Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

- Ryzen 5 1600 Apesar de ser primeira geração ainda serve para muita coisa, é um processador 6/12 que ainda serve para muita coisa, não fica muito distante do 2600, apenas do 3600.

- Ryzen 3 2200G é um Ryzen 4/8 equipado com Vega 8, que de acordo com techpowerup é uma GTX550Ti em desempenho bruto, nada mal, o processador em si é meio fraco, mas quem joga o que a iGpu roda e não usa PC para atividades simples(que não exigem um processador forte)não é uma má escolha

- Ryzen 5 3500X ah mas é um terminado com 500 e é 6/6 deve ser mais fraco, bem não é assim que funciona, é um processador onde o single-core dele é o mais importante, fica parecido com um 3600 em jogos, é uma boa opção para quem não está a fim de comprar um 5500 ou o 3600.

- Ryzen 5 3400G Para finalizar um Ryzen terminado com 400 e um com a RX Vega 11, consegue ser melhor que um R5 1600, é mais moderno e ainda tem a iGpu, que pode ser comparada entre uma GT1030 e RX550, dependendo do jogo. Com 4/8 e um melhor single-core, sem contar com o consumo de energia que é bem econômico

Considerações: a partir da séries 3000 podem ser suportados na A520 , isso é bom porque fica aberto a upgrades, se você já tem uma placa de vídeo nem pense em comprar um Ryzen com G((Somente se o preço for atrativo) , claro se a sua for boa.

Tabela de preços 

R5 1600 conseguimos de 180 até uns valores absurdos

Ryzen 3 2200G uns 200-400 

3500X é mais caro, só encontrei a partir 250

3400G realmente ficou mais caro, uns 300

não comprem processadores com vídeo integrado no Aliexpress, é muito caro, chega beirar 400 reais um 3 2200G

Procurem em OLX, esqueçam Aliexpress, a não ser que realmente encontrem por um preço muito atrativo, tipo o dia que peguei uma GT210 por 12 reais 👍. Aliexpress antigo morreu, o nosso governo ah deixa...

• Curtir 7
Postado

@Banunin O i7-4790k compete com ele, mas o 1600 tem a vantagem dos threads, já o 4790k performa melhor em single-threaded. 

@Banunin Usei o 7-4790k por um bom tempo, daí mudei para Ryzen 5 5600. 

• Moderador
Postado
11 horas atrás, Banunin disse:

- Ryzen 3 2200G é um Ryzen 4/8 equipado com Vega 8, que de acordo com techpowerup é uma GTX550Ti em desempenho bruto, nada mal, o processador em si é meio fraco, mas quem joga o que a iGpu roda e não usa PC para atividades simples(que não exigem um processador forte)não é uma má escolha

Apenas uma correção: Esse processador é um 4/4:

https://www.techpowerup.com/cpu-specs/Ryzen-3-2200g.c1978

https://www.amd.com/en/support/downloads/drivers.html/processors/Ryzen/Ryzen-2000-series/amd-Ryzen-3-2200g.html

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Cabe lembrar que Ryzen 5 1600 e Ryzen 3 2200G não são suportados oficialmente pelo Windows 11 e requerem mídia modificada, como a feita pelo Rufus (e talvez a Microsoft esteja começando a encrencar com esse tipo de instalação). O Ryzen 5 1600 AF, por outro lado, é suportado por ser um Zen+. Levando em conta que o Windows 10 morrerá daqui alguns meses, é bom ter isso em mente.

• Curtir 5
Postado

Até com Rufus ela está encrencando? A microsoft não tinha feito uma suposta atualização que hardware antigo ia suporta, o que mais vejo é gente com windows 11 com 1155,1150. Pensei que estava tudo normal

• Membro VIP
Postado

Bom post. Um Ryzen 5 1600 usado com uma boa placa-mãe é muito mais negócio que essas "bomba" de kit xeon com placa-mãe sucata que os techtubers ficam empurrando.

Em 23/01/2025 às 13:19, Banunin disse:

- Ryzen 5 3400G Para finalizar um Ryzen terminado com 400 e um com a RX Vega 11, consegue ser melhor que um R5 1600, é mais moderno e ainda tem a iGpu, que pode ser comparada entre uma GT1030 e RX550, dependendo do jogo. Com 4/8 e um melhor single-core, sem contar com o consumo de energia que é bem econômico

Só uma errata: O Ryzen 5 1600 na maioria dos cenários(jogos inclusos) se sai melhor que o 3400G, já que ele, assim como o 3200G é um CPU Zen+,que foi um "requenta" da primeira geracão Zen com pequenas melhorias, ao contrário do resto da série 3000 que utiliza a micro arquitetura Zen 2 que aí sim, apresenta ganhos significativos em relação à primeira geração Ryzen. O 3300x, que aí sim é um 4/8 de "terceira geração de verdade" entrega desempenho comparável ao 1600

• Curtir 1
Postado

Eu não sou Bobo...

Montei meu pc em novembro 2024, como não sou bobo montei com B450 Machinist e 1600, sem tela azul e nennhum problema, só me fez feliz até agora, claro ele tem pouco tempo, não quis arriscar em xeon, eu conheço eles, eu não sou bobo...

Agora sim sobre o Ryzen, um 3400G pelo jeito pode ser um pouco melhor pelo melhor single core, e sim Ryzen 3 3300X é um monstrinho em jogos, consumo dele é de Ryzen 5, AMD parou de fazer processadores básicos com X com porte de Ryzen 5, mas ele é meio esquecido e caro.

• Membro VIP
Postado
56 minutos atrás, ArturHW disse:

@Banunin @DeKKo Qual os problemas dos Xeon e por que elas são uma bomba?

O problema não é o Xeon, esses CPUs até entregam um bom desempenho em jogos e tem uma boa quantidade de núcleos. O problema é que as placas-mãe que vendem são praticamente gambiarra feita com sucata, você encontra várias "X99" com slot M.2 deixando isso escancarado. Te convido a ir na aba de placas-mãe aqui no Fórum e ver a frequência de relatos de problemas com essas placas-mãe frankenstein. O Techtuber compra a placa-mãe e deixa na gaveta dele, aí não dá problema mesmo, o problema acontece no uso real(Aqui eu tô generalizando óbvio, vários desses youtubers que montam esses KITS são responsáveis e informam dos riscos)

Eu tenho um problema também com a forma que alguns desses "techtubers" vendem o Xeon: Eles pegam um processador Xeon e comparam com um Ryzen 5 5600, por exemplo, e mostra: Olha a diferença existe mas nem é tanta em!(na verdade é.)Se ele tivesse comparado o Xeon com um Ryzen 5 1600 de primeira geração(que você consegue importar por preço semelhante) ele perceberia que o desempenho dele na verdade se compara a um Ryzen de primeira geração, o que é um tanto quanto óbvio, já que os processadores Zen tem um IPC semelhante aos Haswell(a esmagadora maioria dos Xeons que comercializam são da microarquitetura Haswell) com a diferença que adquirindo o Ryzen você vai estar em uma plataforma moderna, com uma placa-mãe moderna, com qualidade, que se você comprar no Brasil vai ter garantia de ao menos 1 ano.

• Curtir 1
Postado

Ryzen 5 1600 paguei 258R$ chorando, achei bem caro, mas não me arrependo, poderia teer comprado um usado  de pessoa física.

Conheci e conheço gente que tem xeon de todo tipo, todos estão vivos, mas usando ele normalmente, sem OC, ou algum metodo que pode matar essas placas-mãe, eu não tenho preconceito nenhum com X79/X99, tem como pegar duravel sim, como da MACHINIST(X99), ENVINDA(X79), xeon para mim é só saber comprar e usar, é obvio que a chance de dar problema é ALTA, mas também não acredito como se fosse o fim do mundo, não sigo techtubers, porque sei que só falam asneira , aprendo tudo sozinho mesmo, bem melhor assim.

A e vale mencionar que xeon Haswell são os LGA 1150 e processadores comuns, que são DDR3, já os xeons para X99 são Haswell-EP que são DDR4 e suportam 2133mhz/2400mhz dependendo  do modelo

Postado

@Banunin Sua moba suporta até que geração de Ryzen? 

A que tenho aqui suporta da 1000 até a 5000. Entretanto, tem alguns modelos que não são compatíveis, a fabricante diz no site dela.

Postado

@Banunin @DeKKo eu concordo que tem placas maes ruins, mas tem algumas razoaveis, bata pegar uma boa, não? Como a MR9A. Além disso, utilizar um cooler low profile bom. Sobre teste de Xeon, eu vi este, em que o youtuber faz otimização de timings da RAM e consegue bater de frente com o Ryzen 5 3600.

Postado

Elas até vão, eu mesmo não tenho preconceito com as da MACHINIST, até que são boas.

Acredito que as vezes destinam ódio demais aos chineses 

Postado

até um xeon 2650v2 empurra uma RX570, nem precisa de muita coisa para rodar essa placa, da pra de boa rodar RTX(tirando 3050) no Ryzen 5 1600.

• Membro VIP
Postado
23 horas atrás, ArturHW disse:

@Banunin @DeKKo eu concordo que tem placas maes ruins, mas tem algumas razoaveis, bata pegar uma boa, não? Como a MR9A. Além disso, utilizar um cooler low profile bom. Sobre teste de Xeon, eu vi este, em que o youtuber faz otimização de timings da RAM e consegue bater de frente com o Ryzen 5 3600.

Se você conseguir montar com uma boa placa-mãe eu acho que dá pra considerar sim,tipo se tu achar uma X99 de uma fabricante boa(ASUS por exemplo) por um preço bom, mas ainda sim eu prefiro a opção do Ryzen porque vai incluir uma placa-mãe nova com garantia.

O conteúdo do Casual Gamers é com cereteza um dos melhores do Brasil quando o assunto é hardware, ele é muito técnico nos vídeos, e sempre deixa claro dos riscos quando ele monta esses setups "frankenstein"

De fato, o benefício em desempenho de memórias com latências menores é muito subestimado, e pra esse vídeo, ele simulou uma situação de um setup "plug an play":O Ryzen 5 3600 com latências comumente usadas por fabricantes como padrão no XMP contra um Xeon com timings ajustados manualmente, mas o ajuste de timings também é possível com o Ryzen e você vai ter mais facilidade de establizar, é muito mais fácil estabilizar overclock/redução de latências em memórias com um sistema dual channel do que um quad channel.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!