Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, estou com uma questão no computador do meu afilhado que montamos aqui pelo fórum

De tempos em tempos, ele não liga com as memórias em 6400mhz(OC) ( 32 GB Lexar ARES (2x16) )

Quando reseto a BIOS, ele liga e funciona normalmente, porém as memórias são reconhecidas como 3200mhz.

Em seguida reinicio e altero para 6400mhz, neste momento, ele demora uns 20 minutos para aparecer o logotipo e opções da BIOS (ele fica ligado mas sem vídeo).

Após ligar, ele funciona normalmente com as memórias em 6400mhz. Alguns dias depois, volta a não ligar, necessitando refazer o processo. 

Obs1: Neste mesmo período onde funciona em 6400mhz, ele trava, desliga ou reinicia sozinho em alguns momentos.

Como teste, resolvi resetar e deixar em 3200mhz, funcionou normalmente por uns 10 dias.

Porém, durante uma partida online de GTA V, ele travou, desconectou do game, fechou tudo e informou que não havia memória suficiente para a aplicação.

Obs2: Havia espaço livre no M.2, as memórias constavam com 30% de uso e temperatura em 68º.

No dia seguinte, durante uso normal na internet, ele não abriu uma página no Edge, informando: "memória insuficiente para abrir essa página", atualizei e ela abriu normal.

Tenho a impressão que poderia ser um erro das memórias ou placa-mãe.

Obs3: No site da ASUS, informa que a memória compatível com a placa é 16GB LEXAR LD5EU016G-R6400GD0A XMP e esta em questão é LD5EU016G-R6400GDLA DDR5

A configuração é:

Ryzen 7 8700G - 8-Core, 16-Threads, 4.2GHz (5.1GHz Turbo)

ASUS TUF GAMING A620M-PLUS AM5 DDR5

32 GB Lexar ARES (2x16) LD5EU016G-R6400GDLA DDR5, CL32, U-DIMM XMP

SSD Lexar NM800 Pro 7450 MB/s / 3500 MB/s - M.2 2280 PCIe NVMe

Water Cooler Thermalright Aqua Elite V3

Fonte Cooler Master MWE 700, 700W, 80 Plus ACAAB-BR

Filtro de linha DPS Clamper

Desde já agradeço e desculpem a grande explicação.

• Membro VIP
Postado

Olá @dxdudex

Seu problema pode ser por conta do limite de frequência que seu processador suporta. 

https://www.amd.com/pt/products/processors/desktops/Ryzen/8000-series/amd-Ryzen-7-8700g.html

Na opção "conectividade", há a informação de que seu processador suporta até 1x2 5200Mhz, ultrapassar esse limite pode ocasionar em mau funcionamento da máquina, ou até mesmo o não funcionamento da mesma, dependendo da configuração da máquina. 

Tente retirar a pilha de sua placa-mãe, para resetar completamente todas as configurações de sua BIOS para padrão, e tente deixar a frequência de sua memória para automático, ou então, teste utilizar somente até onde seu processador suporta, e veja se o problema continua. 

Caso minha explicação lhe ajude, volte aqui e conte como foi, para ajudar mais pessoas que possam estar com o mesmo problema, ou caso isso ainda não resolva, não se preocupe, mais pessoas poderão lhe apresentar outras melhores soluções! 

• Curtir 2
Postado

Agradeço pelas respostas.

@J.Augusto F BIOS atualizada até a última versão estável e o mesmo problema ocorre com apenas um pente.

@Vitoria Gabriela Interessante sua constatação, não havia notado isso. Na realidade nos baseamos apenas aqui pelas sugestões do fórum e por alguns vídeos de testes em jogos, onde o pessoal utilizava o processador com diferentes frequências de memória até 8000mhz (link)

Sobre o reset, eu fiz e deixei no automático/padrão (Havia informado errado no tópico, ela reconhece como 3600mhz, não 3200mhz.)

O computador funciona por alguns dias até, porém depois começa a fechar os games informando que não tem memória suficiente para a aplicação.

E em alguns momentos, não abre a página da internet informando que não há memória suficiente.

• Membro VIP
Postado

Entendo, realmente sua situação é de se quebrar a cabeça. 

Eu não vi você citando, mas você fez teste de estresse nas suas memórias? Pode ser algum mau funcionamento de alguma delas ou das duas, tente baixar algum programa para teste e veja se ao estressar elas, ocorrerá alguma reação que você citou anteriormente. 

• Curtir 1
Postado

@Vitoria Gabriela Não realizei este teste, até pensei em algo que pudesse testar peça por peça, mas não conheço nenhum programa certo para isso, principalmente para memória. Teria algum para indicar?

Postado

@Vitoria Gabriela @CristianCDS Obrigado pelo link 😄

Atualmente as configurações estão na padrão e memórias em 3600mhz, deixei o teste rodando por 1 hora, não apresentou erros. 

Vou reiniciar e deixar as memórias em 6400mhz, daqui uns 20-30 minutos (literalmente) quando ele ligar eu refaço o teste rsrs.

Assim que pronto, retorno aqui.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...