Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo montar o seguinte Pc mas não entendo nada sobre essa parte da refrigeração, como ela funciona? Precisa comprar algo mais pras ventoinhas do computador funcionar? Estou perdido nisso

GPU: 6750xt 

CPU: Ryzen 5 7600X

placa-mãe: ASRock B650M HDV

memória RAM: KINGSTON FURY 6000MHZ/CL30 (comprar 2 pentes)

FONTE: RISE MODE ZEUS 650W (barata) e MSI A850GL (mais cara e bem melhor)

SSD: KINGSTON NV3

GABINETE: MONTECH AIR 100 (ou o 903 max mesmo)

COOLER: THERMALRIGHT ASSASSIN X REFINED

TOTAL: R$7.060,74

Postado

Alguns pontos são importantes para uma boa refrigeração do computador em si:
Gabinete com bom fluxo de ar.

Ventoinhas com boa potência.

Pasta termica de qualidade.

Aircooler de boa qualidade.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Precisa comprar algo mais pras ventoinhas do computador funcionar? Estou perdido nisso

true  

Com qualquer um desses gabinetes você já vai ter ventoinhas em boa quantidade e funcionando como devem, além de que ambos possuem um fluxo de ar adequado. Recomendo que faça um esforço pra pegar o Montech 903 Max porque ele (e as ventoinhas) são excelentes.

COOLER: THERMALRIGHT ASSASSIN X REFINED

true  

Esse air cooler também vai segurar o seu processador com tranquilidade, pelo menos em jogos, esse vai ser o seu uso?

FONTE: RISE MODE ZEUS 650W (barata) e MSI A850GL (mais cara e bem melhor)

true  

É bom frisar que você não precisa de 850W pra essa configuração, então se encontrar a MSI A650GL (não confundir com a A650BN) por um preço okay, pode ser interessante.

A propósito, quanto está custando essa A850GL? Pode ser interessante considerar outras opções a depender do preço.

• Batata Defumada alterou o título para Como funciona a refrigeração do computador? Preciso de comprar algo a mais?
  • Moderador
Postado

@Daviferreirax Bom ponto, se a 6750XT for a Founders Edition ela é realmente muito esquentada.

@Gabriel Guimarães Silva Vou colocar imagem das duas abaixo.

A da esquerda tem um projeto de refrigeração bem ruim, undervolt é basicamente obrigatório. A da direita já possui um projeto bem melhor, mas atenção para o comprimento dela que é significativo, mas se você pegar o Montech 903 Max não vai precisar se preocupar com isso.

image.png

• Curtir 2
Postado

Ventoinhas com boa potência.

true  

As do 903 max sao boas?

Pasta termica de qualidade.

true  

pode me indicar uma?

Aircooler de boa qualidade.

true  

pode me indicar um bom tambem?

pelo menos em jogos, esse vai ser o seu uso?

true  

vai ser sim

A propósito, quanto está custando essa A850GL?

true  

649,99

Pro seu pc não virar um forno recomendo que faça undervolt nela, tem bastante vídeo no youtube ensinando nesse modelo ai

true  

Ok, obrigado!!

A da direita já possui um projeto bem melhor

true  

mas sera que vale a pena por 2800? 400 reais mais caro...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

As do 903 max sao boas?

true  

São ótimas. Inclusive são PWM e possuem 140mm.

649,99

true  

Preço até legal, mas essa fonte tem um pequeno problema que é o ruído, ela não é muito silenciosa. Se você prezar por isso pode ser interessante optar por outra.

Exemplo: Corsair RM750X ou Cougar GEX X2 850W.

pode me indicar um bom tambem?

true  

O Thermalright que você listou lá em cima é bom o suficiente.

Postado

As do 903 max sao boas?

true  

Segundo as especificações da Montech:

• 140mm
  • PWM - controle de rotação pela curva de fan do BIOS conforme a temperatura do CPU
  • CFM 84.6
  • Pressão estática 2.4
  • Nível de ruído 29.1 dB(A)

Fans similares, como a Cooler Master Sickleflow 140 ARGB é R$ 69,99 cada, a Montech AX140 é R$ 79,90.

• Fluxo de ar: 67 CFM ± 10%
  • Pressão do ar: 2,2 mmH2o ± 10%
  • Nível de ruído: 10 - 27 dBA

• Moderador
Postado

Elas precisam de algo pra ligar nelas ou ligam automaticamente?

true  

O gabinete Montech 903 Max vem com um HUB de fans e controladora, cada ventoinha possui dois cabos, um que faz elas ligarem, esse vai no HUB PWM instalado no gabinete. O outro cabo vai na controladora para poder customizar os LEDs ARGB.

Qual das duas é melhor?

true  

Ambas são muito boas. A Cougar, assim como a MSI A850GL, possui conector PCIe 5.0 por ser de um padrão ATX mais moderno.

Contudo a Corsair RM750X que eu linkei é uma fonte de altíssima qualidade, não vai fazer diferença pra você ela ainda ser no padrão anterior (ATX 2.4). Pra mim essa é a melhor.

Lembrando que eu indiquei elas caso queira fontes silenciosas. Se você não liga pra isso a MSI que você citou já atende bem, embora eu recomendaria a Galax TecLab Edition TL 900W em vez dela.

Ele fica onde? Como ele funciona? como fazer pra fazer ele funciona?

true  

Ele vai ficar sobre o processador. Esses produtos sempre vem com um manual de instalação, que vai te mostrar como instalar e onde se ligam os cabos para ele funcionar certinho. Pesquise no YouTube tutoriais mostrando a instalação dele, aí você vai entender melhor.

Postado

Citação

3 horas atrás, Batata Defumada disse:

controladora

true  

Isso tem que comprar separado?

true  

Depende da placa-mãe que comprar, se tiver conector ARGB (5V, 3 pinos) não precisa, basta conectar o cabo do HUB que vem no Air 903 Max que controlará o "frufru" dos LED dos fans pelo software da placa-mãe ou de terceiros (OpenRGB).

Se a placa-mãe não tem conector ARGB (5V, 3 pinos) então precisará de comprar uma controladora ARGB - importante, com conectores individuais PWM e ARGB não serve as "baratex" com conector de 6 pinos; que venha com controle remoto IR, assim poderá brincar com o "frufru". 😉 

A ASRock B650M HDV que colocou no orçamento não em conector ARGB.

Postado

Se a placa-mãe não tem conector ARGB (5V, 3 pinos) então precisará de comprar uma controladora ARGB - importante, com conectores individuais PWM e ARGB não serve as "baratex" com conector de 6 pinos; que venha com controle remoto IR, assim poderá brincar com o "frufru". 😉 

true  

A que eu quero n tem, pode me indicar uma controladora boa e custo-benefício? 

Postado

Controladora ARGB e HUB PWM - R$ 39,90 

• Conectores individuais PWM e ARGB para até 9 fans
  • Controle do "frufru" por controle remoto IR e pelo botão LED (ou Reset) do gabinete

Não compre controladora ARGB com conectores de 6 pinos - não é compatíveis com fans de qualidade, como os que vem no Air 903, que tem os conectores PWM e ARG separados; esse tipo de controladora só serve para fans baratos e francos, que vem com conector de 6 pinos ="garbage".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!