Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No mês passado, meu computador apresentou telas pretas aleatórias durante o marvel rivals. No entanto, isso só ocorria nesse jogo, nunca em outros. Achei que pudesse ser algo relacionado a ele, então tentei várias soluções e, aparentemente, o problema parou. Quatro dias atrás, as telas pretas voltaram ao abrir o rivals. Fiz o que eu achava ser o problema, encaixei bem o cabo PCI-e e o problema parou, ficando assim até ontem. Usei o computador o dia todo durante o trabalho, mas, à noite, quando fui abrir o jogo novamente, a temida tela preta apareceu logo ao abrir o marvel. Reiniciei o computador e outra tela preta apareceu logo após o carregamento do Windows (isso só aconteceu uma vez até então). Quando tentei reiniciar novamente, o computador não ligava direito.

Agora, o computador liga, mas não dá boot. As LEDs do CPU fan e dos fans acendem, mas as do teclado e do mouse permanecem apagadas. Após várias tentativas, ele ligou uma vez, mas logo apagou, logo depois de entrar no Windows. Achei que poderia ser a fonte, pois a minha era antiga. Comprei uma fonte Gamdias Cyclops pela Amazon, pois a entrega era no dia seguinte, mas o problema persiste. A diferença é que, agora, às vezes ele liga, mas desliga logo depois que abro qualquer jogo. Consigo usar o Discord, o Chrome, assistir filmes e stream em 60fps ou 4K normalmente, sem a tela apagar. No entanto, ao abrir qualquer jogo, a tela apaga imediatamente, em questão de segundos, e às vezes o jogo nem chega a carregar.

Coisas bizarras que aconteceram: a sys fan(que, no caso, é o exaustor) acende, começa a girar e depois paraa durante o boot. Quando a tela apaga, às vezes o computador não faz o boot e é necessário esperar um tempo até que ele fique normal. É uma verdadeira roleta russa, onde não sei se o computador vai ligar ou não. Se eu baixar o clock da gpu as telas pretas demoram pra acontecer...

O que tentei e não resolveu:

- Fonte nova: comprei uma Gamdias Cyclops na Amazon só para testar, pois a entrega era rápida.
- Limpeza leve.
- Temperaturas normais: 50°C para a GPU e 60°C para o CPU.
- Testei as memórias, uma de cada vez, trocando os slots, mas sem sucesso.
- Testei outra placa de vídeo, mas ela é mais antiga e pode estar com defeito, o que é bem provável, devido ao detalhe que vou mencionar a seguir.
- Formatei o pc
- Passei ddu, instalei drivers antigos, depois repetir o processo com drivers antigos
- Clear cmos

Detalhe importante: Moro em frente à praia, e a maresia aqui é muito intensa. Eu costumava trocar a placa-mãe a cada 1 a 2 anos, porém, essa parece estar normal em relação a maresia, mas não consigo fazer as medições.

Config:
placa-mãe: A320m Gigabyte
CPU: Ryzen 5 5600
GPU: RTX 3060
RAM: 16GB (2x8GB) Corsair
Fonte: Corsair CX 600 (antiga), Gamdias Cyclops (nova para teste)

• Kygo alterou o título para Tela preta assim que abre um jogo
  • J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 3060 dando tela preta quando muito exigida

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...