Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente meu Pc vem fazendo um barulho estranho e me parece que o som está vindo da parte de baixo, onde fica a fonte.

A fonte é uma Cooler Master MWE V2 80 Plus Bronze 650W, e está comigo há um pouco mais de 1 ano.
Recentemente, ela começou a emitir barulhos estranhos, e isso tem me deixado preocupado.

Para ilustrar o problema, gravei 4 vides com os sons que a fonte está emitindo (segue abaixo o link):

Comportamento observado:

Quando ligo o computador, o barulho ocorre por um breve momento e depois para.

Durante o uso do PC, principalmente ao jogar jogos mais pesados, o barulho aumenta gradativamente até ficar bem alto.

Ao usar o PC de forma moderada (por exemplo, assistindo vídeos no YouTube), o barulho demora mais tempo para começar.

Minha preocupação é que possa ser algo sério, como um curto-circuito ou superaquecimento na fonte, que acabe prejudicando outros componentes do meu computador, como a placa de vídeo ou o processador.

Meu setup é o seguinte:

Fonte é a que mencionei acima

placa-mãe: MSI pro-vdh wi-fi b550

RTX 4060 Gigabyte

Ryzen 5 5600

16gb ram da Kingston

SSD NVMe 1tb

Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser, e tiver alguma sugestão, ficaria agradecido.

Postado
14 minutos atrás, Hideki Hamada disse:

A fonte é uma Cooler Master MWE V2 80 Plus Bronze 650W

Faça um teste com outra fonte, caso confirme que o problema seja com ela já acione a garantia.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Hideki Hamada Tarde

Faça o teste e coloque o gabinete deitado se o barulho parar o problema é o cooler da fonte.

Se a fonte estiver na garantia faça o RMA.

Beleza, vou testar hoje mais tarde... Você acha que isso pode acontecer na placa de vídeo também? O cooler da gpu?

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Hideki Hamada disse:

Beleza, vou testar hoje mais tarde... Você acha que isso pode acontecer na placa de vídeo também? O cooler da gpu?

No meu serviço já peguei uns dois casos como esse.

A hélice do cooler ela é presa por um pequeno anel de plástico, e as vezes esse pequeno anel de plástico de trava que  se desgasta ou se quebra e com isso a hélice do cooler acaba descendo e pegando na grade da fonte fazendo esse ruído.

Da pra consertar mais é mais fácil trocar o cooler da fonte.

maxresdefault.jpg

É esse anel de trava que quebra ou se desgasta 👇🏿, ele é bem chatinho de colocar no lugar.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Entendi! Eu só estou com dúvida em uma coisa, se for este o caso do problema estar no cooler, porque motivo será que quando o eu ligo o Pc inicialmente, o barulho não acontece? 

Hoje eu refiz esse teste, liguei o Pc e por uns 30/40 minutos não escutei nada, mas após esse tempo o ruído começou... Ele começa baixinho e depois vai aumentando gradativamente até ficar igual nos vídeos que gravei acima...

Na minha cabeça de leigo, se o problema fosse no cooler, o ruído começaria já no momento que o Pc ligasse

Enfim, obrigado pelas sugestões e ajuda

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Hideki Hamada disse:

@Edvaldo J. Frederico Entendi! Eu só estou com dúvida em uma coisa, se for este o caso do problema estar no cooler, porque motivo será que quando o eu ligo o Pc inicialmente, o barulho não acontece? 

Hoje eu refiz esse teste, liguei o Pc e por uns 30/40 minutos não escutei nada, mas após esse tempo o ruído começou... Ele começa baixinho e depois vai aumentando gradativamente até ficar igual nos vídeos que gravei acima...

Na minha cabeça de leigo, se o problema fosse no cooler, o ruído começaria já no momento que o Pc ligasse

Enfim, obrigado pelas sugestões e ajuda

Algumas fonte possui sensor de temperatura que só ativa o cooler que a fonte chega em um determinada temperatura.

Faça o teste, ligue o PC e quando começar a fazer o barulho deixe o PC ligado por uns 3 minutos e desligue, aguarde 10 segundos e ligue novamente, se o barulho voltar então sua fonte de esse sensor de temperatura.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...