Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente não é um post perguntando sobre como fazer alguma prática ilegal ou algo do tipo, é só uma curiosidade que tenho.

Bem todos sabem que gato de energia existe e que é bem simples de fazer, porém nos tempos atuais com fibra óptica etc é possível? Digo, nunca trabalhei com telecom ou nada do tipo, sou apenas um dev, mas essas conexões muito provavelmente são criptografadas e creio que para nova conexão deve ter que liberar la na central do provedor, e mesmo se poder burlar isso, não existe um limite de banda que se extrapolar pode derrubar o provedor como por exemplo uma favela inteira de gatos consumindo de um único provedor?

• Membro VIP
Postado

Sim, existe como fazer.

Por motivos óbvios não vou dizer como. Geralmente envolve os próprios funcionários do provedor de internet.

Também não trabalho nessa área, mas já li o relato de como funciona.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não sei dizer.

Se você sabe onde ocorre essa prática, pode tentar simular uma contratação naquela localidade e depois em outra e ver se muda o valor.

Sei que a energia elétrica aumenta a tarifa para compensar, mas internet realmente não tenho conhecimento.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Um "gato" nos moldes descritos por você @Samuel Ives requer um acesso indevido à infraestrutura do provedor, tanto fisica quanto logicamente em todos os dispositivos e sistemas de gestão do provedor, então altamente improvável de ocorrer.

Diferente da rede elétrica, que não requer autenticação do PTR (Ponto de Terminação de Rede), a infraestrutura de telecomunicações implementa camadas e camadas de autenticação em todos os estágios de sua implementação.

Um exemplo prático é uma antena de TV à cabo ou uma ONU 'abandonados' em uma casa desabitada porém com esses componentes ainda ligados à rede de energia, mesmo que seus respectivos sinais ópticos e transmissão satélite estejam ocorrendo na camada física, na camada lógica o provedor já efetuou a suspensão em sistemas quanto aos direitos de uso dos serviços, então dentro do esquema/framework de AAA os acessos são descomissionados. Ainda que o indivíduo efetue tentativas de burlar esses bloqueios sistêmicos para uma eventual liberação de sinal, dificilmente obterá sucesso devido às camadas de autenticação que foram removidas nesse processo de descomissionamento e que obrigatoriamente precisariam estar presentes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...