Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, venho aqui pedir ajuda, eu ultimamente tenho tido muitos problemas e dores de cabeça com a cpu e o hotspot da placa de Vídeo extremamente quentes, 80-90 graus chegando no processador em jogos e 110 no hotspot. Já troquei pasta térmica dos dois, deixei em um lugar que tem ventilação, e o clima aqui de onde eu moro anda bem chuvoso pra quenturas desse grau.

A minha configuração é:
Amd Ryzen 5 5600

Rx6600

SSD kingston 1tb

SSD kingstib  200gb

A320-K BR

Fonte Gamemax 450w

DDR4 16gb Ram 2666 (dois pentes de 8gb)

tenho 3 coolers na frente do PC

Fora de game o meu processador não desce do 60 graus, eu recentemente comprei um monitor 180hz FullHD, que a placa consegue suportar essa taxa de frames em jogos competitivos, só que a quentura faz eu ter stuttering e até vezes que desligou o PC, Em modo história sempre travei em 60 e mesmo assim continua quente o hotspot, no days gone travei a 60 e coloquei tudo no baixo continuava a mesma coisa.

110 graus e 95 no processador em dying light 1, jogo de 2015, que ainda tava perdendo performance por causa do calor. Rdr2 nem se fala

Capturadetela2025-02-07180701.png.f525cd1e65beaf9e5dad381f5514a597.png

Quem puder me ajudar eu agradeço demais, eu não sei o que faço

Captura de tela 2025-01-29 212740.png

Postado

*****, nunca vi um hotspot com mais q 15-20º de diferença, 30º é um absurdo, tem algo de muito errado aí

tem 3 fans na frente do pc, mas ql o gabinete e como está configurado essas fans, e as da gpu? PRINCIPAL, ql cooler da cpu?

ql pasta termica q tu usou???? e os thermal pads da gpu tão ok?

Postado

@Allexpeare Boa tarde meu caro.

19 minutos atrás, Allexpeare disse:

Já troquei pasta térmica dos dois, deixei em um lugar que tem ventilação, e o clima aqui de onde eu moro anda bem chuvoso pra quenturas desse grau.

É realmente muito anormal ver essas temperaturas levando em consideração as medidas que você tomou para contornar o problema. Mas vamos lá, preciso que responda algumas perguntas:

1. Qual é o modelo exato de cooler que usa para o processador?
  2. Qual é o modelo exato do seu gabinete?
  3. Qual é a marca de pasta térmica que você usou?

Duas soluções que você já pode fazer nesse momento:

- A primeira é um undervolting tanto no processador quanto na placa de vídeo, dessa forma eles vão trabalhar com uma tensão mais baixa resultando em um menor consumo de energia e geração de calor.

-A segunda é uma curva de fan pelo MSI Afterburner na placa de vídeo.

Só pesquisar no Youtube como fazer o undervolting no processador/placa de vídeo e como criar uma curva de fan pelo MSI Afterburner.

Postado

@G4R0D opa, os coolers são o Kit Fan Cooler K-Mex Gaming Master, 3 Cooler, ARGB Rítmico - AAJA, Pasta Térmica Rise Mode Silver Frost

eu não tenho a marca em si do gabinete, tenho algumas fotos dele

ImagemdoWhatsAppde2025-02-07(s)19_06.37_6b73a139.thumb.jpg.5d7e726a6992edb733c7e21223ff702c.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-02-07(s)19_06.51_bfb7c17d.thumb.jpg.f7d57b029f111544f2cedf9dd6826672.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-02-07(s)19_06.51_f0caebca.thumb.jpg.3cfa78389752160bb7f754bd8d83d9e8.jpg

Postado
5 minutos atrás, Allexpeare disse:

@G4R0D opa, os coolers são o Kit Fan Cooler K-Mex Gaming Master, 3 Cooler, ARGB Rítmico - AAJA, Pasta Térmica Rise Mode Silver Frost

sinto lhe informar, mas essas fans são de enfeite, precisa de fans de vd pra ajeitar o fluxo, no minimo uma boa pra exaustão já MUDA TUDO!!!!
veja reviews das fans antes de comprar, tem q ter pwm 4 pinos pra você poder cconfigurar as velocidades de rpm, se n tiver nem se estressa em pensar em comprar.

a pasta termica é ok, pelo menos n é pasta branca

mas ql o gabinete e ql o cooler da cpu? tá usando o q vem com a cpu já (se for é bom e n deveria estar com essas temperaturas, mesmo com essas fans aí)?

Postado

vixe, as fotos n tinham carregado pra mim, agora q vi, tira essas fans daí, bota duas em cima e um atrás, tudo em exaustão pra tentar forçar entrada de ar com pressão negativa.

ou você coloca as duas de cima como entrada, testa as duas configurações pra ver ql fica melhor de desempenho, atrás desse vidro aí é o mesmo q n ter fan.

mas ainda assim elas n são fans boas, vão só fazer o papel de pisca-pisca mesmo

Postado
21 minutos atrás, Allexpeare disse:

poxa sério? eu nunca tive problemas de esquentamento assim

Mecânica de fluidos, o ar precisa vir de algum lugar. Em todos gabinetes sem aberturas generosas na frente (no seu caso, sem abertura alguma), não há de onde puxar o ar e o gabinete vira um forninho. Se tirar esse vidro da frente, vai ficar feio mas melhora 100%. Também recomendo tirar a mais de baixo e colocar atrás, jogando ar pra fora. Só com essas modificações já deve ficar bem usável.

Postado

oi, eu tirei todos os vidros do meu pc deixei ele nuzinho aqui, mesmo assim ta esquentando demais, inicei o dying light e a mesma coisa 110 graus, diminui um pouco a temp do cpu

isso aqui no red dead com resolução abaixo da minha, em outros jogos até mais quente qye isso

image.png.14ce6e810afdcfe59fcaf425565d006d.png

vocês acham que pode ser alguma coisa do meu monitor? meu antigo era um 1366-768 60hz, ele não esquentava tanto, ai quando comprei esse parece que a temp ampliou, sendo que era pra ficar tranquilo a fullhd minha placa de Vídeo

Postado
4 minutos atrás, Allexpeare disse:

oi, eu tirei todos os vidros do meu pc deixei ele nuzinho aqui, mesmo assim ta esquentando demais, inicei o dying light e a mesma coisa 110 graus, diminui um pouco a temp do cpu

isso aqui no red dead com resolução abaixo da minha, em outros jogos até mais quente qye isso

image.png.14ce6e810afdcfe59fcaf425565d006d.png

Já baixou mais de 20 graus a temperatura da CPU... Qual o modelo exato da placa de vídeo? E qual a temperatura ambiente aí?

Postado
4 minutos atrás, Allexpeare disse:

@Shaman93 é uma rx6600m da jieshuo com BIOS da rx6600, nunca tive problema com ela, sempre foi bem fria

A marca é diabo, então temperaturas mais quentes já são esperadas. Se não tinha problema antes, pode ser que tenha dado ruim na troca de pasta térmica. Você não usou o bastante, usou uma pasta ruim ou não deu aperto suficiente ao fechar a placa. Ou, pior ainda, espanou as roscas e agora a placa não dá mais o aperto necessário pro contato ser bom...

Postado

@Allexpeare bem melhor, mais ainda tá muito absurdo esse hotspot, vê se tu n esqueceu de colocar nenhum thermalpad quando trocou a pasta termica, ou colocou no lugar errado, ou se precisam de alguma limpeza tb

se você vai deixar sem o vidro frontal, tira a fan de cima e bota na traseira (lá ele)

• Mr. Caio Augusto alterou o título para AMD Ryzen 5 5600 a 95ºC e Hotspot da Radeon RX 6600 a 110ºC, o que fazer?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!