Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, montei meu novo PC mas tenho escutado um barulho estranho vindo dele, vou testar as peças para ver o que pode ser já que não há cabos pegando nas fans e em um primeiro teste já vi que o problema não é a fonte.

Creio que seja a bomba do Water Cooler fazendo barulho, mas queria confirmar antes de acionar a garantia.

Pretendo ligar o PC sem o WC e as fans dele conectadas a ele só para um teste, se continua com o barulho (podendo ser outro componente) ou não, será coisa rápida mas não sei se isso poderia trazer algum problema, já que o processador é um R7 7700x que dizem esquentar bem.

Só pra informação e curiosidade, o WC é o MANCER MYSTIC G1

Postado

Possivelmente nem vai ligar.. o processador precisa de um cooler pelo menos pra ligar e mesmo se conseguisse ligar sem o cooler a temperatura ia subir tão rápido que o processador vai desligar o sistema.

• Curtir 1
Postado

@danilo001 Eu nunca recomendo ligar sem nenhuma dissipação, mas se for por poucos segundos muito provavelmente não danificará nada.

Em teoria quando o processador esquenta muito ele entraria em thermal throttling e depois desligaria.

Uma dica, evite comprar produtos Mancer, a maioria esmagadora dos produtos deles são muito ruins.

Postado

Pode fazer o teste, não carregue Windows, entre no BIOS que por lá monitora a temperatura do CPU.

Muitos usuários de WC com placa-mãe Gigabyte "cozinham o CPU" porque não configuram corretamente o conector em que ligou a bomba, deixando a temperatura do SYSTEM (interior) ao invés do CPU como referencia, com isso a bomba não liga junto com o PC  e só depois que o CPU superaquece e desliga o PC é que a bomba vai ligar, porque o interior ficou quente. E o CPU sobrevive este tormento, que por vezes é mantido por vários dias. 🔥

• Curtir 1
Postado

@Daviferreirax é, meio que percebi, eu comprei esse WC e o problema de fato é na bomba dele, tem feito muito barulho e notei que ele não está refrigerando direito (mesmo com uma boa pasta térmica).

Acionei a garantia, se me for feito o estorno, vou atrás de outro.

@1lokos fiz o teste e descobri que é mesmo a bomba do WC, foi rápido então não pegou fogo em nada hehe

Postado

@danilo001 Então cara, pegando o dinheiro de volta pensa se vale a pena pegar um water cooler desses baratos. Eu só indico WC pra casos de processadores que esquentam muito tipo um i7 14700K mas aí teria que ser um bom tipo Deepcool LS720 Cougar Poseidon GT360, só que esses custam cerca de 600 reais.

Em vez de pegar esses WC de entrada baratos eu te recomendo pegar um air cooler AG620, vai te entregar mais performance e confiabilidade.

Tem dele na versão branca e versão preta.

Postado

@Daviferreirax esse AG620 daria conta de um R7 7700x?

Não sei porque mas sempre tive em mente que WC "é melhor" que Air Cooler, mas hoje em dia sei que não é bem assim e tem muitos fatores envolvidos.

Postado

@danilo001 Dá conta tranquilo, o 7700x pega uns 150W no máximo.

E sobre water cooler ser melhor em dissipar calor é verdade, mas isso vale pra modelos bons, esses modelos de entrada são apenas estética, se pegar WC desses modelos Mancer...Rise mode... até um simples air cooler Deepcool AG400 já ganha deles.

Postado
1 hora atrás, danilo001 disse:

Não sei porque mas sempre tive em mente que WC "é melhor" que Air Cooler,

De fato na maioria dos casos é - tem air cooler dual tower, dual fan (como o AG620) que é mais eficiente que alguns WC 240mm.

Mas veja este exemplo de AC x WC  com um 5700X3D (teste do Guiga Tech Games):

Com CPU de baixo consumo vale a pena gastar mais com do que o dobro com um WC "genérico" para baixar 1 grau a mais? 

Talvez se fosse um WC de marca tradicional - DeepCool, Arctic ... mais caros, baixaria uns 5 graus na mesma situação.

5700-X3-D-quente.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...