Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá a todos. Me surgiu essa dúvida sobre a viabilidade de um cenário hipotético:

Consideramos que eu tenha um HD ou SSD de 2TB, e que eu divido esse disco em 10 partições menores de aprox. 200GB cada uma (formatação simples em NTFS em todas);

Com estas 10 partições vazias, eu resolvo colocar uma versão de sistema operacional em cada uma. Por exemplo:

a. Windows 7 Ultimate

b. Windows 8.1 Home

c. Windows 10 Home

d. Windows 11 Home

e. Linux Batocera

f. Linux Fedora

g. Linux Mint

h. Linux Ubuntu

i. Linux ZorinOS

j. Arch Linux

Esse cenário é viável? Quais possíveis incompatibilidades podem surgir de um ajuste desses?

OBS.: Talvez seja necessário mover esse tópico para a seção de Linux. Não sei...

Postado

@Gabriel U Sim pode é so particionar o disco por exemplo em 250gb cada partição... você pode instalar uma versão diferente em partição... isso é chamado de dull boot ou multi boot.

Sim pode!

Postado
7 minutos atrás, jefres disse:

é so particionar o disco

Sim, até dá pra fazer, mas não é tão simples assim... Tem a questão do MBR vs GPT, UEFI/Legacy, bootloader (tipo o GRUB pra Linux), e ainda o risco do Windows sobrescrever o boot dos outros sistemas. Além disso, dependendo das versões (tipo Windows 7 e 11 juntos), pode ter problema com drivers e boot. Então, fazer multi boot com tantos sistemas exige um bom planejamento, senão vira dor de cabeça.

• Membro VIP
Postado

É possível, UEFI permite isso, visto que cada Linux terá sua pasta dentro da partição EFI e um dos Windows será o "principal", com os demais registrados no seu BCD -- faz tempo que não uso mais de um Windows em multiboot, não sei se é feito automaticamente. Só que, concordando com o @jefres ,vai ser uma confusão. Um dos GRUBs terá que ser o principal, com uma variável de inicialização no BIOS. Esse GRUB, terá que chamar todos os demais, incluindo o bootmgr do Windows "principal" (que por sua vez permitirá selecionar os outros Windows). E tem o problema do suporte a UEFI dos Windows anteriores ao 8 ser deficiente, aí colocar aquele Windows 7 no meio será complicado.

Ou seja, acho muito improvável funcionar automaticamente. Dá para fazer, mas você terá que colocar a mão na massa para ajustar. Não é melhor usar máquinas virtuais?

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM realmente com essa trabalheira eu desanimaria mesmo hehe...

afinal usar um disco virtual é o mais adequado... as vezes na instalação o W já conflita mesmo sem esta particionado o disco...

e também tem vezes que quando particiona um disco muito grande fica aqueles pedaços informando disco não alocado...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!