Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC atual possui a seguinte configuração: 

• Placa-Mãe: ASUS Prime B450M, AMD AM4, mATX, DDR4

• Processador: AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz (4.4GHz Max Turbo) AM4

• Placa de Vídeo: Sapphire Pulse AMD Radeon RX 5600 XT BE, 6GB, GDDR6

• RAM: 16 GB DDR4 (8x2, dois slots livres)
  • HD 1 TB (arquivos em geral), SSD 120 GB (SO) e SSD 500 GB (para jogos específicos)
  • Fonte: EVGA 600W 80 Plus Bronze (tem mais de dez anos, provavelmente tenho que trocar)

Como minha máquina já está beirando os cinco anos, e não consegue mais rodar os jogos novos (ela teve vários slowdowns e falhas de textura rodando o demo de Final Fantasy XVI), é hora de fazer um upgrade. Porém, eu não sei se é melhor eu manter o máximo de peças aí e trocar só o necessário, ou se é melhor montar uma máquina nova. Eu lembro de ter ouvido que isso basicamente depende se eu tenho que trocar a placa-mãe ou não. 

Meu objetivo principal pra máquina são jogos. Tenho intenção imediata de jogar Final Fantasy (16 e 7 Rebirth) e Monster Hunter Wilds, em 1080p (zero interesse em 4k) e 60 fps estável. Não tenho intenção ou vontade de fazer VR, mas estou pensando na possibilidade de adicionar um segundo monitor (pequeno) se sobrar orçamento pra isso. Outros periféricos estão em bom estado. 

Tenho um orçamento de 6 mil pro upgrade. Se for montar do zero, talvez eu consigo empurrar isso pra uns 8 mil, porque eu vendo a máquina atual. Qualquer ajuda e conselho é bem vindo. Obrigado.  

• Solução
Postado

Vamos lá.

Essa seria minha recomendação de upgrade. Para jogos 4K precisamos de uma GPU muito forte.

Processador: 7 5700X R$1.199,00
Placa de vídeo: RX 7800 XT R$ 4.219,99
Ram: Compre + 2 do mesmo modelo Para totalizar 32GB. 
SSD SSD NVMe 1TB - sinto pena por você usar um HD em 2025🥲 R$ 400
Fonte: MSI MAG 850W - já tem PCI 5.0 e também 10 anos de garantia. R$ 569,99

Total: R$ 6.388,98 (sem somar valor da RAM).

Essa build leva 4k em qualquer jogo.

Qualquer reajuste ou duvida só avisar.

Benchmark (alguns jogos extremamente pesados, como The last Of Us, será necessário ligar o FSR, no qualidade, diferença imperceptível):

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 minutos atrás, Obama1617 disse:

Para jogos 4K precisamos de uma GPU muito forte.

O autor do tópico mencionou que não tem interesse em jogar nessa resolução.

17 minutos atrás, Nibelung disse:

Eu lembro de ter ouvido que isso basicamente depende se eu tenho que trocar a placa-mãe ou não. 

Certamente você NÃO tem que trocá-la. Dá pra fazer um upgrade considerável no processador pegando um 5700X3D, por exemplo. Só que pelo menos no momento que estou escrevendo isso os preços estão bem salgados.

Tirando isso o upgrade mais óbvio é o da placa de vídeo e fonte. Só que estamos em um momento que em breve vai ter um monte de GPUs novas no mercado (algumas RTX 5000 da Nvidia e RX 9000 da AMD), então pode não ser o momento ideal para comprar placa de vídeo.

• Curtir 2
Postado

Obrigado pela resposta rápida, mas só uma pequena correção, eu não pretendo jogar em 4k, meu monitor é 2k nativo. Se isso ajudar a reduzir o custo da VGU, ajuda. 

O HD é velho de guerra, tá comigo desde que eu usava Windows 7, e como ele ainda tá funcionando, eu deixo ele lá. No geral, eu só uso ele pra guardar arquivos mesmo. As "coisas que rodam" geralmente vão pro SSD a menos que seja algo ultra leve, como jogos indies. Mas sim, já notei com os jogos comendo mais de 100 GB cada, eu vou precisar de mais espaço no SSD. Vou substituir o de 120GB por um novo de 1TB. 

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Batata Defumada disse:

O autor do tópico mencionou que não tem interesse em jogar nessa resolução.

nem tinha percebido😅. Mais a resolução que ele citou e bem próxima a 4k, então acaba que serve de de exemplo.

9 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Tirando isso o upgrade mais óbvio é o da placa de vídeo e fonte. Só que estamos em um momento que em breve vai ter um monte de GPUs novas no mercado (algumas RTX 5000 da Nvidia e RX 9000 da AMD), então pode não ser o momento ideal para comprar placa de vídeo.

Realmente, você tem um ponto. Acredito que o preço da geração passada abaixe, mais agora se vai ter uma Custo-benefício nessa geração nova... Ai eu não boto fé.
Se quiser jogar esses jogos agora, não será um problema comprar. Você possivelmente vai perder alguns R$.

Sobre o processador escolhi o 7 5700X, pois em alguns jogos ele tem desempenho melhor que o X3D (claro que não são todos)... E também pelo preço salgado do X3D. Estou começando a ver mais pontos positivos no X do que no X3D pra ser sincero.

8 minutos atrás, Nibelung disse:

Obrigado pela resposta rápida, mas só uma pequena correção, eu não pretendo jogar em 4k, meu monitor é 2k nativo. Se isso ajudar a reduzir o custo da VGU, ajuda. 

De nada, fico feliz em ajudar🙂.
Cara você pode substituir a RX 7800 XT pela RX 7700 XT. Da uma diferença boa no preço. É uma diferença de 10-20 FPS.

RX 7700 XT 12GB R$3.199,90
RX 7800 XT 16GB R$ 4.219,99

Ambas vão servir para você. Veja o benchmark e se vale a pena investir mais na RX 7800 XT (1440p = 2k).

Benchmark:

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
2 minutos atrás, Obama1617 disse:

Sobre o processador escolhi o 7 5700X

Certamente é um processador muito bom, caso o 5700X3D esteja muito mais caro pode ser uma opção a se considerar. Aliás, ou é um ou é outro, eu não recomendaria fazer up para qualquer outro processador AM4, não vale a pena no caso dele na minha opinião.

6 minutos atrás, Nibelung disse:

eu não pretendo jogar em 4k, meu monitor é 2k nativo.

Certo. É bom que seja uma placa de vídeo no nível de uma RX 7700XT pra cima se for pra jogar em Quad HD. De preferência eu tentaria pegar uma RTX 4070/4070 Super ou RX 7800XT que nem recomendada acima, só que como eu disse vão haver lançamentos nos próximos meses, é bom ter isso em mente.

8 minutos atrás, Nibelung disse:

As "coisas que rodam" geralmente vão pro SSD a menos que seja algo ultra leve, como jogos indies.

Certo, o Final Fantasy mesmo imagino que seja horrível para jogar em um HD, um jogo desse é basicamente obrigatório o SSD. Faz bem em buscar mais armazenamento. Eu gosto bastante do Kingston Fury Renegade 1TB.

• Curtir 2
Postado
6 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Esse SSD tem muita qualidade. Se estiver disposto a investir mais, pode ir com esse. Mais o outro também é bom.

6 minutos atrás, Batata Defumada disse:

ou é um ou é outro, eu não recomendaria fazer up para qualquer outro processador AM4, não vale a pena no caso dele na minha opinião.

Concordo também. Os 3 processador para fazer UPGRADE na minha opinião são: 7 5700, 7 5700X e 7 5700X3D.

Entre 4070 super, RX 7700 XT e RX 7800 XT.

potência:
1. RX 7800 XT (10-5% a mais que a 4070 super)
2. 4070 super (é melhor que a RX 7800 XT em alguns jogos)
3. RX 7700 XT

Preço:
. RX 7800 XT = RTX 4070 super
. RX 7700 XT media de 800 reais a menos.

Longevidade:
1. RX 7800 XT
2. RTX 4070 super
3. RX 7700 XT

Então para você qual vale mais a pena? Só você pode dizer.
Esta disposto a investir mais? RX 7800 XT
Quer dar uma economizada significativa? RX 7700 XT

As 3 vão entregar o que você precisa, Repito, veja o benchmark, e decida se vale a pena o investimento extra.

Benchmark:

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
10 minutos atrás, Obama1617 disse:

Os 3 processador para fazer UPGRADE na minha opinião são: 7 5700, 7 5700X e 7 5700X3D.

Melhor nem considerar o 5700, ele é bem capado, entregando performance inferior ao do Ryzen 5 5600 em jogos.

• Curtir 2
Postado
28 minutos atrás, Batata Defumada disse:

como eu disse vão haver lançamentos nos próximos meses, é bom ter isso em mente.

Só pra eu ter uma noção... Próximos meses, quando? Se for esperar até março é bem diferente de ter que esperar até agosto. 

38 minutos atrás, Obama1617 disse:

a resolução que ele citou e bem próxima a 4k

1920x1080. Achei que isso era 2k, ou estou enganado?

52 minutos atrás, Obama1617 disse:

Ram: Compre + 2 do mesmo modelo Para totalizar 32GB.

Pergunta: Se o exato modelo que eu tenho atualmente não achar mais pra comprar, qualquer outro par de 8 GB serve, ou seria melhor revender e comprar 2x16?

• Moderador
Postado
5 minutos atrás, Nibelung disse:

Só pra eu ter uma noção... Próximos meses, quando? Se for esperar até março é bem diferente de ter que esperar até agosto. 

Em fevereiro vai ter a RTX 5070, em março as RTX 5060 e 5060 Ti e também as placas da AMD.

1920x1080. Achei que isso era 2k, ou estou enganado?

Isso é Full HD, 2K seria Quad HD (2560 x 1440).

Se o exato modelo que eu tenho atualmente não achar mais pra comprar, qualquer outro par de 8 GB serve, ou seria melhor revender e comprar 2x16?

De um jeito ou de outro tecnicamente seria melhor ter 2 x 16GB, mas respondendo a sua pergunta não tem problema ser de modelo diferente, apenas lembre-se que as memórias vão funcionar na frequência do pente menos veloz, então pegue memórias de velocidades iguais às que você já tem.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Em fevereiro vai ter a RTX 5070, em março as RTX 5060 e 5060 Ti e também as placas da AMD

Obrigado, isso é bem útil saber. 

Vou comprar o resto agora, e deixo a placa de vídeo pra depois de março. 

Obrigado a ambos pela ajuda. Por mim, podem fechar o tópico. 

• Amei 2
  • Moderador
Postado

@Nibelung Beleza, caso tenha mais alguma dúvida não hesite em voltar aqui ou criar outro tópico caso julgue pertinente.

3 minutos atrás, Nibelung disse:

Por mim, podem fechar o tópico. 

Nós normalmente não fechamos tópicos, deixamos abertos mesmo para que você possa retornar e fazer um post a qualquer momento, ou qualquer outro usuário que tenha algo a contribuir.

• Amei 1
  • J.Augusto F alterou o título para Upgrade para jogos de PS5 no PC (orçamento R$6.000,00)
  • 2 meses depois...
Postado
Em 21/01/2025 às 20:24, Nibelung disse:

deixo a placa de vídeo pra depois de março. 

Março passou, alguém sabe dizer se o cenário mudou muita coisa, ou se as recomendações dadas lá no começo do ano ainda são as melhores?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...