Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

comprei o kit completo, primeira duvida qual o tipo de frequência que a placa-mãe aceita, ja vi falar que so posso por memória RAM de servidor, pois a placa-mãe so suporta elas, outra duvida coprei um water cooler da gamdias chione e4 de 240mm, queria saber se a placa-mãe tem suporte pra esse water cooler, e essa placa-mãe não tem suporte RGB, terei que comprar um controlador certo?

Postado
46 minutos atrás, Pablo Vinicyu disse:

comprei o kit completo, primeira duvida qual o tipo de frequência que a placa-mãe aceita, ja vi falar que so posso por memória RAM de servidor, pois a placa-mãe so suporta elas,

Errado, nem toda placa-mãe X99 suporta memória de servidor (ECC) e mesmo nas que suporta pode usar memória comum de desktop.

Para "PC Game"r não é vantagem usar memória ECC pois tem mais latência, ruim para jogos. O foco de memória ECC é segurança de dados, coisa que placa-mãe X99 "Frankenstein Chinês" tem pouca. 😜 

A frequência máxima de memória que os Xeon V4 trabalham DDR4 2400MHZ (os V3 é menos), mas pode colocar 3200MHZ que vai funcionar, embora limitado a 2400MHZ - depende do preço, assim pode aproveitar esta memória 3200MHz para um Ryzen.

... outra duvida coprei um water cooler da gamdias chione e4 de 240mm, queria saber se a placa-mãe tem suporte pra esse water cooler,

Apesar de que WC não combina com a proposta de "barateza" dos Xeon, se o WC é compatível com o soquete LGA2011 V3 pode usar em qualquer placa-mãe X99.

• Conecta o cabo dos fans do radiador no conector CPU_FAN.
  • Conecta o cabo da bomba num conector SYS_FAN - no BIOS configura este conector para 100% RPM, temperatura de referência do CPU.

Não sei se nas X99 tem esta opção de reconfigurar conectores no BIOS. Outra opção é usar um cabo adaptador PWM > MOLEX e ligar a bomba direto na fonte, assim não precisa reconfigura conectores  e a bomba sempre liga ao apertar o botão "power" (liga/desliga) do gabinete.

... e essa placa-mãe não tem suporte RGB, terei que comprar um controlador certo?

Primeiro verifique o que é o "RGB" deste WC, se é ARGB (5V, 3 pinos) ou o obsoleto RGB (12V, 4 pinos)

Se quiser ver o 'frufru" dos LEDs sim, precisa comprar uma controladora de LED compatível. Deixar o cabo de LED desligado não influencia no funcionamento do WC para refrigeração.

Uma controladora ARGB (5V) "BBB" - só o último "B" é verdadeiro: 😜 

Controladora ARGB com HUB PWM - 9 fans - R$ 39,90

Postado

obrigado pela dica, a placa-mãe não tem o pump pra ligar a bomba, e a bomba so tem um plug que tem escrito usb, e os plug 4 pino e os cabo RGB, estou pensando em vender o kit e pegar um kit Ryzen 

• Solução
Postado

E não compre as controladora "baratex" com conectores de 6 pinos, WC não usa este tipo de conector, só fan barato e fraco - "de enfeite"; é que usa.

28 minutos atrás, Pablo Vinicyu disse:

obrigado pela dica, a placa-mãe não tem o pump pra ligar a bomba,

Não é necessário que a placa-mãe tenha um conector com etiqueta "***_PUMP", quando não tem usa um SYS_FAN ou CHA_FAN, é a mesma coisa, vão fornecer os 12V que a bomba precisa.

e a bomba so tem um plug que tem escrito usb, e os plug 4 pino e os cabo RGB,

O WC é este?

https://www.gamdias.com/en/component/cooler/CHIONE_E4-240

Se for, os conectores de fans são:

• Connector PWM & 5V sync (ARGB 5V, 3 pinos).

Já o cabo USB é plugado num conector USB 2.0 (9 pinos) da placa-mãe e é usado para comunicação com o (fútil) display digital, é preciso instalar o software especifico. Não use cabo "Y" para compartilhar o conector USB 2.0 interno com o painel frontal (I/O) do gabinete, pode deixar o display sem a alimentação adequada.

Vide o manual de instalação: https://www.gamdias.com/User_Manuals/Gaming_Component/Cooler/CHIONE_E4.pdf

...estou pensando em vender o kit e pegar um kit Ryzen   

Boa ideia. 😉 

Postado

alguma ideia de um kit bom de Ryzen, tenho uma rx 580, pretendo comprar uma melhor porém, não agora, e tenho uma fonte de 650w, o resto do pc ja sabe

• GabrielLV alterou o título para Placa-mãe RS9 é compatível com water cooler Gamdias Chione E4?
Postado

@1lokos ainda não liguei a cpu, eu posso ligar a placa-mãe com os cabos do water cooler e depois trocar a frenquencia como você falou, ou eu ligo a placa-mãe com os cabos do water cooler desconectados, arrumo essa parada do sys fan, e depois de arrumar na BIOS, eu desligo a placa-mãe e ligo de novo com os cabos plugados?

Postado

A  frequência da memória é limitada automaticamente pela placa-mãe. O eu pode fazer é ajuste de timings, mas isso requer entendimento do que deve sere feito.

Quanto ao WC conecta os cabos do WC, liga o PC e entre na BIOS e ajuste o conector SYS_FAN - isso se o BIOS tiver opção, nestas X99 o BIOS é de ~2009.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...