Ir ao conteúdo

Se eu colocar memórias diferentes, o dual Channel ainda funciona?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá. Tenho 32gb (16gb*2 2400GHZ) de memória RAM na x99 d4-kn, processador xeon e5 2680 v4, queria saber se eu posso colocar memórias diferentes nos outros 2 slots, tipo +8gb sem desativar o dual channel, já que tenho algumas memórias aqui que se eu não usar, vou descartar.

(Sei que não é necessário colocar mais, porém como eu disse, vou descartar se não usar)

• Membro VIP
  • Solução
Postado
13 horas atrás, Kaua1055 disse:

Olá. Tenho 32gb (16gb*2 2400GHZ) de memória RAM na x99 d4-kn, processador xeon e5 2680 v4, queria saber se eu posso colocar memórias diferentes nos outros 2 slots, tipo +8gb sem desativar o dual channel, já que tenho algumas memórias aqui que se eu não usar, vou descartar.

(Sei que não é necessário colocar mais, porém como eu disse, vou descartar se não usar)

Bom dia a todos na discussão. Ao OP, seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

De acordo com o site oficial da Intel, seu processador possui controladora de memória compatível com quad channel, o que significa que, se você colocar pentes nos 4 slots, duas coisas vão acontecer:

1. A memória de menor capacidade vai definir o limite de aproveitamento das outras no quad channel: Por exemplo, se são 2x16GB + 2x8GB = Quad Channel de 4x8GB + Single Channel de 8+8GB. Ou seja, 8GB dos 4 pentes formam o bloco de Quad Channel, e 8GB dos dois pentes que têm sobra (os de 16GB) são colocados em um bloco separado de single channel.

2. A memória mais lenta vai definir o limite de frequência de todas as outras: Ou seja, se você tiver 03 memórias de 2400mhz, e 01 memória de 2133mhz, por exemplo, todas elas vão operar em 2133mhz, independente do ajuste que você faça em qualquer lugar, seja na disposição dos pentes, seja nos ajustes de BIOS.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Kaua1055 disse:

@Gabriel U valeu, não vou usar não então, já que vai ficar mais lento.

Não há de quê. É um prazer ser útil.

Se a frequência dos pentes de 8GB que você planeja colocar é igual (ou mais alta que a dos de 16GB), e seu processador é compatível com o quad channel, não há motivo pra você não usar, na verdade. Seu sistema não vai ficar mais lento simplesmente por uma parte da RAM não estar no quad channel, mas você apenas terá mais RAM. Dependendo do que planejar fazer com seu computador, pode ser benéfico. Pra jogos, nem tanto. Mas pra renderização, edições ou outros trabalhos, é útil.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!