Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Já vou adiantando que esse aqui vai dar trabalho kkkk

Estou tendo um problema com um "All in One: ULTRA UB830 - ML-SH1Q"

O computador funcionava normalmente, até que em um belo dia, ao ser reiniciado, não conseguiu dar mais boot, apresentando o erro:

image.png.f80775b81f0ae5c62a6d3698d63cb2a0.png

Formatei (W11), ligou de primeira, por ser um "Windows novo", eu estava atualizando os drivers, devido a isso, fui reiniciando conforme solicitado, e em uma delas, bum, o mesmo problema.

Ele estava com o SSD "original" de fábrica, um Axis 400 120gb. Achei que o SSD tinha feito a passada, então comprei o Kingston 480. Dessa vez, instalei o W10, fiz os mesmos procedimentos de atualização após instalar, e na terceira reiniciada, deu o mesmo problema, ou seja, descartamos a possibilidade de erro no armazenamento.

BIOS: Version 2.19.168. Copyright (C) 2021 American Megatrends, Inc.

BIOS Vendor 5.13

Core Version UEFI 2.7; PI 1.6

Minha tentativas de configuração na BIOS:

1 - Secure Boot | Ativado e Desativado

2 - Boot Mode Select | UEFI e Legacy

3 - Boot Option | A única função disponível é "Windows Boot Manager e 2 de UEFI PXE IP6", claramente testei na Windows Boot.

4 - Fixed Boot Order Priorities | Hard Disk

5 - Chipset > South Bridge > Os Selection: Já está setado o "Windows" os outros são Android, W7, Linux e MSDOS. (Sim, testei também no W7 e não deu certo)

6 - Testei a opção Restore Defaults em todos locais, e nada.

7 - Sata Support | All Sata Devices

8 - Quiet Boot | Ativado e Desativado

Enfim, mudei várias e várias opções na BIOS e nada da jeito, o que eu acho estranho, é que sempre que eu formato, ele liga nas primeiras vezes normalmente, porém, depois de algumas reiniciadas, ele apresenta esse problema do nada, e não liga de jeito nenhum.

Acredito que não seja problema na CMOS tendo em vista que a hora na BIOS nunca foi alterada e esta atualizada.

Dependendo da configuração que deixo a BIOS, ele não da o erro (Checking Media Presence...) apenas pula para a BIOS direto.

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, BoymaniaZ disse:

1 - Secure Boot | Ativado e Desativado

2 - Boot Mode Select | UEFI e Legacy

3 - Boot Option | A única função disponível é "Windows Boot Manager e 2 de UEFI PXE IP6", claramente testei na Windows Boot.

4 - Fixed Boot Order Priorities | Hard Disk

5 - Chipset > South Bridge > Os Selection: Já está setado o "Windows" os outros são Android, W7, Linux e MSDOS. (Sim, testei também no W7 e não deu certo)

6 - Testei a opção Restore Defaults em todos locais, e nada.

7 - Sata Support | All Sata Devices

8 - Quiet Boot | Ativado e Desativado

Bom dia.

Para maior compatibilidade, peço que mantenha as configurações que marquei na citação em negrito. Se possível, desative completamente a opção de boot pela rede (item 3). Além disso, configure uma Senha de Administrador (Admin Password) para seu BIOS. Pode ser que ajude a alterar opções não disponíveis no momento.

Além disso, já usou Ventoy antes?

Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Para maior compatibilidade, peço que mantenha as configurações que marquei na citação em negrito. Se possível, desative completamente a opção de boot pela rede (item 3). Além disso, configure uma Senha de Administrador (Admin Password) para seu BIOS. Pode ser que ajude a alterar opções não disponíveis no momento.

Além disso, já usou Ventoy antes?

Funcionou.

Pelo menos por ora, ele deu boot normalmente.

Não sei exatamente qual das opções fez aparecer o nome do SSD na opção do Windows Boot Manager "Kingston SBXXXXXX".

Vou acompanhando nos próximos dias para verificar se ele permance estável.

Obrigado!

Sobre o Ventoy, eu tentei usar ele uma vez, e foi justamente quando precisei formatar um computador bem mais antigo, ele simplesmente não conseguia ler o Ventoy, testei várias formas de criar o pendrive MBR, GPT, etc, e não tinha dado certo, enfim desisti.

A formação atual foi feita com o Rufus.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, BoymaniaZ disse:

Funcionou.

Pelo menos por ora, ele deu boot normalmente.

Não sei exatamente qual das opções fez aparecer o nome do SSD na opção do Windows Boot Manager "Kingston SBXXXXXX".

Vou acompanhando nos próximos dias para verificar se ele permance estável.

Obrigado!

Sobre o Ventoy, eu tentei usar ele uma vez, e foi justamente quando precisei formatar um computador bem mais antigo, ele simplesmente não conseguia ler o Ventoy, testei várias formas de criar o pendrive MBR, GPT, etc, e não tinha dado certo, enfim desisti.

A formação atual foi feita com o Rufus.

Entendi. Se precisar de mais ajuda, também posso te ensinar a colocar os ajustes de compatibilidade do Ventoy, para que ele não tenha mais problemas em ser lido por qualquer dispositivo.

Postado
Em 04/02/2025 às 11:37, Gabriel U disse:

Entendi. Se precisar de mais ajuda, também posso te ensinar a colocar os ajustes de compatibilidade do Ventoy, para que ele não tenha mais problemas em ser lido por qualquer dispositivo.

Agradeço! Caso tenha um tutorial que possa comparilhar, irei separar um pendrive somente para o Ventoy.

E bom, vamos lá novamente.

Liguei o computador na quinta-feira, boot normal, instalei o LibreOffice e alguns driver para uso de certificado digital (usando o Chrome), até ai, tudo certo.

Fui abrir o Microsoft Edge pelo arquivo da Barra de Tarefas, cliquei, ele não abriu. Tentei abrir o Chrome pela banjeir, não abriu. Quando cliquei no icone da "bandeira do windows" (iniciar), o computador congelou, somente o mouse se mexia pela tela, até ele também congelar, simplesmente deixando a imagem estática da área de trabalho e o computador sem resposta alguma.

Forcei a reinicialização pressionando o botão power até o computador desligar. Quando fui ligar-lo novamente....

image.png.862c74637a3158372690b72056896a70.png

Como eu havia comentado antes, na opção "Windows Boot Manager" aparecia o nome do SSD (como na imagem abaixo). Quando o computador da esse problema, o nome do SSD some, como se ele não o reconhecesse mais, constando somente "Windows Boot Manager".

image.png.06f24460f0dd63d95e21d4e6b2ab2f6c.png

Fiquei mudando várias e várias opções na BIOS, até fazer uma que o computador parou de dar vídeo xD - removi a CMOS para resetar, o computador voltou as config de fábrica e ligou novamente.

Aproveitei e fiz um vídeo de todas as opções de fábrica após remover a CMOS, atualmente o computador está funcionando, mas receio que logo logo o problema virá novamente.

Bom, existe algum outro teste que possamos fazer?

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, BoymaniaZ disse:

Como eu havia comentado antes, na opção "Windows Boot Manager" aparecia o nome do SSD (como na imagem abaixo). Quando o computador da esse problema, o nome do SSD some, como se ele não o reconhecesse mais, constando somente "Windows Boot Manager".

image.png.06f24460f0dd63d95e21d4e6b2ab2f6c.png

Isso pode revelar três possibilidades: (1) SSD começando a dar defeito, (2) SSD possivelmente mal encaixado no slot SATA, ou ainda (3) slot SATA começando a apresentar defeito.

O ideal seria a possibilidade de testar o SSD em outra máquina.

Postado
23 minutos atrás, Gabriel U disse:

Isso pode revelar três possibilidades: (1) SSD começando a dar defeito, (2) SSD possivelmente mal encaixado no slot SATA, ou ainda (3) slot SATA começando a apresentar defeito.

O ideal seria a possibilidade de testar o SSD em outra máquina.

Bem estranho, esse All in One tem um slot igual de notebook, é só prender no case e encaixar no compartimento.

Lembrando que eu comprei esse SSD tem menos de uma semana, achando que ele estava com defeito. O Axis 400 começou com isso tudo, comprei o Kingston na tentativa de resolver mas está tendo o mesmo problema.

Caso o erro aconteceça novamente, vou remover e encaixar o SSD novamente para verificar se temos alguma alteração 🤷‍♂️

• Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, BoymaniaZ disse:

Bem estranho, esse All in One tem um slot igual de notebook, é só prender no case e encaixar no compartimento.

Lembrando que eu comprei esse SSD tem menos de uma semana, achando que ele estava com defeito. O Axis 400 começou com isso tudo, comprei o Kingston na tentativa de resolver mas está tendo o mesmo problema.

Caso o erro aconteceça novamente, vou remover e encaixar o SSD novamente para verificar se temos alguma alteração 🤷‍♂️

Bom, tudo o que você descreveu descarta as hipóteses 1 e 2, e sobra apenas a 3. Se você testar os SSDs em outro dispositivo, isso pode nos dar a resposta definitiva.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...