Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso formatar meu pc, e tenho um pendrive com a iso do windows 10 instalado, mas queria saber se não vale a pena migrar para o windows 11.

Não sei se isso interfere de alguma maneira, mas meu pc é um r5 5600, rx580 2x16gb ram 3200mhz, SSD 240gb, SSD 120gb e HD 1tb.

• Moderador
Postado

@Jotasso Vá para o windows 11  24H2.  Isso porque inevitavelmente em outubro deste ano,  será obrigatório migrar para o windows 11. A Steam tem possibilidade parar de funcionar no windows 10 em pouco tempo(provavelmente o mesmo fim que teve o windows 7 e 8).  Até então eu tinha preconceito com o Win11... acostumado com o 10, porém  fiz a migração a alguns dias e até que eu gostei. 

Não precisei nem fazer uma instalação limpa, (embora seja interessante e recomendado), segui os passos que a própria Microsoft instruiu... e eu consegui migrar sem perder nada, nenhum arquivo e nenhum programa! 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Jotasso disse:

Preciso formatar meu pc, e tenho um pendrive com a iso do windows 10 instalado, mas queria saber se não vale a pena migrar para o windows 11.

Não sei se isso interfere de alguma maneira, mas meu pc é um r5 5600, rx580 2x16gb ram 3200mhz, SSD 240gb, SSD 120gb e HD 1tb.

Boa tarde.

Apesar de saber que o suporte oficial do Windows 10 acaba em alguns meses, eu, particularmente, não vejo essa situação com tanto alarde quanto a mídia especializada, ou boa parte dos outros colegas aqui no Clube.

Bom, importante salientar que, depois de extensivos testes de desempenho e estabilidade que eu mesmo fiz com os dois sistemas, tudo o que eu vou dizer é minha opinião, baseada nessas experiências (dos últimos 5 anos, mais ou menos).

A escolha de um Sistema Operacional, por quem entende minimamente do assunto, normalmente é ditada por 5 aspectos básicos: CompatibilidadePraticidade, Segurança, Estabilidade, e Performance. Em cada um deles, ambas as versões de Windows apresentam vantagens e desvantagens.

Pra encurtar a ópera, e explicar melhor depois caso necessário, a contagem no momento está 4x1 nos meus testes, isto é, Windows 11 ganhando em segurança (por causa do suporte oficial mais longevo), e o Windows 10 ganhando nos outros quatro aspectos, até o momento.

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Windows 10 ganhando nos outros quatro aspectos, até o momento.

Testei diversos jogos no Win 11,  não senti diferença pro 10 em relação aos jogos.  desempenho praticamente o mesmo. A única diferença que eu senti foi uma leve incompatibilidade com o app de audio da realtek, que o app si, não alterava as configurações,  mas mexendo no próprio windows, funcionou, no caso as configurações de equalizador e intensidade de audio, definindo diretamente nas propriedades do audio funcionou, pelo app não,  fora isso,  todos meus programas foram compativeis, e inclusive apps mais antigos, também foram compativeis.  ( o app da realtek HD é ruim mesmo)

Dado o relato, não vejo motivos para ficar no windows 10.  embora ele seja mais "comum" na maioria dos PCs,  o que mais leva a migração é por causa da Steam.  Vai encerrar o suporte ao Windows 10, em outubro, ou talvez possa extender um pouquinho mais... mas o fim vai ser o mesmo que o windows 7 e 8, perder o suporte.  ( se é verídico ou não, não vou pagar para ver.  kkkk  de qualquer forma, gostei do win 11 atual.  a 24H2 realmente está legal.. afinal esperei  praticamente 5 anos, para o sistema se consolidar e ter um polimento melhor, der algum problema, é só reverter pro 10 de volta !)

Sem contar, que se aproveitar agora, ate antes de outubro, a migração pro win11 é 100% gratuito garantido.  Após, é bem possível que tenha alguma cobrança. Então.. porque não migrar logo?   

E outra,  se escolher migrar do 10 pro 11, usando a instrução da própria Microsoft, ainda tem possibilidade de reverter para o windows 10 depois, pelo menos nos próximos 10 dias você consegue reverter sem perder nada. 

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 21/02/2025 às 17:48, DiF disse:

Testei diversos jogos no Win 11,  não senti diferença pro 10 em relação aos jogos.  desempenho praticamente o mesmo.

Isso depende, dentre outros fatores, de qual a sua CPU e GPU, principalmente.

Não é necessário o teste com hardware muito mais antigo para constatar isso, mas, me atendo aos processadores Intel de 10ª e 11ª Geração, por exemplo, e os Ryzen de séries anteriores a 6000 (porém não tão mais velhos), a diferença aí fica um pouquinho mais perceptível.

Hardwares High End, com placas de vídeo dedicadas, muitos núcleos físicos em processador e boa quantidade de RAM em Dual Channel, também devem ter overhead suficiente para perceber pouquíssima mudança em jogos, mas os problemas que normalmente acometem essa classe de clientes são de outras vertentes, comumente mais associadas ao uso cotidiano do que jogos em si: travamento do Windows Explorer, CPU em 100% em idle, sobrescrita de drivers atualizados por drivers mais antigos, rastreamento de uso mais intensivo e maior quantidade de anúncios em várias partes do sistema (como o Menu Iniciar e a tela principal de Configurações) são os mais comuns.

• Moderador
Postado
6 minutos atrás, Gabriel U disse:

mais associadas ao uso cotidiano do que jogos em si: travamento do Windows Explorer, CPU em 100% em idle, sobrescrita de drivers atualizados por drivers mais antigos, rastreamento de uso mais intensivo e maior quantidade de anúncios em várias partes do sistema (como o Menu Iniciar e a tela principal de Configurações) são os mais comuns.

Isso depende da atualização apresentando problemas do windows.  Vou usar como exemplo a KB5052093 que foi soltada a algumas semanas atras. Ela quebrou o windows 11 24H2, justamente esse sintoma que você mencionou. explorer travando, cpu em 100% e etc  travadeira total, contúdo deixo uma ressalva que esta atualização apresentando problemas faz parte da prévia da insider que veio como "opcional"  e muita gente tem a opção de  "baixar e instalar automaticamente" ativada.  Essa atualização realmente veio apresentando problemas e não deve ser instalada e quem instalou precisa desinstalar.  Ela será reposta novamente na 2ª terça-feira do mês e ela não vai ser opcional, pois vai ser a oficial corrigida.  
EU particularmente não instalei a opcional e não tive quais quer travamentos o uso do meu processador é baixo cerca de 6 a 8% na maior parte to tempo. não tenho quaisquer propaganda no menu iniciar, porque desativei todas. tudo isso pode ser feito,  inclusive,  se o usuário quser,  pode entrar nas opções avançadas e ativar a opção para "obter desempenho máximo" claro que vai ficar um poquinho mais feio o windows, tirando as animações, esmaecimentos, sombreados dos icones e etc..  mas dá um ganho de desempenho maior.   então não vejo desculpas por não usar a 24H2.   e como eu disse, meu hardware já não é "potente" e já esta datado.. usando um Ryzen 5 2600,  RTX 2060, e apenas 16Gb de memória,  meus jogos rodam muito bem, bem lisos por sinal, e combinando com lossless scaling, fica ainda melhor. 

NO uso do cotidiano, esta extremamente liso e confortável.  Querendo ou não, em Novembro os usuários serão obrigados a usar a versão 24H2, já que a 23H2 vai ser descontinuada, e  o windows 10 em outubro vai perder o suporte( sem atualização, risco maior)  
Enfim,  o ideal é sempre se manter atualizado para evitar problemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...