Ir ao conteúdo

Lenovo IdeaPad Gaming 3i usando RAM para vídeo integrado, como desativar?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Tenho este notebook aqui em casa e percebi recentemente que ele está usando a placa de vídeo integrada e ela puxa 8gb dos 16 gb de memória RAM que tenho instaladas no notebook. Gostaria de poder desativar a GPU integrada ou então pelo menos diminuir a quantidade de RAM alocada para ela, mas eu preferia desativar e usar apenas o vídeo dedicado se possível. No gerenciador de tarefas só me aparecem 9,6gb de ram disponível, o restante está para o vídeo integrado conforme vai mostrar nas fotos abaixo.

Olhei na BIOS e não achei nenhuma opção que me permita acessar essas configurações, talvez eu esteja no local errado, mas de qualquer forma vou deixar aqui as fotos que tirei.

O modelo do notebook é o Lenovo IdeaPad Gaming 3i um i5 10300H + GTX 1650 4gb, ele possui de fábrica 8 gb e eu instalei mais 8gb e também instalei outro SSD nele além do que vem já nele. 

Eu também ativei hoje o modo performance no lenovo vantage.

IMG-20250405-WA0014.thumb.jpg.7a8624e1814c9fde5ebd02f4a2ac825f.jpgIMG-20250405-WA0014.thumb.jpg.7a8624e1814c9fde5ebd02f4a2ac825f.jpgIMG-20250405-WA0015.thumb.jpg.fba176e973e0511b8d79f50c458e5ce6.jpgIMG-20250405-WA0016.thumb.jpg.d2900e294873aae827807189e1784c6e.jpgIMG-20250405-WA0017.thumb.jpg.d5d17606013178698ffa02ed31e7a1f1.jpgIMG-20250405-WA0018.thumb.jpg.8b11c34dc93367e5fd452e346b64a9ac.jpg

• GabrielLV alterou o título para Lenovo IdeaPad Gaming 3i usando RAM para vídeo integrado, como desativar?
  • Moderador
  • Solução
Postado

Você interpretou os valores informados ali da maneira totalmente errada.

Permita-me explicar:

5 horas atrás, luiss0104 disse:

está usando a placa de vídeo integrada e ela puxa 8gb dos 16 gb de memória RAM que tenho instaladas no notebook.

No gerenciador de tarefas só me aparecem 9,6gb de ram disponível, o restante está para o vídeo integrado conforme vai mostrar nas fotos abaixo.

O gerenciador não está dizendo que dos 16GB de RAM que você tem, apenas 9,6 estão disponíveis e o "resto" está alocado para o vídeo integrado. O que ele está dizendo é que no momento em que você tirou aquela print, dos 15,9GB de RAM que você tem disponíveis no total, o seu Windows e os programas que estão abertos estão consumindo 6,3GB, sobrando 9,6GB (9,6 + 6,3 = 15,9). A RAM está sendo consumida pelo Windows e pelos programas que estão abertos, e não pelo vídeo integrado.

image.png

image.png

O que está alocado de fato para o seu vídeo integrado é apenas 100MB, e não 8GB como você erroneamente achou. É por isso que está sendo exibido 15,9GB e não 16GB.

• Curtir 1
Postado

Entendi @GabrielLV, realmente faltou atenção minha e acabei confundindo mesmo. Mas pelo fato da GPU integrada está marcada como 0 isso não quer dizer nada que ela está sendo a principal né? Pnsando um pouco melhor eu imaginei que por ser notebook ele usa a integrada nos momentos mais tranquilos e durante os jogos ele usa a da nvidia certo? por isso não consigo desativar a integrada

• Moderador
Postado

image.png

A marcação "GPU 0" indica que ela é a primeira CPU, e a "GPU 1" é a segunda. Isso acontece pois os computadores entendem o valor "0" como sendo o primeiro, e "1" como sendo o "segundo" pois eles usam o sistema binário, onde o "zero" é contabilizado.

Você deve se atentar as porcentagens que estão sendo exibidas logo abaixo, sendo que no momento em que você tirou a print, a GPU 0 (Integrada) estava com apenas 1% de uso, e a GPU 1 (dedicada) com 0% de uso.

3 minutos atrás, luiss0104 disse:

eu imaginei que por ser notebook ele usa a integrada nos momentos mais tranquilos e durante os jogos ele usa a da nvidia certo? por isso não consigo desativar a integrada

Exatamente isso. Os notebooks são projetados visando economia de energia, então a GPU dedicada será usada apenas se a aplicação realmente necessitar dela, ou se você configurar isso manualmente (iniciar > configurações de elementos gráficos). Se nenhuma aplicação estiver usando a GPU dedicada, então ela será automaticamente "desativada" para economizar energia, fazendo a GPU integrada (que consome menos energia) passar a ser usada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...