Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acho que o título é autoexplicativo, mas irei descrever o que aconteceu.

O meu ventilador de mesa Arno Silence Force parou de girar a hélice e apenas emitia o som do motor, uma espécie de tuuummm...

Por achar que era sujeira, desmontei tudo e após limpeza o problema persistia. Como o preço de reparo de um ventilador desses aqui na minha região é quase o preço de um novo, resolvi desmontar o motor e ir testando.

Após limpar e lubrificar as peças, ao remontar e testar algumas vezes percebi que quando colocava 1 ou 2 parafusos, voltava a girar normalmente, porém ao colocar 3 ou 4 parafusos não girava, ficava apenas ligando o motor, fazendo o barulho (tuuummm), mas sem girar a hélice.

Quando coloco 3 ou 4 parafusos, se estiver muito folgado gira na velocidade mais forte, mas não nas mais fracas e quanto mais apertado estão esses parafusos, mais dificuldade tem para girar o motor.

Até pensei em deixar preso apenas com 1 parafuso, porém acho que é arriscado e se coloco 2 atravessados, ou seja, 1 parafuso em cada ponta oposta, também não gira... somente quando presos (não fortemente apertados) do mesmo lado.

O que pode ser?

Alguém teria alguma sugestão?

Agradeço desde já.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É razoável supor que há algum desalinhamento do rotor: ele está encostando nas paredes; e/ou há pressão em excesso no rotor através da bucha. Aperte todos os parafusos e tente girar na mão. Digamos que sim, gira fácil. Depois ligue na tomada e verifique se trava... tente girar na mão de novo. Se travado, há desalinhamento.

você pode verificar se tem alguma arruela no eixo. Remova. Caso insuficiente (continua travado), com um pouco de habilidade você consegue limar ou lixar um pouco as buchas de modo a voltar a girar liso.

Não descartemos também problema nas bobinas: há de se medir continuidades (com multímetro se tiver e souber usar, claro)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!