Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

1 - Que marca/modelo de celular comprar? Qual é o melhor custo-benefício? Samsung? Iphone? Xiaomi? Huawei? Lenovo? Motorola? Outra marca/modelo?

Pré-requisitos:

Tela de NO MÀXIMO 6,2 polegadas. Pode ser um pouquinho menor mas não muito menor.

Dual Sim.

5G.

128GB de armazenamento NO MINIMO. Pode ter mais.

Durabilidade (funcionar 100% até) de NO MÍNIMO 5 anos.

Meu celular atual:

Samsung Galaxy S20

Comprado em:

04/03/2021 (há quase 4 anos).

Ele funciona 100% aparentemente mas teve UM GRANDE BUG em 30/06/2023 (Cerca de 2 anos e 4 meses da compra do celular). Vou explicar o BUG:

Relatei ao suporte da Samsung a seguinte mensagem:

"Muitas vezes quando eu desligo o celular Galaxy S20 128GB (deixar no modo stand-by) e ligo novamente a tela fica toda branca e piscando com linhas horizontais verdes e coloridas bem leves passando de cima pra baixo (acho que isso que faz ele piscar). Daí pra entrar na tela normal eu aperto vários botões laterais, o central e os dois do volume várias vezes com inúmeras combinações pra voltar a tela normal até que consigo. Mas depois de botar no stand-by de novo muitas vezes o problema volta... Já formatei o celular duas vezes e não adiantou. Na primeira vez demorou pra voltar o problema e só voltou quando eu atualizei o software (sistema) do aplicativo... Estou achando que o problema é com a atualização mais recente do Android. Na segunda vez eu não atualizei, mas deixei o celular parado por 1 hora e ele atualizou automaticamente. Só depois disso voltou o problema. A atualização é: Versão do One UI: 5.1. Versão atual: G980FXXSHHWEB / G980FOWOHHWE6 / G980FXXSHHWE5. Nível do patch de segurança: 1 de junho de 2023."

O problema não era com a atualização. Eu formatei um celular umas 7 a 10 vezes! E só depois que eu não instalei um antivírus pago que eu uso e também o MBAM é que o problema foi resolvido. Acabei instalando o antivírus de fábrica do celular, que é bom e é de graça. Assim o problema foi resolvido:

Consertou completamente em 16/07/2023. Depois de várias formatações. E a não instalação do antivírus pago e MBAM.

18/07/2023 Pequena recaída de 1 segundo no standby.

20/07/2023 Recaída de 10 segundos no standby.

01/08/2023
Consertou completamente de novo aparentemente. Cerca de uma semana sem dar nenhum pau.

28/08/2023
Cerca de 1 semana sem dar NENHUM pau.
Antes deu poucos paus, 1 irrelevante e 2 que atrapalharam ao travar a tela mais de 1, 2, 3, 4 ou 5 minutos. Resolvi só clicando na tela repetidamente e rapidamente, digitando caracteres quando possível (o som entregou).

30/08/2023
Recaída de 3 segundos ao ligar saindo do stand by. 

02/09/2023
Recaída de uns 2 a 3 min ao ligar saindo do stand by ao retirar o cabo do carregador.

23/09/2023
Nenhum pau mais desde 02/09.

02/10/2023
Pequeno pau.

Como  vocês podem ver consegui consertar o problema em 16 dias. Mas ele teve algumas recaídas e voltas e só consertou totalmente em 3 meses e 2 dias. Quando "miraculosamente" o problema sumiu. Desde desse tempo já se passaram 1 ano, 4 meses e 19 dias e o celular aparenta funcionar 100%.

Gosto dessa marca/modelo. Já estou habituado a lidar com ela.

2 - Mas, será que vale a pena comprar outro da mesma marca e correr esse risco de ter um bug semelhante de novo?

Parece que a Samsung só cobre o conserto por 12 meses e após esse período se der pau o cliente tem que pagar o conserto. Que eu saiba o Iphone dá o conserto como cortesia por um período bem maior (Será que 5 anos?).

3 - Já li que as fabricantes de celular deixam de fazer as atualizações mais importantes depois de um tempo. 3 anos, 5 anos (Iphone). Isso confere? E isso vale a partir da data do lançamento do modelo ou a partir da data de sua compra? Por exemplo, se eu comprar de novo um Samsung Galaxy S20 ele terá mais 3 anos de atualizações ou ele não terá mais atualizações importantes pois ele foi lançado há mais de 3 anos? Quero um celular de no máximo 3 mil, os novos são muito caros. Se eu pegar um modelo mais em conta como fica a questão das atualizações?

https://www.tudocelular.com/ASUS/noticias/n186060/quanto-tempo-atualizacao-cada-fabricante-celular.html

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2019/11/02/celulares-so-recebem-atualizacao-de-sistema-por-alguns-anos-e-fabricantes-omitem-detalhes.ghtml

Postado
1 hora atrás, dlinknet disse:

2 - Mas, será que vale a pena comprar outro da mesma marca e correr esse risco de ter um bug semelhante de novo?

Infelizmente no segmento em que os Samsung S2X estão inseridos não há boas alternativas com a mesma relação custo/performance/suporte. Tirando os preços absurdos no lançamento, eles tem mantido a tradição de ter um preço atrativo alguns meses depois.

Minha esposa tem um S23 a quase 2 anos e é só alegria. Tanta que eu provavelmente irei de Samsung na minha próxima troca de celular... mesmo que isso me custe o bootloader desbloqueado, o root, e as ROMs customizadas que já usei por 10 anos nos meus últimos 3 celulares.

O penúltimo alias, hoje está com meu filho. É um celular de 2019 rodando Android 15. Quantos celulares de 2019 rodam Android 15? Heh... é... uma das vantagens de poder usar ROMs customizadas. Uma pena que um dos maiores representantes no mercado, a Xiaomi, deixou ter ter valores atraentes para celulares no mesmo segmento que os Samsung S2X.

E quanto aos iPhones, a histórica larga vantagem de performance se foi... mas ainda assim tem quem prefira, mesmo com o produto tendo uma relação custo beneficio bem judiada. É gosto pessoal basicamente.

• KairanD alterou o título para Recomendação de smartphone de até 6.2" que dure pelo menos 5 anos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...