Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal,

Esse ano quero mudar minha GPU e gostaria de saber quais opções, tanto da NVIDIA quanto da AMD, minha fonte suportaria, levando em conta os novos lançamentos e os anteriores.

Lembrando que jogo em QHD a +120Hz, então vai demandar bastante da GPU.

Grato desde já!

Deus abençoe a todos.

Postado

A 7800XT pede 700W, indicada para QHD, só não sei quanto ao 120Fps ou mais hehe, talvez precise ser a 7900XT, que pede 700W também (que estranho...)

Essa 7900XT já é indicada para 4K, então deve alcançar os 120fps que quer em QHD. E a 7800XT tem 77% da força da 7900XT (tabela de % desse site).

Do lado da nVidia temos a RTX4070 que alcança um pouco menos que a 7800XT, site. E ainda pede uma fonte de 550W.

A que compete com a 7900XT seria a RTX4080, que seria uns 20% de ganho, site. E ainda pede uma fonte de 700W.

Acho que mais que isso é para 4K.

• Curtir 2
Postado

@msupern Essas tabelas são meio rasas, pois para um i5 de 14ª geração pode ter de 10 a 14 núcleos (fonte, o meu é um 14600KF), acredito que as marcas colocam essas potências elevadas só para vender as fontes mais caras, confio muito mais no review da TechPowerUp em que as placas foram TESTADAS em diferentes situações na qual para uma RTX 5080 a potência mínima é de 750W, em jogos a placa não chega 400W, o 14600KF em frequência máxima não bate 200W.

Review TechPowerUp RTX 5080

• Curtir 1
Postado
Em 29/01/2025 às 14:36, CristianCDS disse:

@msupern Essas tabelas são meio rasas, pois para um i5 de 14ª geração pode ter de 10 a 14 núcleos (fonte, o meu é um 14600KF), acredito que as marcas colocam essas potências elevadas só para vender as fontes mais caras, confio muito mais no review da TechPowerUp em que as placas foram TESTADAS em diferentes situações na qual para uma RTX 5080 a potência mínima é de 750W, em jogos a placa não chega 400W, o 14600KF em frequência máxima não bate 200W.

Review TechPowerUp RTX 5080

Uma 750W bronze vai te entregar 80~85% de eficiẽncia. Já estoura, vai rodar ela no limite, ainda mais fonte mais barata

Uma Gold boa de 750W não sai por menos de 700 reais. Mas não vale a pena o risco, o processador vai consumir mais energia que o normal, ainda mais intel. Um intel 14600 bate 200w pico tranquilamente

Postado

@msupern A minha é Gold. Mesmo assim, meu questionamento é justamente para escolher a melhor placa possível que a fonte aguenta, não irei fazer OC de nenhum dos componentes, então não vou extrapolar a potência da fonte e, se for necessário mesmo, compro outra fonte sem problemas, mas duvido muito.

Agradeço as informações e conhecimento!

• Curtir 1
Postado

Eu estava dando uma olhada em um vídeo do 14600K com uma 4090 em jogos, ele não passa de 100W, somado a alguns aplicativos abertos, como Spotify, Discord, navegador, ele iria subir muito o consumo?

Review do processador no TechPowerUp: https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-14600k/22.html

Fico muito pensativo, pois todos esses testes e suposições apresentados podem ser imaginando um uso quase extremo dos componentes, mas o meu uso não chega a tudo isso, eu sempre balanceio os gráficos e FPS (não jogo competitivo) pra não passar dos limites, acredito que com uma GPU como a RTX 5080 eu conseguiria usar sem ter que mudar de fonte se eu souber fazer um balanço de tudo. 

Postado

@CristianCDS sim, geralmente estes calculadores de PSU imaginam o pior cenário de uso, com uma margem para Fans, discos de armazenamento, dispositivos conectados via USB...

Mas é sempre importante que a fonte aguente pelo menos o consumo máximo do seu pc para garantir uma boa estabilidade e saúde não só da fonte como também do resto dos componentes.

Também acho que você conseguiria usar a 5080, em vários testes ela não passa tanto dos 300W, parece consumir quase a mesma coisa que a 4080S

• Curtir 1
Postado

Não é só questão de consumo

você precisa ter em conta que uma fonte de 750W não vai te entregar 750W nem se for platinum

Ademais, quando o transformador da fonte e a ponte retificadora está funcionando com mais de 70% da capacidade, gera um calor absurdo. Se a fonte não tiver componentes para resfriar que sejam realmente bons, o calor que é gerado ali vai fazer ela trabalhar em 40 graus ou mais, e os sites que fazem teste geralmente fazem em temperatura ambiente com ar condicionado a 25 graus.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!