Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo certo ?
Então, a alguma meses atrás eu tinha um fan conectado no pwm da placa-mãe (só tem um pwm), notei que o fan de trás que estava nesse pwm ficava em 100% o tempo todo, aí pensei, deve ser problema no fan né, aí beleza, comprei 6 fans de 3 pinos+molex, e uma controladora com 8 portas, meu intuito era ter mais portas pra por fan, por mais que os 6 fans que comprei não tem como controlar velocidade por ser 3 pinos. beleza, hoje limpando o pc eu botei um fan 4 pinos pwm zero que tenho aqui só pra testar e pra minha suprema fica o tempo todo em 100% também, o que me leva a conclusão que ou é bug na placa-mãe ou deu defeito do pwm da placa-mãe, mexi na BIOS pra lá e pra e nada. Isso dá defeito assim ??

O engraçado que o cpu fan que também não deixa de ser pwm funciona normalmente e controla a velocidade dos fans do wc conforme a temperatura aumenta, no CPU fan uso meu wc de 240mm com as fans em conectados em cascata, no cha fan 2 que é de 3 pinos uso a bomba do WC, cujo fica o tempo todo em 100% como tem que ser já que é de 3 pinos esse conector da placa-mãe e 3 pinos não tem controlador de vencimento, pois a placa-mãe tem somente 1 conector pwm que está conectado a controladora de fans que é alimentada por cabo sata da fonte. Enfim, Isso não tem concerto né ? Creio que vou ter que comprar outra placa-mãe se um dia eu comprar fans para o gabinete que sejam pwm

EDIT:

Já que esse conector pwm da placa-mãe não tá funcionando, eu posso pegar o cabo extensor que liga minha controladora, retirar os fans do wc que está direto no cpu fan e ligar tudo na controladora?? Resumindo, posso ligar a controladora pwm no CPU fan e ligar os fans do CPU e gabinete tudo junto ???a controladora é alimentada pela fonte por cabo sata

• Membro VIP
Postado

@lucas bueno Tarde

Qual a configuração do PC?

O CPU Fan na maioria das vezes ele altera a rotação da Fan de acordo com a temperatura da processador, agora o SYS Fan na maioria das vezes por padrão o mesmo sempre estará a 100% o tempo todos, mais para isso basta entrar dentro da BIOS e criar um perfil.

A minha placa-mãe por exemplo eu liguei 5 fans independentes (4 delas com fan PWM de 4 pinos e uma com conector de 3 pinos) e com perfil bem baixo e quando o processador aquele automaticamente todos as fans aumenta seu RPM.

E são apenas as fans de 4 pinos que possui PWM, os modelos de 3 pinos o terceiro pino é apenas sensor de rotação.

E algumas placas mães você precisa identificar na BIOS se o cooler é do tipo normal com 2 ou 3 pinos onde o controle de rotação é feito alterando a tensão de alimentação, ou fan de 4 pinos onde o quarto pino é que fan o controle da rotação.

image.thumb.png.47cdb6bebf38c3d735f6569dd4b4d915.pngimage.thumb.png.a616c44e55c1629a460bc86e037c9d02.png

image.thumb.png.159e831fb0ee9323295570a78b68775a.png

• GabrielLV alterou o título para Conector PWM da placa-mãe não controla velocidade dos fans, o que pode ser?
Postado

Minha config é rx 6700xt+16 de ram+ placa-mãe ASRock b450m pro4-f

Então. Aqui tem entrada cpu fan, que está funcionando normal, tem a entrada cha fan de 3 pinos que está a bomba do water cooler, como essa não tem controle de fan por ser 3 pinos a bomba está no máximo o tempo todo, que é 2100rpm, acontece que a entrar cha fan 1 que é de 4 pinos não está funcionando mais o controle de fan, não sei se queimou algo nele ou sei lá, na verdade isso já está faz meses assim. Eu queria saber se posso retirar os fans do water cooler direto da CPU fan, ligar o cabo da controladora no CPU fan, e depois na controladora ligar os fans do water cooler e os demais do gabinete, pois tenho mais fans aqui parado de 4 pinos. A controladora é alimentada pelo sata da fonte 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, lucas bueno disse:

Minha config é rx 6700xt+16 de ram+ placa-mãe ASRock b450m pro4-f

Então. Aqui tem entrada cpu fan, que está funcionando normal, tem a entrada cha fan de 3 pinos que está a bomba do water cooler, como essa não tem controle de fan por ser 3 pinos a bomba está no máximo o tempo todo, que é 2100rpm, acontece que a entrar cha fan 1 que é de 4 pinos não está funcionando mais o controle de fan, não sei se queimou algo nele ou sei lá, na verdade isso já está faz meses assim. Eu queria saber se posso retirar os fans do water cooler direto da CPU fan, ligar o cabo da controladora no CPU fan, e depois na controladora ligar os fans do water cooler e os demais do gabinete, pois tenho mais fans aqui parado de 4 pinos. A controladora é alimentada pelo sata da fonte 

Você não passou o modelo do seu water cooler, mais você pode ligar desta forma.

Estou usando desta mesma forma aqui e a temperatura e o silencio estão top.

Creio eu seu que seu water cooler seja de 240mm então nele vem dois cooler de 120mm, e neles você vai ligar um cabo Y igual da imagem e ligar no CPU fan.

D_NQ_NP_969876-MLB75435604220_042024-O.w

A bomba do water cooler você vai ligar no SYS FAN 2 que vi que usa padrão 3 pinos na sua placa-mãe.

Agora nos demais cooler do gabinete você vai ligar um outro cabo Y com a quantidade de cooler que você tem e ligue os cooler do gabinete no SYS FAN 1 que possui conector de 4 pinos.

D_NQ_NP_960925-MLB77749378975_072024-O.w

Agora entre na BIOS e procure pelo "Fan-Tastic Tuning" (a rotação dos cooler da para configurar até por dentro do windows é só instalar o programa da placa-mãe ASRock Motherboard Utility ver:3.0.504)igual o da foto e marque o modo silent e coloque o CPU FAN 1 em um perfil começando a partir de uns 25% da rotação começando em 50ºC mais ou menos, não sei se o seu processador é muito quente.

Agora o Chassis FAN 2 você pode criar um perfil igual do CPU FAN 1 ou deixar logo em 100%.

E por ultimo do Chassis FAN 1 você faz uma curva igual do CPU FAN 1 e mande salvar e veja se melhora o ruído.

ASRock-taichi-x470-bios-9.jpg

Postado

@Edvaldo J. Frederico é um Pcyes sangue frio 3 de 240mm. Acontece que a entrar 4 pinos cha fan 1 não está funcionando o controle de rotação, fica no máximo como se fosse 3 pinos, o pwm do CPU fan está funcionando normalmente. O que eu queria fazer era tirar os dois fans do wc que estão direto no CPU fan, pegar o cabo estensor da controladora pwm, ligar no CPU fan e ligar os fans do wc e demais fans tudo junto na controladora, queria saber se tem como e pode fazer isso de boas. 

5 minutos atrás, lucas bueno disse:

@Edvaldo J. Frederico é um Pcyes sangue frio 3 de 240mm. Acontece que a entrar 4 pinos cha fan 1 não está funcionando o controle de rotação, fica no máximo como se fosse 3 pinos, o pwm do CPU fan está funcionando normalmente. O que eu queria fazer era tirar os dois fans do wc que estão direto no CPU fan, pegar o cabo estensor da controladora pwm, ligar no CPU fan e ligar os fans do wc e demais fans tudo junto na controladora, queria saber se tem como e pode fazer isso de boas. Não dá pra ligar a controladora no sys fan 1 que tem 4 pinos porque como falei, não está funcionando o controle de fan nesse conector da placa-mãe. Não sei o motivo 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, lucas bueno disse:

@Edvaldo J. Frederico é um Pcyes sangue frio 3 de 240mm. Acontece que a entrar 4 pinos cha fan 1 não está funcionando o controle de rotação, fica no máximo como se fosse 3 pinos, o pwm do CPU fan está funcionando normalmente. O que eu queria fazer era tirar os dois fans do wc que estão direto no CPU fan, pegar o cabo estensor da controladora pwm, ligar no CPU fan e ligar os fans do wc e demais fans tudo junto na controladora, queria saber se tem como e pode fazer isso de boas. 

Bom dia

Você entrou na BIOS e procurou o "FAN-Tastic Tuning" como te falei, a BIOS vem configurado o SYS FAN como "Standard (padrão)" e o padrão o SYS FAN vai estar sempre em 100%.

Mude para Silent e veja se muda algo, se não fizer efeito atualize a BIOS da placa-mãe.

ASRock-taichi-x470-bios-9.jpg

image.png

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico bom dia, sim, a minha não tem essa opção, tem opção sys fan1 que é a entrada pwm que está em standart, posso mexer lá o que for que não altera nada. Mas com esse esquema aí ao invés de ligar a controladora no sys fan1 que a minha não funciona mais o controle, não posso ligar no CPU fan a controladora e ligar tudo nessa controladora?

9 horas atrás, lucas bueno disse:

@Edvaldo J. Frederico é um Pcyes sangue frio 3 de 240mm. Acontece que a entrar 4 pinos cha fan 1 não está funcionando o controle de rotação, fica no máximo como se fosse 3 pinos, o pwm do CPU fan está funcionando normalmente. O que eu queria fazer era tirar os dois fans do wc que estão direto no CPU fan, pegar o cabo estensor da controladora pwm, ligar no CPU fan e ligar os fans do wc e demais fans tudo junto na controladora, queria saber se tem como e pode fazer isso de boas. Não dá pra ligar a controladora no sys fan 1 que tem 4 pinos porque como falei, não está funcionando o controle de fan nesse conector da placa-mãe. Não sei o motivo 

Postado

@Edvaldo J. Frederico e a ver a versão da BIOS é a última que tem, porém beta.@Edvaldo J. Frederico bom dia, sim, a minha não tem essa opção, tem opção sys fan1 que é a entrada pwm que está em standart, posso mexer lá o que for que não altera nada. Mas com esse esquema aí ao invés de ligar a controladora no sys fan1 que a minha não funciona mais o controle, não posso ligar no CPU fan a controladora e ligar tudo nessa controladora?

11 horas atrás, lucas bueno disse:

Postado
Em 23/02/2025 às 17:29, lucas bueno disse:

EDIT:

Já que esse conector pwm da placa-mãe não tá funcionando, eu posso pegar o cabo extensor que liga minha controladora, retirar os fans do wc que está direto no cpu fan e ligar tudo na controladora?? Resumindo, posso ligar a controladora pwm no CPU fan e ligar os fans do CPU e gabinete tudo junto ???a controladora é alimentada pela fonte por cabo sata

Pode ligar assim, mas tem um detalhe que pode tornar tornar essa ligação inútil.

Os fans com conector de 3 pinos (que não deveria ter comprado) não tem PWM, então o sinal PWM para controle de RPM enviado pelo BIOS para a controladora não terá efeitos neles, vão continuar na rotação máxima.

Verifique se no BIOS tem opção de controlar a rotação do CPU_FAN for DC (variação de tensão), assim consegue controlar os fans de 4 pinos (PWM) e os de 3 pinos (sem PWM), embora seja um sistema menos eficiente.

Pode ser que o conector CHA_FAN não esta configurado corretamente no BIOS para ser gerenciado por curva de fan, ou esta em "full speed" ou 100%, ou não esta no modo PWM. Tem como postar uma foto desta tela do BIOS?

Outra coisa qual a marca e modelo da placa-mãe?

Postado

@1lokos tem como sim. 

Minha placa-mãe é uma ASRock b450m pro4-f, BIOS atualizada e tudo 

Tenho uma controladora PWM que veio com meu gabinete, com esse extensor pra alcançar a controladora e ela é alimentada por cabo SATA da fonte, porém não adianta nada isso aí, nem conectando um fan 4 penso direto nesse conector pwm da placa-mãe da certo, ele fica o tempo todo em 100%, no hwmonitor mostra a velocidade máxima o tempo todo. Uma caixa estranha é que fica tudo apresentando problemas o que aparece no hwmonitor nesse conector, as vezes mostra quase 80 mil rpm kkkkkkkkk. Nada que eu mude nesse chassis fan 1 funciona. Porém o pwm do CPU fan funciona normalmente.

IMG_20250301_144609.jpg

IMG_20250301_144442.jpg

• Membro VIP
Postado
Em 01/03/2025 às 15:50, lucas bueno disse:

@1lokos tem como sim. 

Minha placa-mãe é uma ASRock b450m pro4-f, BIOS atualizada e tudo 

Tenho uma controladora PWM que veio com meu gabinete, com esse extensor pra alcançar a controladora e ela é alimentada por cabo SATA da fonte, porém não adianta nada isso aí, nem conectando um fan 4 penso direto nesse conector pwm da placa-mãe da certo, ele fica o tempo todo em 100%, no hwmonitor mostra a velocidade máxima o tempo todo. Uma caixa estranha é que fica tudo apresentando problemas o que aparece no hwmonitor nesse conector, as vezes mostra quase 80 mil rpm kkkkkkkkk. Nada que eu mude nesse chassis fan 1 funciona. Porém o pwm do CPU fan funciona normalmente.

IMG_20250301_144609.jpg

IMG_20250301_144442.jpg

Bom dia

Semana passada peguei um pc parecido com o seu de um colega do serviço para passar os documentos do colega de uma PC para o outro e aproveitei e dei uma fuçada na BIOS.

O PC do meu colega também usa uma placa-mãe da ASRock A450 e na placa também possui 2 conectores SYS FAN e dentro da BIOS da sim para fazer um perfil de FAN, só que por dentro da BIOS não tem aquele gráfico.

Só você clicar onde está marcado Standart Mode e escolher a opção Customize.

O perfil customizado são 5, no perfil 1 você coloca em qual temperatura ele começa a atuar no exemplo ele começa e 50ºC e vai colocar a FAN a 65% da sua capacidade, o perfil 2 ele começa a atuar em 60ºC e a FAN vai estar em 70% da capacidade e assim por diante.

Se você instalar o aplicativo da ASRock, por lá aparece o gráfico bonitinho, é que tirei a foto e não lembro onde guardei rsrs.

image.thumb.png.3f54d133afc31a500e98a0af6f116065.png

image.thumb.png.b1647b5d401309bdb6d748644c0655f2.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!