Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei esse SSD e ele diz que é 6000mb/s de leitura e 4000mb/s escrita, porém, fui fazer o teste agora e deu esses valores. A leitura do SSD se encontra muito baixa, poderia ser algum problema na estrada ou alguma limitação da placa-mãe? 
placa-mãe: A320M-SH2 GIGABYTE 
Processador: R5 5600G

ssd.png

• Membro VIP
Postado

@LucasKg1 Sua placa-mãe e seu processador são limitados a PCI-E 3.0, então não chegaria mesmo a esses valores. Ainda assim, deveria ser bem mais do que está aparecendo. Pode ser que esteja operando em uma versão mais baixa do pci express ou com menos pistas pci-e.

• Curtir 1
Postado

@Pedro Math.pi

Eu entendo a placa-mãe limitar e o processador também, porém não era para estar rodando com uma leitura tão baixa. Eu realmente não faço ideia do que possa ser, tentei colocar outra iso do win10, mas continua dando o mesmo 

Marcar como solução

• Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, LucasKg1 disse:

@Pedro Math.pi

Eu entendo a placa-mãe limitar e o processador também, porém não era para estar rodando com uma leitura tão baixa. Eu realmente não faço ideia do que possa ser, tentei colocar outra iso do win10, mas continua dando o mesmo 

Marcar como solução

Tarde

Abra o programa cristal disk info e veja qual velocidade está se comunicando o slot M.2, provavelmente deve estar PCI-E 3.0 x1 ou x2 ou até x4.

CrystalDiskInfo.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@LucasKg1 Bom dia

13 horas atrás, LucasKg1 disse:

@Edvaldo J. Frederico Boa tarde! Tem algo de anormal? Visualmente eu não sei dizerimage.png.e582ecce2348a80f9bb8fac5651c0af7.png

Foi o que eu imaginei o problema está na sua placa-mãe, este SSD suporta até o padrão PCI-E 4.0 na velocidade de x4 de comunicação, porém a sua placa-mãe está limitando ao padrão PCI-E 3.0 a 1x.

Com essa placa-mãe e esse processador você não vai alcançar os 6000Mbps, mais 4000Mbps na teoria você vai alcançar, e na pratica vai chegar a uns 3890Mbps.

mb_nvme.jpg

20eff69d-a511-428d-b463-4d8b72662db9.__C

Eu não tenho nem um placa-mãe da gigabyte aqui comigo para te mostrar onde você precisa alterar a velocidade de comunicação.

Mais você precisa procurar a opção "Advanced > M.2 PCIe Bandwidth Configuration" que provavelmente deve estar em x1 só mudar para x4 ou AUTO e depois mandar salvar.

img.jpg

Se não resolver você pode também atualizar a BIOS da placa-mãe.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, LucasKg1 disse:

@Pedro Math.pi Sabe qual placa-mãe seria o ideal para alcançar a leitura de 6000MB/s?

Boa noite

Você precisa de uma placa-mãe que o slot M.2 PCI-E 4.0 e o processador também precisa suportar PCI-E 4.0.

Exemplo: A maioria das placa-mãe B550 e processadores série 5000 dos Ryzen 5 e 7 sem vídeo integrado te garante chegar nos 6000Mbps.

No uso geral a placa estar rodando a PCI-E 4.0 e 3.0 não fara tanta diferença.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...