Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem, resumindo, eu não tenho linux ainda, eu gostaria de mudar de sistema, (não tenho nada para salvar do Windows) e eu vi que tinha muitos distros e também tinha muitas pessoas que mudavam de distro. Aí tive a impressão que parecia muito fácil mudar de distro como fosse beber água, só que já supondo que eu tenha por exemplo o linux mint, e queria mudar para o zorion OS sem perder os dados e arquivos (fotos, vídeos, documentos, pastas criadas, programas,etc) como eu faria isso?

Lembrando que NUNCA usei Linux, mas tô fazendo essa pergunta pois estou cogitando colocar o linux no PC e não tenho certeza se o primeiro distro vai ser o melhor pra mim.

Postado

Recomendo Opensuse Leap  ou Linux Mint. 

Considerando que tenhas um equipamento com componentes atuais, as partições a serem criadas seriam

Partição Fat 32 (montado em /boot/efi) / flag boot -  tamanho uns 450MB   * se for Opensuse

Ou Fat32  - Tamanho uns 450MB  (partição efi) * se for Linux Mint  ( aqui não precisa informar o ponto de montagem)

partição ext4  - raíz  /   (tamanho a critério)

partição ext4  /home ( aqui é que vai ficar documentos, fotos, música, vídeos)

* programas instalados ficam na partição raíz / 

• Membro VIP
Postado

Já eu (eu) recomendo que você crie um pendrive com vários sistemas operacionais (clique) com o https://www.ventoy.net, faça alguns testes e escolha aquele que vai com a sua cara. Depois disso hás de escolher o "definitivo". Ficar trocando de s.o. - apesar de tender a ser simples - não é muito recomendado pra quem está na fase inicial. Além de te fazer perder muuuito tempo.

10 horas atrás, Maré Vermelha disse:

Lembrando que NUNCA usei Linux,

• Curtir 2
Postado

@.if então o ventoy pelo que li é tipo um dual boot só que pode colocar mais isos né?

12 horas atrás, FoxBlack disse:

Recomendo Opensuse Leap  ou Linux Mint. 

Considerando que tenhas um equipamento com componentes atuais, as partições a serem criadas seriam

Partição Fat 32 (montado em /boot/efi) / flag boot -  tamanho uns 450MB   * se for Opensuse

Ou Fat32  - Tamanho uns 450MB  (partição efi) * se for Linux Mint  ( aqui não precisa informar o ponto de montagem)

partição ext4  - raíz  /   (tamanho a critério)

partição ext4  /home ( aqui é que vai ficar documentos, fotos, música, vídeos)

* programas instalados ficam na partição raíz / 

Então mano....kkkkkk

Quando falei que nunca usei Linux eu também inclui esses nomes estranhos também, eu só sei o que é partição e distro. Isso de ext4, fat 32, partição efi, flag boot, /boot/efi. Não faço a menor ideia do que seja, se isso forem códigos para colocar em algum lugar seria melhor tu esclarecer isso tlgd kkkkk😅

Postado

@Maré Vermelha são os tipos/formatos de partições. No processo de instalação dê preferência ao particionamento manual. Assim você tem a liberdade de criar as partições e ao mesmo tempo já ir aprendendo.

Carregou o instalador, chegou na parte de disco., escolhe particionamento manual e vai observando os detalhes:

Qual partição irei criar primeiro ? Ah! é a partição efi!! ponto de montagem ? /boot/efi. Ah! qual é o formato padrão dela ? Ah! é Fat32... Tamanho ? uns 450 MB (apenas como exemplo)

e depois ? Qual partição irei criar ? Ah! a partição raiz, cujo ponto de montagem é /. Mas, e o formato ?  Ah! o padrão do linux é Ext4.  e assim vai...

O padrão do Windows não é NTFS ? Então! o padrão do Linux é Ext4.  com exceção da partição efi que deve ser Fat32.

• Membro VIP
Postado
22 horas atrás, Maré Vermelha disse:

o ventoy pelo que li é tipo um dual boot só que pode colocar mais isos né?

É tipo isso sim amigo. De fato é um multiboot (inventei isso agora). Não sei se você clicou nos links que mandei e não sei como está seu inglês (condição sine qua non pra este ramo) mas aqui está a versão traduzida do resumo da missão do ventoy https://www-ventoy-net.translate.goog/en/index.html?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Você pode colocar vários iso's linux de várias distros e escolher qual quer testar (bootar). Lembrando que não apaga (nem estraga) o HD que estiver instalado na sua máquina.

Sobre os nomes das partições o que posso dizer de experiência prática: O que uso é totalmente ext4 no linux mint. E rodo w10 numa máquina virtualbox que cria um arquivão que simula o ntfs. Portanto ao seu tempo você há de dominar a situação e fazer algo do gênero.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...