Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Tenho uma gigabyte B550M Aorus, comprada pelo Aliexpress há uns dois anos de uma loja relativamente confiável.

Há um tempo, notei uma baixíssima velocidade ao usar um pendrive nas entradas da frente do gabinete, cerca de 9mb/s. Tentei usar as entradas 3.0 mas a velocidade ia no máximo a 20 mb/s. Testei transferir pelas USB traseiras, que estão diretamente na placa-mãe... Mesma situação.

Cheguei a culpar o pendrive, mas em outro Pc que tenho a velocidade vai pra 100mb/s mesmo nas USB frontais do gabinete, e é uma placa-mãe de qualidade até questionável porque comprei pra usar um Intel de sexta geração.

Hoje fiz uma transferência por cabo para um tablet, usando um cabo, e a velocidade foi basicamente a mesma do pendrive mesmo nas USB traseiras.

Tem alguma coisa que posso fazer pra testar melhor ou alguma configuração que posso mexer pra tentar melhorar isso?

Grato pela atenção.

Postado

Não dá pra usar as portas do gabinete como referência, o próprio gabinete pode ter portas de baixa qualidade, mas ligando diretamente na placa-mãe você deveria ter bos velocidades. Por curiosidade, qual seria o modelo desse pendrive? A maioria dos modelos não chega nem perto de alcançar velocidades tão altas quanto 100MB/s, talvez seja algum modelo com NANDs mais avançadas que pendrives comuns. O USB 3.0 (atualmente conhecido como 3.2 Gen 1), tem velocidade máxima teórica de 5Gbps ou 640MB/s, então deveria ser mais que suficiente.

Só lembrando que os dispositivos alcançam suas velocidades máximas apenas em transferências sequenciais, em transferências "aleatórias" (com diversos arquivos de tamanhos pequenos, mesmo que o tamanho total seja grande) a velocidade tende a ser muito menor devido as latências internas.

EDIT: Certifique-se que os drivers de chipset da sua placa-mãe estão instalados no PC.

Postado
5 horas atrás, JonatasDSO disse:

estei transferir pelas USB traseiras, que estão diretamente na placa-mãe... Mesma situação.

5 horas atrás, JonatasDSO disse:

Hoje fiz uma transferência por cabo para um tablet, usando um cabo, e a velocidade foi basicamente a mesma do pendrive mesmo nas USB traseiras.

Se não for o hardware, eu testaria usando um Linux qualquer(pode ser o Ubuntu) para ver se não é o caso de algum malware, teste o SO usando um pendrive USB 3.0 , sem instalar.

Para não dar problema recomento tirar os cabos dos discos atualmente instalados.

Acho difícil terem instalado portas USB 1.0( é dentro do limite da velocidade descrita)

• Batata Defumada alterou o título para B550M Aorus Elite com transferências muito lentas pelas portas USB
Postado

Entrei no site da fabricante e baixei os drivers de chipset mais recentes. Não vi mudar nada, a princípio. Abaixo algumas fotos dos testes que consegui fazer.

infelizmente só tenho um pendrive, o que já foi citado, então é meio difícil testar com o ubuntu instalado nele, mas desenterrei um HD externo e fiz uns testes:

Testando no meu sistema, o pendrive nunca passa de 20mb/s, quando chega nisso, mesmo nas USB traseiras.
Capturadetela2025-04-05165240.jpg.63fb4595772406edba50b1c0bb73253d.jpg

Testei com o HD externo e a velocidade pareceu aumentar, mas com um contratempo:
Capturadetela2025-04-05164953.jpg.7f845fff9986ae0cb94e4805d16aac7e.jpg

Apesar da velocidade, depois de pouco tempo de transferência, acontece algum erro e a unidade desconecta e reconecta de novo sozinha, interrompendo a transferência e corrompendo o que estava sendo passado.

Testei no outro PC as duas unidades.
O pendrive atinge 100mb/s mesmo nas USB frontais, decidi nem testar nas traseiras porque seria irrelevante frente ao primeiro resultado.
Considerei que o erro do HD externo poderia ser mau contato do cabo, por já ser antigo, ou problema da própria unidade:
photo_5154754319583653439_x.jpg.660406b3a4d66cb9a62aca2160223732.jpg

A velocidade poderia ser melhor, mas a transferência não foi interrompida em nenhum momento e testei usando as USB frontais.

Consegui testar no Ubuntu bootável apenas com o HD externo, pois o sistema já estava no pendrive
photo_5154754319583653442_y.thumb.jpg.339cd9462acc24f98c12426df63b805e.jpg

A princípio ficou com essa velocidade, mas depois de um tempo, deu uma travada e a transferência passou para a velocidade ruim de antes, parecendo até que tinha parado.

photo_5154754319583653441_y.thumb.jpg.41b869185458fb9eebdeb6e32023526a.jpg

Lembrando que a essa altura, no Windows, já teria acontecido daquele reconexão automática que interrompia a transferência. Não deixei tempo suficiente para ver se no ubuntu aconteceu algo diferente que terminou no mesmo resultado: a unidade não foi desconectada como no Windows mas a transferência começou a aparentar estar parada.

Postado

Acredito que é defeito de hardware então. Duro é a falta de garantia por 2 anos da compra.

Mas só notou agora? Já era assim antes?

Postado
19 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não dá pra usar as portas do gabinete como referência, o próprio gabinete pode ter portas de baixa qualidade, mas ligando diretamente na placa-mãe você deveria ter bos velocidades. Por curiosidade, qual seria o modelo desse pendrive? A maioria dos modelos não chega nem perto de alcançar velocidades tão altas quanto 100MB/s, talvez seja algum modelo com NANDs mais avançadas que pendrives comuns. O USB 3.0 (atualmente conhecido como 3.2 Gen 1), tem velocidade máxima teórica de 5Gbps ou 640MB/s, então deveria ser mais que suficiente.

Só lembrando que os dispositivos alcançam suas velocidades máximas apenas em transferências sequenciais, em transferências "aleatórias" (com diversos arquivos de tamanhos pequenos, mesmo que o tamanho total seja grande) a velocidade tende a ser muito menor devido as latências internas.

EDIT: Certifique-se que os drivers de chipset da sua placa-mãe estão instalados no PC.

O pendrive é um Kingston DataTraveler 100 Generation 3 parecido com esse mas de 16GB
Arredondei um pouco pra falar 100mb/s, mas ele pega fácil 70-90mb/s no outro PC quando ligado na USB 3.0

4 minutos atrás, PedraX disse:

Acredito que é defeito de hardware então. Duro é a falta de garantia por 2 anos da compra.

Mas só notou agora? Já era assim antes?

Nunca precisei transferir muitas coisas. Só agora que tenho um segundo PC que vi essa necessidade e comecei a sentir que demorava umas 6x mais para copiar pro pendrive do que pra tirar do pendrive pro outro PC.
Garantia já seria um problema desde o começo, por se tratar de produto importado, mesmo que tivesse não ia acionar devolução ou coisa parecida só por causa disso, infelizmente me dei tão por satisfeito que funcionou quando instalei que não fiz todos os testes quando da instalação dela 😅

Se não tem nada mais que eu possa tentar, resta aceitar e esperar. Vou trocar de OS nos próximos meses quando pretendo comprar um NVMe novo, quem sabe instalando um OS do 0 ele funciona como deveria.
No gerenciador de dispositivos aparece reconhecendo que tem as entradas 3.0, não sei se seria diferente se tivessem instalado portas de má qualidade,
Capturadetela2025-04-05194602.jpg.8d767d6e5d94cdf1fee331b27c33793e.jpg

Postado

Como tentativa pode fazer um reset de MB, dando um "CLEAR CMOS"

Só curiosidade: tem no site do fabricante alguma forma de testar a autenticidade do produto? O que pode afetar o desempenho é a utilização de drivers corretos para  os fabricantes do componente ligado ás portas USB( que podem ser de vários fabricantes diferentes)

Digo o fabricante original( a Gigabyte)

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Como tentativa pode fazer um reset de MB, dando um "CLEAR CMOS"

Só curiosidade: tem no site do fabricante alguma forma de testar a autenticidade do produto? O que pode afetar o desempenho é a utilização de drivers corretos para  os fabricantes do componente ligado ás portas USB( que podem ser de vários fabricantes diferentes)

Digo o fabricante original( a Gigabyte)

Tentarei o clear quando tiver um pouco mais de tempo, visto que vou precisar também reatualizar a BIOS.
Não faço ideia se é possível verificar a autenticidade do produto. Mas tudo que já instalei aqui que dá informações de hardware detectou corretamente (o que não garante nada, mas é o que tenho)
Dito isso, ainda fiz alguns outros testes com o HD externo. O cabo já tem algumas oxidações, ele já tem mais de 12 anos e já está dando alerta no CrystalDiskInfo, mas é a única coisa que tenho atualmente pra testar.

Capturadetela2025-04-05213604.jpg.1eb280dfe26cf9601b8590849dc6ab30.jpg

Por várias vezes consegui atingir essa velocidade de escrita, o que acho já estar nos parâmetros aceitáveis pra um 3.0, mas o pendrive não passa de 15mb/s nem por um milagre. Problema que não acontece no outro PC, como já disse. É realmente uma incompatibilidade bizarra. Estou usando inclusive a exata mesma USB usada na foto pra testar,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...