Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, beleza?

Comprei a placa-mãe destacada acima, porém vou precisar atualizar sua BIOS. De fábrica ela aceita até a série Ryzen 8000, porém meu processador é série 9000.

Ela tem o botão flash pra atualizar a BIOS, eu posso ligar ela apenas com o cabo 24p?

Como saber se a atualização foi concluida com sucesso?

• Rio McCloud alterou o título para Posso ligar a placa-mãe Colorful CVN B650 apenas com o cabo 24P?
  • luthz. alterou o título para Posso ligar a Colorful CVN B650 apenas com o cabo 24P para atualizar a BIOS?
Postado

@soft. Sim, você pode atualizar a BIOS da sua placa-mãe Colorful CVN B650 apenas com o cabo 24-pin conectado, sem precisar do processador ou outros componentes. Basta inserir o pendrive com a BIOS renomeada (se necessário) na porta USB específica (geralmente marcada como "BIOS Flashback" ou similar) e pressionar o botão de atualização. O processo levará alguns minutos, e você saberá que deu certo quando o LED parar de piscar ou a placa reiniciar sozinha. Se a luz ficar travada ou piscar em um padrão de erro, consulte o manual para identificar o problema. Depois, basta montar o PC normalmente com seu Ryzen 9000 e verificar a versão da BIOS no sistema.

• Curtir 1
Postado

@soft. Sim, você pode atualizar a BIOS da sua placa-mãe Colorful CVN B650 apenas com o cabo 24-pin conectado, sem precisar do processador ou outros componentes. Basta inserir o pendrive com a BIOS renomeada (se necessário) na porta USB específica (geralmente marcada como "BIOS Flashback" ou similar) e pressionar o botão de atualização. O processo levará alguns minutos, e você saberá que deu certo quando o LED parar de piscar ou a placa reiniciar sozinha. Se a luz ficar travada ou piscar em um padrão de erro, consulte o manual para identificar o problema. Depois, basta montar o PC normalmente com seu Ryzen 9000 e verificar a versão da BIOS no sistema.

true  

Bom dia.

Fiz todo o processo, baixei o arquivo no site da fabricante, renomeei o mesmo, formatei o pen-drive, coloquei na entrada especifica da placa-mãe e apertei o botao do BIOS update até acender a luz azul.

Porém já fazem 20 minutos e a luz ainda não apagou.

Ví nos comentarios do Vídeo que tem mais pessoas que também tiveram a mesma situação.

Após 50 minutos desliguei a chave da fonte e retirei o pen-drive, posso ter danificado algo? Pode ser que a BIOS tenha atualizado mas a luz não tenha dado o sinal?

Postado

@soft. É possível que a atualização da BIOS tenha sido concluída mesmo sem a luz apagar, mas também há chance de ter ocorrido algum erro durante o processo. Desligar a fonte após 50 minutos não é o ideal, mas como a placa-mãe tem proteções contra corrupção de BIOS (como dual BIOS ou mecanismos de recuperação), o risco de dano permanente é menor. Para verificar se a atualização foi bem-sucedida, monte o PC completo com o Ryzen 9000 e tente ligar. Se o sistema inicializar, a BIOS já está compatível. Caso contrário, repita o procedimento com outro pendrive (preferencialmente USB 2.0, menor que 32GB e formatado em FAT32) e confira se o arquivo foi renomeado exatamente como no manual da placa. Se persistir, pode ser um problema com o arquivo da BIOS ou a própria placa—nesse caso, contate o suporte da Colorful.

• Curtir 1
Postado

@soft. É possível que a atualização da BIOS tenha sido concluída mesmo sem a luz apagar, mas também há chance de ter ocorrido algum erro durante o processo. Desligar a fonte após 50 minutos não é o ideal, mas como a placa-mãe tem proteções contra corrupção de BIOS (como dual BIOS ou mecanismos de recuperação), o risco de dano permanente é menor. Para verificar se a atualização foi bem-sucedida, monte o PC completo com o Ryzen 9000 e tente ligar. Se o sistema inicializar, a BIOS já está compatível. Caso contrário, repita o procedimento com outro pendrive (preferencialmente USB 2.0, menor que 32GB e formatado em FAT32) e confira se o arquivo foi renomeado exatamente como no manual da placa. Se persistir, pode ser um problema com o arquivo da BIOS ou a própria placa—nesse caso, contate o suporte da Colorful.

true  

Eu tentei refazer o processo 3 vezes. Primeiro deixei 50 minutos, e desliguei, depois atualizei o nome do arquivo, deixei 15 minutos e desliguei, e pela terceira vez, formatei o pendrive para fat32 e deixei por 3 horas, e desliguei.

Essa placa tem proteção de corrupção?

Mesmo eu tendo feito o processo 3 vezes, posso tentar montar o pc e ver?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!