Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia/boa tarde ou boa noite. Sou muito leiga para assuntos que se tratam sobre montagem e manutenção de computador, então agradeço antecipadamente pelo interesse neste tópico.

Seguem as configurações atuais do meu computador:

-Processador Intel Core i5 10400F, 2.90GHz (4.30GHz Turbo), 10ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1200, BX8070110400F;

-placa-mãe ASUS Prime H410M-E, Chipset H410, Intel LGA 1200, mATX, DDR4, 90MB13H0-C1BAY0;

-2 Memórias DDR4 OLOy Owl Black, 8GB, 2666MHZ, MD4U0826190BHKSA;

-Placa de Vídeo Leadtek NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 4G, 4GB, GDDR6, 128bit;

-HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST1000DM010;

-SSD Hikvision E-100 128GB , Sata III Leitura 550MBs e Gravação 430MBs, HS-SSD-E100-128GB (Onde o Windows 10 está instalado);

-Fonte Cooler Master Elite V3 600W, PFC Ativo, ATX MPW-6001-ACAAN1-WO;

-Gabinete Gamer T-Dagger G28B, Mid Tower, RGB, Black, ATX, Sem Fonte, Sem Fan, TGC-G28B;

Estas peças foram todas escolhidas por mim. Eu NÃO jogo coisas pesadas e quando comprei, meu desejo inicial era apenas jogar The Sims 3 e alguns jogos de RPG, mas nada muito pesado. Até hoje, acho que a coisa de maior peso que eu joguei foi Palworld.

O tempo passou e agora meu plano inicial mudou, e eu quero começar a fazer lives com um modelo Vtuber. Isso pesa um pouco no PC, então queria saber quais upgrades me recomendam. Eu gostaria também de acrescentar mais fans e mais um SSD com cerca de 1TB e mudar o SO pra ele, mas foi mencionado por conhecidos, tão leigos quanto eu, que pode ser que o processador não aguente, então vim a pedido de aconselhamento e dicas.

Prezo muito pelo aprendizado e caso forem recomendar algo, gostaria que me explicassem para que eu possa entender. Muito obrigada a todos do fórum.

EDIT: Algo que eu esqueci de mencionar, eu NÃO CONSIGO atualizar meu computador para o Win11, por conta do TPM2.0 que meu computador não tem ativo e, como eu ouvi que é preciso editar isso na BIOS, não ousei tentar. Apesar de não saber se muda algo nas recomendações, quis deixar essa informação aqui também. 

Postado

@Obama1617, boa noite. Eu não estipulei um valor inicial até porque eu realmente não tenho noção nenhuma kkkkkk, meus planos são ver as recomendações e ir fazendo os upgrades aos poucos, ou decidir direitinho todas peças que eu pretendo usar e fazer uma estimativa do valor.

Mas acho que o limite, mais ou menos, seria cerca de uns 3 mil pra ele todo, mas eu sei que placa de vídeo pode ser cara demais e é capaz desse valor todo acabar indo só com ela, então eu acho que meu ideal seria ir fazendo aos pouquinhos mesmo...

Postado

@batatinha Olha, já que você já possui um PC funcional, fazer upgrades aos poucos pode ser uma boa opção mesmo.

É o que você disse, o upgrade de placa de vídeo fica facilmente acima dos 2.5k, o que eu faria, seria optar por 32GB de ram e o SSD de 1TB, e esperaria pela RX 9060/9060 XT, que podem vir a um preço bem agradável, desde o lançamento (ou até uma 5060 se a Nvidia fizer uma pra Deus ver)

Sugestão numero 1: 
RAM XPG 16GB - Compre 2 desse, se possível, já pode comprar agora, preço está realmente bom. R$ 419,98 no total

SSD XPG S70 - Tá valendo cada centavo nesse preço, SSD excelente e não vai decepcionar, já tem bons componentes, 3D Nand bom, é TLC... Nesse preço ele vale com certeza. R$ 557,90

Total do upgrade: Um pouco abaixo de R$ 1.000

porém ai você ficaria por um bom tempo limitada à essa placa de vídeo, que convenhamos, não vai fazer muito bem o trabalho... Então se não estiver disposta a esperar, pode optar pela

Sugestão numero 2:

RX 7600 - Não decepciona, porém não faz nada de extravagante, por parte da Nvidia teria a RTX 4060, porém +500 praticamente nela, não vale nem ferrando, ainda mais que as duas possuem o mesmo desempenho, e o RDNA3 não deixa a desejar nas streams. R$ 1.899,90

RAM XPG 16GB - Mesma situação citada na Sugestão numero 1. R$ 419,98 no total

SSD XPG S70 1TB - Mesma situação da Sugestão numero 1. R$ 557,90

Total do upgrade: R$ 2.877,78   Se mantem abaixo dos 3k, porém se você estiver disposta a esperar, eu aguardaria pela RX 9060, ela possivelmente ira ter um bom salto de desempenho comparada a 7600 e já contara com as novas tecnologias e o RDNA4 que ajudaria ainda mais nas streams.

Se tiver qualquer duvida ou pergunta, pode fazer que eu te respondo, pode ser que eu demore um pouco já que está ficando tarde.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • DiF alterou o título para Recomendação de upgrade de peças para PC com finalidade para Lives e jogos
Postado

@Obama1617 muito obrigada! Não se preocupa em demorar pra responder, eu postei ciente do horário kkkk... Minha única dúvida é sobre se o processador e a fonte vão aguentar se eu fizer essas mudanças na memória RAM, SSD e das placas de vídeos citadas (principalmente a RX 9060 que eu provavelmente vou esperar kkkk)

E sobre fan, eu também não entendo nada sobre instalação e não sei se meu gabinete tem suporte, mas como anda meio quente, eu queria saber se tem alguma recomendação sobre elas também.

Muito obrigada por toda ajuda 😄

EDIT: Mais uma coisinha que eu acabei pensando, eu uso os drivers da placa da NVidia, como eu deveria fazer a "conversão" dos drivers da NVidia pros da AMD?

E eu vou precisar mexer na BIOS pra configurar o equipamento novo?

Postado

@batatinha Seu processador ainda é muito bom para jogos, segundo os testes em jogos do vídeo abaixo, junto a uma RX 7600, recomendada pelo colega, acredito que uma RX 9060 também estaria bem equilibrada.

O problema mesmo é sua fonte, que é Tier E - Evitar no PSU Tier List, sendo recomendada a troca, mesmo a RX 7600 tendo um baixo consumo, é bom não arriscar e pegar uma fonte de qualidade. Recomendo a Cooler Master MWE V2 550W Bronze MPE-5501-ACAAB-BR que é Tier B e foi testada e aprovada pelo TecLab.

(O preço pode aparecer melhor nos anúncios da Terabyte e Pichau, se for esperar pra pegar a GPU, espere o preço da fonte abaixar)

• Obrigado 2
Postado
7 horas atrás, batatinha disse:

Minha única dúvida é sobre se o processador e a fonte vão aguentar se eu fizer essas mudanças na memória RAM, SSD e das placas de vídeos citadas (principalmente a RX 9060 que eu provavelmente vou esperar kkkk)

RAM e SSD não aumentariam quase nada no consumo da fonte, porém eu ficaria com um pé atrás sobre esse fonte, o que o colega citou acima 👆 está correto, essa não é uma fonte muito boa.
Seria bom você trocar junto com a placa de vídeo ou já agora, como disse que vai optar por esperar pela RX 9060, manter ela por enquanto não é uma péssima escolha.

De recomendação de fonte a que o colega citou servira muito bem, porém eu optaria por uma de 650W, ainda mais que a diferença é mínima, como a Zeus 650W que também foi testada e aprovadíssima pelo TecLab, entretanto, ela está sem estoque por agora. 

Sobre o seu processador, ele está no mesmo patamar de um Ryzen 5 5500, então ele ainda é decente, mas pode sofrer um pouco em jogos pesados + stream, porém nada a se preocupar por enquanto.

8 horas atrás, batatinha disse:

ais uma coisinha que eu acabei pensando, eu uso os drivers da placa da NVidia, como eu deveria fazer a "conversão" dos drivers da NVidia pros da AMD?

O correto pra você não ter problemas seria usar o DDU e usar a opção de limpar os drivers e instalar os novos no site da AMD (lembre-se de não baixar nenhuma versão beta)

Tutorial de como usar o DDU para limpar os drivers (Não foi escrito por mim, uma pessoa de confiança):

O DDU permite que você desinstale completamente drivers de GPU e áudio, indo além do que as ferramentas oficiais conseguem fazer. Isso ajuda muito no processo de solução de problemas. Para usá-lo:

1. Baixe o DDU no site Guru3D. Role a página até o final e selecione um espelho de download próximo de você. Não inicie o DDU ainda.  
2. Baixe o driver mais recente para sua GPU no site da Nvidia, AMD ou Intel.  
3. Inicie o Windows no Modo de Segurança. Para isso, abra o menu Iniciar, clique na opção Energia. Clique em Reiniciar enquanto segura a tecla Shift (e continue segurando). Você deve chegar a uma tela azul com várias opções.  
4. A partir daí, clique em Solucionar problemas > Opções Avançadas > Configurações de Inicialização e clique em Reiniciar. Pressione 4 para iniciar no Modo de Segurança.  
5. Enquanto estiver no Modo de Segurança, execute o DDU e clique em Limpar e Reiniciar.  
6. Instale o driver que você baixou anteriormente.

Conselho: É uma boa tirar o PC da internet ao usar DDU, pois quando tu finalizar e reiniciar, o Win update vai começar a procurar um novo e isso pode gerar conflitos, a opção de bloquear o Win Update do DDU é um pouco intrusiva e não tão aconselhável, tirar o cabo de rede ou desconectar do Wi-Fi resolve, depois só reconectar após reiniciar da instalação do driver.

E pode ficar tranquila, você não vai precisar mexer na BIOS. Usar o DDU é opcional, porém eu não arriscaria ter problemas de drivers por preguiça ¯\_(ツ)_/¯

8 horas atrás, batatinha disse:

E sobre fan, eu também não entendo nada sobre instalação e não sei se meu gabinete tem suporte, mas como anda meio quente, eu queria saber se tem alguma recomendação sobre elas também.

Não entendo muito de gabinete, recomendar fans até vai, agora não sei te dizer se o seu gabinete é bom, ou compensa trocar nem que seja por um "simples".
Por isso vou passar essa parte do gabinete para o @CristianCDS e o @1lokos.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
14 horas atrás, batatinha disse:

Gabinete Gamer T-Dagger G28B, Mid Tower, RGB, Black, ATX, Sem Fonte, Sem Fan, TGC-G28B;

Bom, voce até pode instalar até fans neste gabinete, mas ele é "fake gamer" - quase não tem entrada de ar frontal.

Coloque 2-3 na frente, 1 na traseira e uma no teto - perto do fundo; fazendo exaustão.

Fans realmente eficientes é a partir de ~R$ 35,00 cada. As mas baratas recomendáveis que conheço são:

Kit com 5 fans Thermalright TL-C12C ARGB  R$ 171,14 (sai R$ 34,23 cada fan).

Kit com 3 fans TL-C12C ARGB - R$ 120,84 (sai R$ 40,28 cada fan)

• Amei 1
Postado

@CristianCDS @Obama1617 Muito obrigada pelas dicas! Até o momento, meus planos vão ficar em atualizar a memória RAM e comprar a SSD. E enquanto eu aguardo placa de vídeo, eu vou ficar de olho nas promoções das fontes, provavelmente vou atrás dessa "Zeus 650W" que foi mencionada no post acima. E fico bem tranquila de não ter que mexer na BIOS pra alterar nada kkkkk

@1lokos agradeço também as indicações de fans e provavelmente vou acabar comprando um desses kits, provavelmente o com 5. Mas eu também não entendo muito bem de como deve ser feita a instalação, teria algum tutorial ou instruções?

Muito obrigada a todos 😄

• Curtir 1
Postado

A proposito, como os fans tem LED ARGB (5V, 3 pinos) e a sua placa-mãe não tem conector neste padrão, se quiser ver o 'frufru" dos LED precisa de uma controladora:

Controladora ARGB & HUB PWM R$ 39,99

• Conexão: 9 portas x PWM / 9 portas ARGB 3p 5v 
  • Seleção de cores (12) e efeitos pre-programados pelo controle remoto IR e pelo botão LED ou Reset do gabinete (ligação opcional)

A instalação básica é assim, só não vai ligar o cabo ARGB (esquerda, embaixo) porque a placa-mãe não tem conector neste padrão.

CoolMoon.png

ATENÇÃO: Não use os botões S+ e S- do controle remoto*  para ajustar a rotação dos fans, se tiver ligado o cabo PWM num conector SYS_FAN ou CHA_FAN da placa-mãe, o que permite o BIOS controlar a rotação de forma dinâmica, conforme a temperatura do CPU.

Já ouve caso  - com controladora de outra marca (PCYes), que é "farinha do mesmo saco"; do conflito de ajustes queimar o PWM (controle de rotação dos fans) dos fans.

* Ai na imagem do controle remoto aparece o logo Gamemax, é porque esta mesma controladora é vendida como KBM (Kabum), Gamemax e Rise Mode.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos muito obrigada pelas instruções, eu provavelmente vou fazer uma instalação sem o frufru dos LEDs porque realmente não tenho interesse neles. Fiquei um pouco confusa, mas quando eu for de fato fazer a instalação eu estudo direitinho a imagem e pesquiso mais sobre! Minha única dúvida restante agora depois de ver a imagem é se devo configurar alguma coisa a mais na BIOS pra configurar as fans, ou não tem necessidade? 

Postado

No BIOS pode mudar na curva de fan do SYS_FAN ou CHA_FAN para a temperatura ser do CPU.

Essa temperatura é a referencia que a curva de fans usa para ajustar a rotação (RPM) dos fans.

• Confuso 1
Postado

@1lokos mas isso no caso seria opcional? Eu realmente não sei mexer na BIOS, morro de medo de acabar estragando meu pc.

Gente, no fim comparando com meus amigos e familiares, a provável upgrade que eu vou acabar fazendo vai ser: 

Primeiro, vou colocar a SSD, seguido das fans e por fim a memória RAM, depois, assim que achar por um bom preço, trocar a fonte pela Corsair RM750e, 750w, 80 Plus Gold e colocar a placa de vídeo da Nvidia RTX 4060. Tive uma dificuldadezinha em ver a tierlist, mas acho que essa fonte está na Tier A, não é?  A decisão da placa da Nvidia ao invés da AMD foi por conta de preferência de marca mesmo, meus familiares também parecem que ficam mais tranquilos com a Nvidia ao invés da AMD. O que acham?

Postado
35 minutos atrás, batatinha disse:

assim que achar por um bom preço, trocar a fonte pela Corsair RM750e, 750w, 80 Plus Gold e colocar a placa de vídeo da Nvidia RTX 4060. Tive uma dificuldadezinha em ver a tierlist, mas acho que essa fonte está na Tier A, não é?

A tierlist, basicamente (pelo o que eu entendi), é baseada em testes de eficiência das fontes. As fontes Tier A são mais voltadas para placas de vídeo high-end com consumo maior, como RTX 4080 pra cima e RX 7900 XTX e semelhantes em consumo, então, se você comprar uma RTX 4060 ou RX 7600 com essa fonte, vai estar desperdiçando potência, logo, jogando dinheiro fora. Para estas placas, uma fonte Tier B ou C já seriam suficientes, pois elas possuem um consumo bem baixo. A Cooler Master que eu recomendei é mais que o suficiente para a RTX 4060 e RX 7600. O Tier D são fontes para serem usadas somente com vídeo integrado, pois não têm performance suficiente para serem usadas em GPUs dedicadas (ou pelo menos é o recomendado pelo site), Tier E é para evitar e Tier F é para trocar imediatamente, pois está com uma bomba no PC.

35 minutos atrás, batatinha disse:

A decisão da placa da Nvidia ao invés da AMD foi por conta de preferência de marca mesmo, meus familiares também parecem que ficam mais tranquilos com a Nvidia ao invés da AMD. O que acham?

Totalmente sem sentido, NVIDIA possui tecnologias melhores que saem em vantagens para uso profissional e, até um tempo atrás, para quem quer fazer lives, mas as da AMD já são boas para live também, além de ter um custo-benefício muito melhor.

Nesse site há um ranking da performance (em FPS) de diferentes placas de vídeo em diferentes resoluções e qualidade gráfica em jogos, a RTX 4060 é insignificantemente melhor que a RX 7600, entre outras comparações entre as placas das duas marcas, mas sempre com as da AMD tendo um melhor custo-benefício, basta pesquisar os preços das duas placas.

• Curtir 2
Postado
39 minutos atrás, batatinha disse:

@1lokos mas isso no caso seria opcional? Eu realmente não sei mexer na BIOS, morro de medo de acabar estragando meu pc.

Sim, é opcional.

A questão é que em algumas placas-mãe (ex. Gigabyte) estes conectores auxiliares (SYS_FAN, CPU_FAN) vem configurado para usar como a referencia do temperatura do "SYSTEM" - que pode ser algum ponto da placa-mãe, sendo menos eficiente do que se usar a temperatura do CPU.

Ajustar isso não tem risco de "estragar" a placa-mãe.

Também pode não conectar o cabo PWM da controladora na placa-mãe e nesse caso as fans ficam em 100%, o inconveniente é o maior ruído o tempo todo e menor vida útil do rolamento das fans.

• Amei 1
Postado

@CristianCDS Eu acho melhor não se basear 100% nas Tierlist de fontes, mas já serve como base, Recomendo essa, não tem todas as marcas ainda mais as + famosinhas no Brasil (Rise Mode) e comete o equivoco de falar mal da Gamemax, porém eu a considero mais atualizada e melhor.

47 minutos atrás, batatinha disse:

A decisão da placa da Nvidia ao invés da AMD foi por conta de preferência de marca mesmo, meus familiares também parecem que ficam mais tranquilos com a Nvidia ao invés da AMD. O que acham?

preferência de marca sempre da uma briga, mas o fim é o mesmo... Tem algum motivo especifico para a compra de Nvidia?, sem considerar "preferência de marca" Que em si já soa bem errado.

No fim quem vai usar o PC é você, consequentemente quem vai pagar as consequências de escolher marca será você, não seus familiares.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
17 minutos atrás, Obama1617 disse:

Eu acho melhor não se basear 100% nas Tierlist de fontes, mas já serve como base

Sim, com certeza, eu ia comentar que era bom ver testes das fontes antes de comprar, mas acho que acabei esquecendo.

• Curtir 2
Postado

@Obama1617@CristianCDSA escolha da fonte foi pra poder ter uma vantagem já no futuro caso eu queira fazer mais upgrades com o passar do tempo, que é bem provável de acontecer novamente. Já a decisão da Nvidia, além do que já foi mencionado, também é por conta do meu receio já comentado da substituição dos drivers, morro de medo de acabar fazendo algo errado e não conseguir usar meu pc no fim do dia... 

Enfim, fora o SSD, Fans e memória RAM, nada foi 100% decidido por mim e talvez eu acabe mudando de ideia enquanto junto o dinheiro certinho pras compras. Agradeço muito a ajuda de vocês e agradeço se puderem continuar me ajudando 😄

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, batatinha disse:

Já a decisão da Nvidia, além do que já foi mencionado, também é por conta do meu receio já comentado da substituição dos drivers, morro de medo de acabar fazendo algo errado e não conseguir usar meu pc no fim do dia... 

Então, independentemente de qual placa você escolha, terá que usar o DDU para limpar os drivers, não importa de qual empresa eles são (AMD ou Nvidia), uma GTX 1650 usa drivers totalmente diferentes de uma RTX 4060, então de qualquer forma você passa "Medo" Que eu não considero risco, já que o DDU faz todo o trabalho pra você é tão simples quanto roubar doce de criança🤭

E também, o "problema da AMD de ter problemas com drivers acabou um pouco depois das Radeon 6000.
E se você acha que somente AMD tem "problemas de driver" está errada, que no patamar que estamos, ambas estão no mesmo nível de chance de erro, Aqui um caso.

Qualquer faça pergunta melhor do que sair com algo ruim ¯\_(ツ)_/¯

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Obama1617 Entendo. Vou pesquisar mais um pouco e ver uns vídeos sobre o desempenho de ambas placas, assim como reviews também. Vou pesquisar um pouquinho também sobre o uso desse DDU pra eu me tranquilizar um pouquinho na hora que eu de fato tenha que fazer kkkkkk entre as que você citou anteriormente (RX 9060/9060 XT, RX 7600) imagino que a RX7600 seja a que tem o preço mais em conta?

• Curtir 1
Postado

Yep, a RX 7600 tem o preço mais em conta, agora ela está por R$ 1.899 em promoções que são comuns ela pega até R$ 1.699.

A RX 9060/9060 XT está pra lançar ainda, que faz parte da geração da AMD, as Radeons RX 9000...
Amanhã vai estar chegando a RX 9070/9070 XT que estão magnificas, porém elas passam totalmente o orçamento.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado
1 hora atrás, batatinha disse:

A escolha da fonte foi pra poder ter uma vantagem já no futuro caso eu queira fazer mais upgrades com o passar do tempo, que é bem provável de acontecer novamente.

Recomendo a leitura do tópico abaixo, sei que é antigo, mas muita coisa ainda vale hoje em dia.

• Obrigado 1
Postado

@Obama1617obrigada, vou comparar preços de sites e realmente procurar reviews dessa placa (a RX7600), as outras por estarem fora do meu orçamento acho que só me resta sonhar kkkk 😅 Nunca usei nenhuma placa da AMD, mas eu não posso ficar jogando dinheiro pro ar à toa sempre com a Nvidia. Obrigada 😄

@CristianCDS, eu vou dar uma lida nesse tópico com certeza, muito obrigada!

• Curtir 1
Postado

Se ainda não comprou

Recomendaria mais a RTX 4060 para vídeos e steam, pela placa oferecer mais ferramentas

De mais vai precisar de mais memória RAM

E preferência usar SSD nvm2, melhora muito para lidar com arquivos grandes

• Obrigado 1
Postado

@Thiago Atanazio Boa tarde, muito obrigada por comentar no tópico. Eu ainda não comprei especialmente porque eu estou planejando separar em duas partes as compras, pra dividir e não ficar tão salgado comprar tudo de uma vez, e meus planos são, pra primeira parte, comprar a SSD recomendada anteriormente neste tópico, depois colocar FANs no gabinete (que não tem nenhuma exceto a do processador no momento) seguido da memória RAM, duas DDR4 de 16GB cada.

Depois, eu vou ver a fonte e na sequência já trocar a placa de vídeo também, que eu ainda estou para fazer comparações entre a da AMD recomendada aqui e a da NVidia.

Você pode me descrever quais ferramentas a mais a NVidia pode me oferecer, por favor? Eu ainda sou iniciante no mundo das streams e vídeos. Obrigada 😄

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!