Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite pessoal, eu tenho um amigo que não conhece nada sobre montar PC, ele quer montar um PC novo e o orçamento dele é de 1200 reais no maximo, mas acontece que ele ja tem um PC que ele vai usar algumas peças como, Placa de Vídeo, Fonte, Gabinete, Water cooler e etc, o PC dele atual é um i3 540, dois pentes de 4Gb DDR3, não sei qual a placa-mãe dele, Placa de vídeo dele é uma 1050Ti, estou tentando ajudar ele com isso, ele vai usar essa mesma placa de Vídeo, pensei em falar pra ele comprar um Ryzen 5 5500 ou 5600, uma placa-mãe B450M e 2 pentes de memória 8Gb DDR4, se fosse para mim mesmo eu escolheria essa configuração, estou vindo aqui perguntar pois talvez essas peças não seja a melhor escolha, lembrando que ele não pensa em fazer upgrades futuros, no máximo ele trocaria a placa de vídeo. Gostaria que vcs me ajudassem nisso, ah e antes que me perguntem, a fonte dele é uma Rise Mode Zeus 550W.

• Solução
Postado

Boa noite meu caro! A fonte é boa, sem problemas quanto a isso: 

Vamos ao restante agora. Sua recomendação de placa-mãe e processador são excelentes considerando que ele não quer fazer grandes upgrades no futuro, sendo assim vou me basear nelas para recomendar os produtos exatos e onde compra-los:

placa-mãe Pichau B550M K R$500,00

Chipset superior ao B450, a fabricante oficial é a Gigabyte, a Pichau apenas remarca ela, custo/benefício imbatível

Processador Ryzen 5 5500 R$550,00 Esse aqui está na OLX, tenta conversar com o vendedor e dar uma negociada, mas é tranquilo comprar processador usado, comprei o meu R9 5900X na OLX também

memória RAM Corsair Vengeance 2x8 GB DDR4 R$150,00 Também usada pela OLX, também recomendo dar uma olhada no Aliexpress, antes do imposto de importação lá era o lugar certo para comprar memória, hoje em dia não mais. Se tiver algum cupom de desconto aí vale a pena dar uma olhada em quanto fica o total com o imposto. Caso seu amigo não tiver conta ele ganha um desconto de novo usuário, aí vale a pena.

Mas levando em conta o preço atual de todos os componentes, dá o total de R$1200,00

• Curtir 1
  • gustavodbg alterou o título para Recomendação de peças para upgrade do PC com R$ 1.200
Postado

@lugu9 teria com pegar um Ryzen 5 XXXX mais barato para essa configuração? achei o preço um pouco salgado, talvez ele não vai gostar, sobre a placa-mãe, a diferença da B450 para a B550M é tão grande assim? vale a pena pegar a B550M? é porque no caso dele, ele nem iria querer melhorar o PC, por ele, ele ficaria com o i3 540 dele que já roda as coisas que ele faz de boa, ele so ta comprando outro porque o PC dele ta com um problema de fechar as coisas, ate fiz outro tópico falando disso.

Postado

@Mascote01 Entendi, nesse caso antes de comprar qualquer coisa, deveríamos investir mais a fundo a origem do problema que o seu amigo está tendo com o PC. Dei uma lida no seu outro tópico e pelas investigações que vocês fizeram já descartaram problemas no sistema operacional, eu tenho um palpite de que a responsável é a placa de vídeo.

O processador dele i3 540 tem vídeo integrado, então te recomendo fazer o seguinte: remova a placa de vídeo do sistema e use o computador no vídeo integrado, se os problemas persistirem eliminamos a possibilidade de defeito na GPU, agora se magicamente o problema se resolver, então encontramos a culpada.

Postado
16 minutos atrás, Mascote01 disse:

a diferença da B450 para a B550M é tão grande assim? vale a pena pegar a B550M?

O chipset B550 conta com pcie 4.0, enquanto que o B450 não. Mas para usufruir do recurso é preciso que processador, placa de vídeo e NVMe também sejam 4.0, caso contrário continuará a operar em 3.0.

A diferença é irrelevante no desempenho dos jogos. A diferença mais significativa é a velocidade do SSD NVMe, já que o pcie 4.0 permite a velocidade de até 7500mb/s, e ninguém está nem aí para isso pra falar a verdade. 

Se quiser saber quais peças possuem e quais não possuem o pcie 4.0, terá que consultar google. O Techpowerup é uma boa fonte, basta digitar o nome da peça + techpowerup, exemplo: Ryzen 5 5600 techpowerup.
Posso adiantar que o Ryzen 5 5500 não possui pcie 4.0, e a placa de vídeo de seu amigo também não.

Bom, há placas B450 e B550 que vão do lixo ao luxo, depende de qual está pensando pegar e de quanto custa. 
Recentemente tudo subiu demais, e dá até vergonha de sugerir algo. 

Postado
3 horas atrás, lugu9 disse:

O processador dele i3 540 tem vídeo integrado, então te recomendo fazer o seguinte: remova a placa de vídeo do sistema e use o computador no vídeo integrado, se os problemas persistirem eliminamos a possibilidade de defeito na GPU, agora se magicamente o problema se resolver, então encontramos a culpada.

ótima ideia, vou tentar fazer isso assim que possível, mas me diz uma coisa, porque acha que a placa de vídeo pode ser a culpada??? lembrando que ela foi comprada nova e no começo não tinha esse problema, PC tem 1 ano e meio de uso e começou a dar esse problema a uns 5 meses pra cá

@Crixus Champion sim, eu dei uma pesquisada e descobri isso mesmo que você falou, ja sei como vou orientar ele, obrigado!

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 Boa noite, como sei que a placa de vídeo pode ser a responsável pelo problema? Bom, na verdade não sei, é mais uma questão de colocar o teste em prática e ir eliminando as possibilidades, já que é muito mais provável uma placa de vídeo simplesmente morrer em comparação com o processador. Maldita loteria do silício.

Te recomendo também fazer um teste mais direto da GPU, baixa o Furmark e o Heaven e roda os testes de benchmark pra ver como o PC reage, se dá algum artefato na tela, se ela fica piscando ou se simplesmente desliga.

memória RAM também costuma ser um componente problemático, não sei se testou usar o PC com um pente de cada vez em single-channel, talvez um dos pentes esteja bichado, então é bom fazer o teste pra eliminar a possibilidade de defeito nas memórias.

Postado

@lugu9 cara, eu queria fazer esses teste que voce falou, so que acontece que esse meu amigo mora em São Paulo e eu moro em Brasilia, não estou na casa dele, ja instrui ele para remover a placa de Vídeo etc mas ele não quer porque tem medo de estragar alguma coisa, tentei acalmar ele mas ele é ansioso kkkkk complicado, esse problema deve ser fácil de resolver, é so porque ainda não pude fazer todos os testes, esse teste de memória e etc, se eu falar pra ele baixar o furmark ele nem vai saber mexer, é complicado demais... maior dificuldade pra ajudar ele a formatar o PC...

Postado

@Mascote01 Entendo sua situação, uma alternativa é entrar em ligação com ele pra facilitar a comunicação, nisso você explica como fazer para baixar o TeamViewer ou AnyDesk, a partir disso é só fazer a conexão remotamente no PC dele e realizar os testes que te falei. Só não sei se o PC dele vai aguentar a conexão remota rodando o teste de benchmark por conta do processador ser mais fraco, mas não custa tentar.

Outra coisa que pode tentar também é desabilitar a placa de vídeo pelo próprio Windows:

Nisso é só abrir algum jogo mais leve e ver se o problema persiste, dessa forma nem precisa mexer fisicamente no hardware para validar o funcionamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...