Ir ao conteúdo

Saindo de plataforma AM4 e indo ao AM5

Ir à solução Resolvido por G4R0D,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, gostaria de saber se vale a pena ir de Ryzen 7 8700G ou outro melhor que ele na plataforma AM5, tendo em vista que a priori eu ainda não vou comprar a placa de vídeo, então não sei se valeria a pena pegar uma 8700G ou já ir pra um sem placa dedicada e mais a frente pegar uma placa e se sim qual seria a melhor opção? Levando em conta o valor de 2k(valor atual do 8700G)

Postado

Acho que é mais uma questão de orçamento, ainda acho a diferença de preços em RAM e CPU altos se já tem uma plataforma AM4.

Diga sua config atual AM4, se for com vídeo integrado, por 2K acho muito mais viável investir em uma VGA dedicada, ganhará mais.

Se for migrar acredito que investirá muito mais que os 2K, talvez uns 4K a 5K em AM5

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Yan2K disse:

Levando em conta o valor de 2k(valor atual do 8700G)

Ryzen 8700G não esta custando R$ 2.000,00 tem por R$ 1.799,99.

Se não vai comprar uma GPU é o que tem, ou uma das versões mais capadas - 8600G, 8500G.

Postado

@Yan2K ql sua config am4? pra ver se realmente compensa ir pra am5 por agora, porque o investimento é "alto" tem q ver se o retorno de ganho em desempenho vale a pena

e ql seu orçamento total? e ql pagamento em pix ou parcelado? porque isso muda muito, o cpu de 1,8 vira 2,2 a depender da forma de pagamento

• Membro VIP
Postado

@Yan2K Bom dia bem vindo.

Não sei qual seu processador AM4 atual, mais não vejo necessidades de sair desta plataforma para ir para AM5.

Como o pessoal falou esse investimento é alto e o resultado o desempenho do PC tem que ser na mesma proporção do seu investimento.

A plataforma AM4 ainda existem muitos processadores forte e se você partir para AM5 dependendo você tera de 15 a 30% a mais, gastando uma bela grana.

Como no vídeo abaixo, nos dias atuais de uma geração e outra, teve sim aumento de desempenho, mais não foi aquela diferença gigante de no mínimo 40% que realmente fazia valer a penas o alto investimento.

Exemplo, meu PC da assinatura, o anterior a ele, eu havia montado ele em 2012 a diferença de desempenho foi muito grande e o investimento foi caro (placa-mãe 1300 reais do chines, processador 1400 reais do chines, memória RAM 750 reais , gabinete 300 reais , SSD 300 do chines, WC 600 reais  foi uns 4,5 mil reais mais ou menos) que valeu a pena.

Postado

@PedraX e os outros que perguntaram também, minha configuração de AM4 atual é dos primeiras gerações Ryzen 5 3600... Ele e minha placa de vídeo são bem antigas, uma GTX950. Aí faria o up e a placa de vídeo por final, quando acabasse de pagar o restante 

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Yan2K disse:

@PedraX e os outros que perguntaram também, minha configuração de AM4 atual é dos primeiras gerações Ryzen 5 3600... Ele e minha placa de vídeo são bem antigas, uma GTX950. Aí faria o up e a placa de vídeo por final, quando acabasse de pagar o restante 

Se o seu objetivo for jogos eu faria upgrade de placa de vídeo, por exemplo se você sair da GTX 950 e ir para RTX 2060 por exemplo, o investimento não seria um rim e a diferença de desempenho seria muito grande, mais que o dobro gastando menos de 1600 reais.

Isso foi só um exemplo, existem placas de vídeo mais custo-benefício do que a RTX 2060.

• Obrigado 1
Postado

Se for uma integrada de 3a geração, pe 3200G ele vai ficar meio limitado para uma placa de vídeo mais moderna, tipo uma 3060 ou mesmo uma 4060, mas mesmo assim valerá mais a pena.

Aí faça as contas, se puder ir para AM5 será melhor, mas se puder investir a grana em uma placa de vídeo acho que será mais custo-benefício

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico Não seria apenas jogos, trabalho com web design. Programas da Adobe estão pesando muito, jogos seriam um a mais nisso tudo. Por isso quero ir pra um processador novo, mas tipo na linha AM5 qual seria melhor? Entre o 8700g e outro? porque pronto a placa-mãe eu achei uma de 600 pelo ali, bem boa até B650M e as memórias achei um Kit 6000mhz da corsair por 800, do outro PC consigo usar a fonte e o wather cooler... O restante venderia, minha maior dúvida é qual processador escolher e porque

Postado

@Yan2K 600 no ali, esse valor é com impostos e frete já?

se você vai montar um pc e qr recomendação de peça você precisa falar seu orçamento total e forma de pagamento disponível, pra poder ajudar qm qr montar o melhor kit dentro da sua possibilidade

a cpu q você qr, a placa-mãe mais barata q vai lhe permitir suportar essa cpu e fazer upgrade no futuro, e 2x16gb de DDR5 (acima de 4.8mhz o ganho de desempenho é minusculo ainda mais quando se compara preço)

na pichau o kit ficaria assim:

image.thumb.png.64eb12a6decc7f6ff9fc0fb88728b623.png

na kabum:

image.thumb.png.9f2bcc004b55e0f856ae0a53bf08be61.png

super lhe recomendo comprar nacional q vai conseguir suporte mais fácil se vier a precisar, acionar a garantia pelo aliexpress é bem complicado.

Postado

@G4R0D @G4R0D Deu entorno de 980 placa-mãe + M2 de 512GB, uma placa bem boa e com botão BIOS update caso seja necessário(valor já com imposto) peguei na promoção e com alguns cupons. Mesma placa com as mesmas especificações no BR ficava em torno de 1400 só a placa... Agora o processador é o que me faz ficar na dúvida mortal, tendo em vista q vou pegar um RX7600 mais a frente 

Postado

@Yan2K eu iria de 7600 diferença de 25% de valor pra 5-15% de ganho de desempenho, lembrando q am5 todos tem gpu integrada, o G no modelo é só pra dizer q o desse em especifico vai ser um pouco melhor, mas nada impede de você usar a sua 950 até comprar a nova

Postado
2 horas atrás, Yan2K disse:

porque pronto a placa-mãe eu achei uma de 600 pelo ali, bem boa até B650M e as memórias achei um Kit 6000mhz da corsair por 800

Eita ! Se esses são os preços nominais pode multiplicar o preço final por 1,9 porque os impostos dão mais ou menos 90%, e tem o problema das garantias.

Postado
4 minutos atrás, Yan2K disse:

O que acha do 7 7700? No ali tá com promo e ele sai a R$1800 já com impostos e tudo...

Esse aí não tem GPU integrada. Seja realista, porque já passou bastante do orçamento.

Isso porque ainda tem GPU, MB e RAM para comprar.

Postado

@PedraX Mas o orçamento para o processador é em torno dos 2K, a única questão que pega mesmo é essa de um ter APU e outro não... Muito difícil escolher kkkkk, e a MB eu já comprei, paguei 799 nela pelo ali já com impostos e tudo, memórias ram vou importar pela Amazon achei 32gb por 888, garimpando em todo canto kkkk

• Solução
Postado

@Yan2K 7700 tem gpu integrada

image.thumb.png.dcd6bd026046a1dd25cae25aa72944a7.png

to ficando preocupado contigo, tu é um apostador viciado? ou só gosta de rasgar dinheiro? prefere comprar pelo aliexpress sem garantia e sem saber se vai receber em 5 dias ou nunca ver o produto, se vai receber um item quebrado, sendo que tem excelentes opções pela mesma faixa de preço ou até menos já em lojas nacionais? aliexpress hj só serve pra cacarecos q você n vai encontrar facilmente em qq camelô, ou itens q já estão no brasil e no mercado nacional é 3x mais, como impressoras 3d ou gravadoras laser, de informatica n consigo pensar em um item (q n sejam fans e RGB) q realmente n vá achar valor similar ou melhor no brasil

só ressaltando, o 8700g é melhor q o 7700 e o @1lokos lhe mandou até link da oferta com o mesmo valor do q você quer comprar na china.

Postado

@G4R0D Então show, vou comprar o processador 8700g pela Amazom porque ganho uns pontos e a memória RAM também, eles entregam pelo prime é bem safe... placa-mãe ja foi, peguei ela pelo ali porque era o que cabia e tinha visto alguns reviews bem legais sobre ele tbmm. Mas no mais obrigado pessoal, esclareceram muitas dúvidas e mostraram vários pontos que eu ainda não sabia 😉😅

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!