Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente montei um PC com AMD 9800X3D

Eu não sei quanto é normal a temp atual desse processador, eu fiz teste de estresse no app OCCT (1 hora de teste chegou a 84 Graus)

Jogando com MSI Afterburner aberto chega em torno de 75 Graus, podendo chegar 90 na tela de loading mas depois logo desce para 60 / 75,

Testando no Cinebench o PC chega a + 90 graus, 97... 

Idle fica em torno de 48+

image.png.2823f0d79db6d943d0ff3612aa74687a.png

Meu Water Cooler é um Arctic 360 Freezer III 

E todas as fans do gabinete são da Arctic, eu não sei como fazer a curva certa para um melhor desempenho, tentei fazer umas 3 configurações manuais e não melhora...

Alguém teria alguma sugestão?

muito obrigado!

Alguns testes

image.thumb.png.aea5a50e40e79adf8416aed3699bd1d8.png

image.thumb.png.9dfffabe6eaece88135c7d60fb72614e.png

image.thumb.png.7e53ae67ae6f604dea04032f932d2b9d.png

• Solução
Postado

Tá usando boa pasta térmica? A temperatura até 85 graus em pontos pontuais é aceitável, a média esperada é que fique o tempo todo entre 64 a 75 graus, mas e tá subindo acima de 90 em jogo e trabalho s persados temos um problema, benchmarks servem pra estressar o componente ao máximo, então é normal que ele esquente até atingir o thermal throttling, pois só assim ele consegue medir a performance bruta do processador. Se teu jogo ou edição tá fazendo ele rodar dentro do limite de temperatura, que é de até 85 tá suave chefe, no dia que teu processador querer dar pau, acredite, você vai saber, pois ele é programado pra ficar lento desligar quando tá peidando.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Ryzen 7 9800X3D atingindo 75ºC em jogos e 48ºC em idle, é normal?
  • Moderador
Postado

@Ram0N  Olá,

Essas temperaturas estão aceitáveis, não irão trazer riscos ao hardware, pois ele é preparado para receber tais temperaturas.

Como já dito, em testes de benchmarks é normal haver um aumento incomum da temperatura, afinal você está estressando o componente ao máximo para extrair dados de desempenho, no dia a dia, não irá obter os mesmos valores de temperatura.

Qual é o seu gabinete e quantas fans está utilizando?

Qual a direção do ar das fans em relação ao gabinete (entrando ar ou saindo)?

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Ram0N disse:

E todas as fans do gabinete são da Arctic, eu não sei como fazer a curva certa para um melhor desempenho, tentei fazer umas 3 configurações manuais e não melhora...

A curva de fans não tem como melhorar o desempenho dos fans - a não ser que o conector SYS_FAN, CHA_FAN da placa-mãe tenha vindo no modo "quiet". O objetivo da curva de fans é conseguir o melhor desempenho - o que será abaixo do que com o fan a 100%; com o menor ruído possível, uma questão de compromisso.

• Curtir 1
Postado

@1lokos @guilherme_dr @Cobra Líquida

Resolvi o meu problema... Eu mexi em algumas coisas manual na rotação das fans ontem e não tava dando muita diferença...

No cinebench em testes meu processador passava facilmente de 90... só subia

então pesquisando eu achei esse Vídeo:

Coloquei o CPU Load-Line Calibration no Level 2 e fui testar novamente no cinebench, não passou de 85..

image.png.c3f5e85c5338b0e929f3c38a8fcd5e4a.png

image.thumb.png.1df8e717a5926e8d733fb0437b88daca.png

@guilherme_dr 6 fans puxando ar pra dentro, 3 do wc puxando pra fora atravessando o radiador e o traseiro puxando pra fora.

Eu comprei até uma outra pasta térmica, acho que nem vou trocar mais... usei a pasta da silver.

WhatsAppImage2025-03-16at12_42.26_d7f1c9f3.thumb.jpg.e700f677aae992b6cbe3a1e25fe93c79.jpg

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, Ram0N disse:

@1lokos @guilherme_dr @Cobra Líquida

Resolvi o meu problema... Eu mexi em algumas coisas manual na rotação das fans ontem e não tava dando muita diferença...

No cinebench em testes meu processador passava facilmente de 90... só subia

então pesquisando eu achei esse Vídeo:

Coloquei o CPU Load-Line Calibration no Level 2 e fui testar novamente no cinebench, não passou de 85..

image.png.c3f5e85c5338b0e929f3c38a8fcd5e4a.png

image.thumb.png.1df8e717a5926e8d733fb0437b88daca.png

@guilherme_dr 6 fans puxando ar pra dentro, 3 do wc puxando pra fora atravessando o radiador e o traseiro puxando pra fora.

Eu comprei até uma outra pasta térmica, acho que nem vou trocar mais... usei a pasta da silver.

WhatsAppImage2025-03-16at12_42.26_d7f1c9f3.thumb.jpg.e700f677aae992b6cbe3a1e25fe93c79.jpg

Ótimo então, mas recomendo fortemente desinstalar os aplicativos de benchmark do seu computador, se não, você vai passar mais tempo olhando pra número do que se divertindo, olhar pro número crescendo só é bom quando se trata de dinheiro hehe.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...