar.

Bom, creio que devolver com o Windows não seja um problema, mas, por garantia, eu instalaria outra distro Linux e devolveria assim mesmo. A sua atualização de BIOS não implica perda da garantia. Sobre a versão de Windows, os drivers utilizados em Windows 11 e 10 são semelhantes em arquitetura, então, isso nada tem a ver com o sistema operacional. Caso queira resolver o problema da placa de vídeo em vez de devolver o notebook, sugiro que apenas revise suas instalações de driver, baixando os drivers do site da Acer, e instalando todos um a um.

Drivers oficiais: https://www.acer.com/us-en/support/product-support/Nitro_ANV15-51

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Sugiro que abra o seu Gerenciador de Dispositivos, nesse caso, e verifique se há mais drivers faltando além da placa de vídeo dedicada (estarão marcados em amarelo). Se houver muito mais do que 2 ou 3 drivers faltando, significa que o técnico ou se esqueceu ou nem se deu ao trabalho de verificar se os drivers iniciais da máquina foram instalados (se ele tiver deixado de fazer isso de propósito, revela incompetência da parte dele).

Concordo que o suporte oficial Acer pode deixar mesmo a desejar de vez em quando. Sobre o reconhecimento da placa influenciar na bateria, o uso dela tende a diminuir a bateria mais rápido e não o contrário.

A atualização de BIOS em si não tira a possibilidade de restauração do Linux Gutta. O real problema é que, se você apagou a partição de recuperação para instalar o Windows, aí sim fica impossível de reinstalar o Gutta. A boa notícia: se você devolver o notebook com qualquer distro Linux instalada, isso não compromete em nada a sua garantia, ou o seu direito de troca.

Bom, creio que devolver com o Windows não seja um problema, mas, por garantia, eu instalaria outra distro Linux e devolveria assim mesmo. A sua atualização de BIOS não implica perda da garantia. Sobre a versão de Windows, os drivers utilizados em Windows 11 e 10 são semelhantes em arquitetura, então, isso nada tem a ver com o sistema operacional. Caso queira resolver o problema da placa de vídeo em vez de devolver o notebook, sugiro que apenas revise suas instalações de driver, baixando os drivers do site da Acer, e instalando todos um a um.

Drivers oficiais: https://www.acer.com/us-en/support/product-support/Nitro_ANV15-51

Agradeço as dicas, o problema é que é como se a placa de vídeo tivesse sido removida. image.png.edf7209ae1ee0920c2f4ed78cf9af089.png

@Gabriel U se ele não reconhece a placa não tem como instalar driver que aliás já estão instalados.

Postado
2 horas atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Não deletei a partição com o gutta, ela continua lá, só que o menu que aparecia na inicialização com a possibilidade de restaura-lo não aparece mais. 

sd.jpg

@Gabriel U @Gabriel U me desculpem a bagunça, tô reaprendendo a mexer com esse site.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, yon disse:

Agradeço as dicas, o problema é que é como se a placa de vídeo tivesse sido removida. image.png.edf7209ae1ee0920c2f4ed78cf9af089.png

@Gabriel U se ele não reconhece a placa não tem como instalar driver que aliás já estão instalados.

Nesse caso, problema de hardware mesmo. Instale um Linux qualquer nesta máquina e devolva. É o melhor, mais prático e mais rápido pra você, no momento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, yon disse:

@Gabriel U Meu medo é eles afirmarem que foi a atualização da BIOS. Muito obrigado pela ajuda de vocês. 

O BIOS é o fornecido pelo fabricante. Se você consegue instalar diversos sistemas operacionais no seu computador depois de atualizar o BIOS, significa que sua atualização foi feita corretamente. Quaisquer problemas que o seu modelo apresente depois disso são responsabilidade do fabricante, já que o notebook é feito por ele e o software básico de gerenciamento do modelo (o próprio BIOS) também é o fornecido por ele.

Agora, se ficar constatado que você baixou o BIOS de outro site que não o do fabricante, aí sim você pode perder sua garantia. No demais, fique despreocupado.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Gabriel U disse:

Agora, se ficar constatado que você baixou o BIOS de outro site que não o do fabricante, aí sim você pode perder sua garantia. No demais, fique despreocupado.

Eu baixei no site da Acer através do snid onde tamb´pem pegeui todos os drivers.

Em último caso fico com ele. A duração da bateria me irrita muito, mas ele em si é ótimo e funciona perfeitamente.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Meus caros, devolvi com ubuntu instalado e já recebi e comprei outo. Agradeço de coração toda a ajuda que me deram. Abs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...