Ir ao conteúdo

Qual a melhor fabricante para placas de vídeo?

Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Postado

Eu queria saber qual seria a melhor fabricante ou a que eu teria menos problemas para uma placa de vídeo ou qualquer outro hardware, eu gosto da ASUS mas ela é muito cara, difícil de achar as peças para comprar e as pessoas reclamam bastante algumas coisas dela as vezes nem a própria peça em si mas a empresa, ai eu fiquei eu duvida entre gigabyte  a msi. Qual vocês recomendaria para uma placa de Vídeo?

Postado
11 minutos atrás, Técnico N1 da depre disse:

Gigabyte

Essa eu tenho um pé atrás devido a alguns tópicos aqui no Clube referente a diversos problemas com GPU, mas eu tenho uma placa-mãe da marca e não tenho reclamações.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Jasiel alterou o título para Qual a melhor fabricante para placas de vídeo?
  • Membro VIP
Postado

@Nisky Boa noite.

Recomendo ASUS, MSI ou Galax. Todas tem boa qualidade de construção e boa garantia.

Jamais compre placas Gigabyte/Aorus e Zotac. Tem péssima qualidade de construção e nenhuma garantia.

Boa sorte.

• Obrigado 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Nisky, boa noite!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!

Recomendo para AMD as Powercolor Red Devil e Hellhound, Sapphire Nitro+, MSI Gaming X, ASUS Dual, TUF ou Strix e nada além desses modelos específicos. Pra Nvidia recomendo ASUS TUF e Strix e MSI Gaming. Caso esteja muito caro, Palit/Gainward/Galax são bacaninhas, opte pela Galax pela garantia nacionalizada. Se as placas-mãe forem um bom termômetro, a linha nova ASUS Prime para placas de vídeo será inferior às Galax.

1 hora atrás, Técnico N1 da depre disse:

ja que a placa em si é basicamente a mesma

O projeto das placas difere imensamente dentre algumas fabricantes.

Do lado AMD, a Powercolor nas linhas Red Devil e Hellhound adiciona fases a mais para OC, idem para ASUS Strix. A Sapphire na linha Nitro+ além disso ainda adiciona fusíveis para algum eventual defeito não fritar a placa toda e facilitar reparo, mesmo caso com a MSI em todas as linhas, dependendo do modelo as ASUS STRIX também devem os adicionar, mas não encontrei imagem de PCB na internet mostrando isso. Demais fabricantes e linhas utilizam placas de referência ou próxima à referência. No caso da 7900 XTX ao menos é uma péssima ideia a compra de uma placa de referência pois ela utiliza máscara de solda biodegradável que derrete com o álcool isopropílico ao fazer reparo.
E daí entra questão dos coolers, a XFX utiliza coolers muito bons, assim como as linhas Powercolor Red Devil e Hellhound, Sapphire Nitro+, MSI Gaming X, e a ASUS. As linhas MSI Mech, Powercolor Fighter e Sapphire Pulse utilizam cooler medíocres e a MSI Mech utiliza um cooler bem ruim.

Em caso à parte, a ASRock usa seu próprio design de placa na linha comum que não é melhor que a referência mas com componentes proprietários que se fritarem não acham pra reparo, não recomendo nem ferrando uma placa ASRock. A linha Phantom Gaming pode ser boa e acima da média, mas esses componentes ainda presentes me deixam cabreiro.

Do lado da Nvidia, o caso da MSI se repete entre linhas Gaming e a Ventus é equivalente à Mech. A ASUS no geral tem boas placas e as Strix dependendo do modelo também adicionam fusíveis e as fases extras para OC.

Palit/Gainward/Galax que são uma coisa só são OK, nada demais, são inferiores às MSI Gaming e ASUS no geral, mas são decentes. Colorful deve ficar no mesmo nível. Linha HOF é a melhor do grupo Palit, compete com ASUS TUF se não me engano.

Zotac são bem inferiores e não recomendo.

Em questão de coolers para Nvidia, MSI Gaming, ASUS TUF, ASUS Strix são ótimos, assim como Colorful iGame e Galax Hof, o resto fica na média com a Ventus 2X sendo horrorosa e alguns modelos single fan sendo inadequados para algumas placas e esquentando demais.

A qualidade da Gigabyte tanto pra placas quanto pras ventoinhas é a pior de todas as fabricante de placas de vídeo AMD e uma das piores pra Nvidia (porque a Zotac existe). A RX 7600 XT mesmo já tem histórico de problemas como programação mal feita do fan stop e a luz indicadora de cabo defeituoso acendendo sem motivo. Recomendo fugir ambos pra AMD e Nvidia.

É o que eu lembro de cabeça ao menos, enfim, há mais granulosidade de detalhes de modelo a modelo específico, por exemplo uma 6700XT Hellhound tem a mesma placa da 6700XT Red Devil mas isso não se repete com as 7900 XTX, por exemplo, mas levaria muito mais tempo escrevendo para resumir tudo, rs.

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, Técnico N1 da depre disse:

@Mikhail Kosevich Volkov acha que a da ASUS ou da gigabyte seria uma alternativa melhor?

A Gigabyte não é uma empresa com bons projetos de placa de circuito impresso. Mesmo na 4060 dá pra ver que posicionaram as fases de qualquer jeito ao invés de manter organizado, os componentes também aparentam ser inferiores como os MOSFET que suportam 63A ao invés dos 64A dos concorrentes. Ela pode até ser mais silenciosa, mas ela é pouca coisa mais fria, e as ventoinhas dela aparentam ser a mesmas de sempre que após alguns anos de uso ficam incrivelmente barulhentas. A Galax tem uma placa de circuito impresso ao menos melhor organizada, e menos histórico de placas com defeito. A ASUS Dual é mais fria que ambas e eu confio mais na qualidade da placa de circuito impresso dela, ainda que o projeto seja equivalente ou pouco melhor ao da Galax ao que dá para ser visto. Eu compraria a ASUS, fugiria da Gigabyte, mas não deixaria de considerar a Galax caso ela esteja num preço muito abaixo da ASUS.

Postado
4 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Técnico N1 da depre, ao que lembro a Atlas Shark tem a mesma placa de circuito impresso da TUF, projeto melhor na placa de circuito impresso provavelmente, porém não há análise detalhada dela na internet para definir se é exatamente o caso, infelizmente.

Acha que a diferença de 700 justifica a compra de uma 4060 normal para um ti? Fui atras, e me chamou muito a atenção para a 4060ti, ela consegue operar em uma placa-mãe a320? e vai dar gargalo ou não com um Ryzen 5 6600?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!