Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Em um dos meus projetos está acontecendo, que o ponto de operação importante de um transistor varia e com ela, a sensibilidade do circuito diminui.

Já tentei inúmeras opções, mas a tensão da bendita senóide teima em migrar do ponto ótimo.

Vendo um vídeo sobre LDR, descobri que posso colocar o LDR em um circuito, para tentar estabilizar este ponto de operação. 

O circuito ainda está incerto, pois é necessário achar qual é o melhor conjunto LedxLDR (ai, ai, sempre o melhor me perseguindo) mais adequado ao circuito. 

O LDR é único. Aqueles bem pequenos, já o led, tem diversas opções.

A maior sensibilidade do LDR se encontra na luz verde, mas já ouvi, que os leds brancos tem maior relação luz/corrente. 

Peguei três leds e fiz três conjuntos com LDRs. Um branco com 6mm, um verde com 3mm e um branco com 3mm. 

Fiz um circuito com fonte de corrente ajustável e levantei as três curvas. 

Em tempo: 

O ajuste da corrente após os 2mA ficou crítico, porém nada que impedisse de se obter curvas sem pontos com medidas erradas.

Limitei a corrente até 5mA, porque o circuito que desejo fazer tem a diretiva de baixo consumo e 5mA máximo já é um alto valor.

LDRxLed_Circuito_de_Teste.thumb.jpg.ce72e114d71567aadcb12f8cf81650f2.jpg

O mais trabalhoso foi fazer as figuras. Segue a figura.

LDRxLed_Grfico_Leds.thumb.jpg.eae6bed40b46375ea871d3db5b68a84d.jpg

Estas curvas são extremamente não lineares. Por este motivo é que tive que colocar os dois eixos logaritmos.

No meu caso, a melhor opção ficou com o led branco com 6mm de diâmetro. 

Pode-se usar este conjunto, para fazer um CAG, já que a sua resposta em frequência é lenta, da ordem de ms. 

MOR_AL

Postado
13 horas atrás, MOR_AL disse:

Um branco com 6mm, um verde com 3mm e um branco com 3mm. 

Ops!! Foi mal.

Um branco com 6mm, um verde com 3mm e um AZUL com 3mm.

Com os dois potenciômetros (ao lado do potenciômetro de 20k) substituindo o de 20k, o ajuste da corrente fica mais suave.

MOR_AL

• Membro VIP
  • Solução
Postado
15 horas atrás, MOR_AL disse:

LDR em um circuito, para tentar estabilizar este ponto de operação. 

O circuito ainda está incerto,

Circuito inquietante... Mesmo com as décadas que possuo nem cogito imaginar qual seja. Fala + aí pra gente. Não pra gente somar pra você, mas ao contrário. 🙃

Postado

@.if

Um detector de metais, modelo MK-II.

Este detector consome muito pouca energia, mas tem o grave defeito do seu ponto de operação sair da sensibilidade máxima.

Fiz um outro, baseado no mesmo princípio, que também apresenta este fato.

Tem que recalibrar um potenciômetro de 15 em 15 segundos.

Poderia fazer isto com uma realimentação do tipo CAG (pesquise. Não tive vontade de escrever Controle Automático de Ganho).

Poderia manter a amplitude necessária da senóide gerada (oscilador).

MOR_AL

Postado

@.if

Vou te responder, mas se quiser falar sobre detectores de metal, abra um novo tópico.

Este da sua figura é a versão Pin Pointer. Repare que as bobinas estão enroladas no ferrite cilíndrico. 

A versão que eu montei e até fiz um vídeo foi bem similar...

Alterei a saída, pois um falante de 8 ohms em série com a resistência de 18 ohms, já viu, né? A maior parte da energia de saída vai para o resistor.

Infelizmente, fiquei pu...erh chateado com ajustes tão frequentes, que num rompante de raiva, entreguei a alma a Deu.

Repare que a resistência de emissor do primeiro transistor é algo em torno de 600 a 700 ohms. No meu caso deu 1k. 

Substituir o resistor de emissor, pelo kit LedxLDR, com o led branco 6mm (curva vermelha no gráfico), ou colocar em paralelo com um resistor de digamos 4k7, seriam necessários menos de 1mA de corrente no led, para fazer o ajuste.

Esse ajuste monitoraria a tensão do oscilador (coletor do segundo BC) e passaria por um AO com uma tensão fixa em uma das entradas (aproveitando a tensão do zener de 5v6). Sua saída aplicaria a corrente no led. O LDR estaria em // com o resistor de 4k7 (por exemplo).

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Boa Moris...

3 horas atrás, MOR_AL disse:

falar sobre detectores de metal, abra um novo tópico.

entendi amigo. Não precisa... só queria mesmo conectar o ldr + led com a estabilização e controle do agc . Meio que consegui: A luz do led você pega na saída e aponta pro ldr pra controle do ganho através do Re da entrada, certo? Eis seu agc. Boa ideia...  E claro, você coloca dentro de um tubo pra não sujar nada, acertei?

Bem.. com isso em mente ,  certa feita E agora há pouco antes de ver seu tópico (acredite.. é vero) pensei num conversor ad isolado usando a corrente do led e a tensão proporcional do opto numa entrada ad dum mc. Um conceito muito semelhante ao seu par led/ldr. O conceito (acho que) é válido mas esbarra-se no problema da linearidade/constância da medição e alguns indizíveis etc.

Mas de toda a forma seu experimento meio que acabou me sendo inspirador.. 😜. Sucessos aí meu velho...

Postado
9 horas atrás, .if disse:

A luz do led você pega na saída e aponta pro ldr pra controle do ganho através do Re da entrada, certo?

É isso! Claro que tem que retificar a senóide do oscilador e comparar a tensão obtida com uma referência. Assim a corrente no led fica quase constante, polarizando o primeiro BC (oscilador). Uma alteração na tensão pp da senóide vai atuar na polarização, fazendo a tensão pp retornar ao seu ponto ótimo.

O tempo de atuação do CAG tem que ser mais lento, para não interferir na passagem do metal (0,5s), mas tem que ser rápido para poder manter o ponto de operação do oscilador (15s).

LDRxLeds_Amostras.thumb.jpg.fe70fcfd572cd09178bfad9d5de2bcdf.jpg

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Parece que você usou ldr's diferentes. Sério que todos tinham a mesmíssima resistência? Ou a diferença não faz diferença? Ok.. talvez mínima diferença não se faz a si própria.. 😜

Pra concluir com estilo.. você usou led verde o que deve ser evitado.

...

..

.

😶

Postado
34 minutos atrás, .if disse:

Parece que você usou ldr's diferentes. Sério que todos tinham a mesmíssima resistência?

Vieram na mesma leva e os resultados estão de acordo com o esperado.

35 minutos atrás, .if disse:

Pra concluir com estilo.. você usou led verde o que deve ser evitado.

Em 23/03/2025 às 17:25, MOR_AL disse:

A maior sensibilidade do LDR se encontra na luz verde, mas já ouvi, que os leds brancos tem maior relação luz/corrente. 

MOR_AL

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...