Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Visitante

Postado

Pretendo montar um pc intermediário pro meu irmão com essas configs: 

É um setup simples, focado em jogos competitivos como Valorant, CS2 e talvez um GTA V, entre outros do mesmo nível. Vai ser o primeiro PC dele, então quero algo que dure até ele conseguir juntar dinheiro pra montar outro mais pra frente.

O plano é, futuramente, adicionar uma RX 6600, mas por enquanto essa configuração é o que cabe no orçamento.

Sobre a fonte:
Sei que 850W é mais do que o necessário pra esse setup, mas escolhi pensando no futuro — assim ele pode reaproveitar se decidir montar um PC mais potente depois. Mesmo assim, se tiverem alguma recomendação melhor de fonte (pensando em custo-benefício e qualidade), estou aberto a sugestões.

Sobre a placa-mãe:
Alguém recomenda outra opção nessa mesma faixa de preço? Pesquisei e vi que a A520M-A PRO aguenta bem o 5600GT e já vem com BIOS atualizada pra série 5000. Também vi elogios à A520M TUF, mas atualmente ela tá quase R$ 1000, o que foge bastante do orçamento.

A ideia é que até o final do ano esse PC esteja com um Ryzen 5 5600GT + RX 6600, então queria saber de vocês: acham que essas peças estão bem escolhidas? Ou tem algo que valha mais a pena dentro dessas condições? Desde já agradeço aí pela ajuda rapaziada, se eu fui incoerente em alguma coisa podem me falar que eu explico melhor. Valeu

OBS: Enquanto eu tava escrevendo o post a A520M ficou sem estoque na Kabum kkkkkk mas o preço dela tava ali na faixa dos 450 - 500

Postado

@Leo2640 Mesmo se você for colocar uma RX6600, seu PC não vai precisar de 850W. Eu te recomendo a Rise Mode Zeus 650W que já vai dar conta de qualquer placa de vídeo que o 5600GT aguenta. Sobre as outras peças, tá bem equilibrado, a A520M A PRO é uma placa-mãe básica, mas boa.

Postado

Bom dia, tudo bem?

Pode utilizar uma fonte de 650w, o que economizar nela pode adicionar mais um SSD.

No caso do SSD, eu recomendo um NVMe (Mais rápido no geral).

Postado
5 minutos atrás, Leo2640 disse:

A ideia é que até o final do ano esse PC esteja com um Ryzen 5 5600GT + RX 6600,

Olha... se o plano é pra tão curto prazo, acho que talvez valha fazer um parcelamento agora e pegar a coisa toda. Ai você pega um processador que faz mais sentido para alguém que usa placa de Vídeo, como o 5600 ou 5600X. Vai ter mais performance no conjunto dessa maneira.

O 5600GT é ótimo, mas o Vídeo dele implica em perder metade do cache L3, o que dá uma capada na performance da CPU.

Visitante

Postado

@Pedro Cam Realmente não precisa, tava mais inclinado nela pensando que ela serviria pra qualquer outra config futuramente com muita folga. Vou dar uma olhada nessa aí que você mandou, valeu

@W46n3r Então, estava pensando exatamente nisso, comprar tudo de uma vez já com a placa de vídeo. É uma boa pra considerar, o ruim mesmo é que nem vai ser eu que vou comprar, mas sim meus pais. Eu to dando mais aquele apoio pra ngm fazer besteira. Realmente talvez valha mais a pena o que você falou, vou analisar. Valeu mano.

Postado

@Leo2640 Bom dia!

Falando um pouco por cima, antes de se referir ao componentes em si, eu acho pouco provável que essa configuração consiga aguentar o CS2 de forma satisfatória, visto o desempenho da iGpu do Ryzen 5 5600GT, fora que, como o CS2 prioriza muito mais o processador ( L3 Cache ), essa CPU é um pouco "capada" nesse quesito, por ter a placa integrada.

Se for optar por memórias de 3600Mhz-4000Mhz por exemplo, com uma boa latência, pode ser que amenize um pouco do problema, mas são memórias mais caras.

Valorant ele vai rodar tranquilo, GTA 5 acredito que também, mas o CS2 eu acho que vai ser uma experiência um pouco chata, até por que o game partilha de diversos problemas de desempenho. Em testes de desempenho, seu FPS até se manteve em 70/75 (mínimas de 49), porém estamos falando de tudo no mínimo em um mapa que não é tão pesado. Se ele chegar a cair numa Ancient ou em uma mapa mais pesada, provavelmente vai jogar abaixo dos 50FPS e isso é horrível kkkkk, chega a ser abaixo dos 60Hz, o input lag e a sensação de peso na tela vão atrapalha demais.

13 minutos atrás, Leo2640 disse:

O plano é, futuramente, adicionar uma RX 6600, mas por enquanto essa configuração é o que cabe no orçamento.

Sendo sincero, ou eu investiria num Ryzen 5 5600 e uma GPU usada para utilizar por enquanto, ou eu guardaria o dinheiro para investir num computador com todos os componentes no final do ano. O Ryzen 5 5600GT até pode combinar bem com uma RX 6600 8GB, mas se for colocado junto a uma RTX 4060 8GB, já vai ter gargalo, não é muito e pode ser resolvido, mas já é algo perto do limite dele.

15 minutos atrás, Leo2640 disse:

Sobre a fonte:
Sei que 850W é mais do que o necessário pra esse setup, mas escolhi pensando no futuro — assim ele pode reaproveitar se decidir montar um PC mais potente depois. Mesmo assim, se tiverem alguma recomendação melhor de fonte (pensando em custo-benefício e qualidade), estou aberto a sugestões.

Tudo bem querer investir em um possível upgrade futuro, mas isso é fonte para uma RTX 4090... Ele não precisa disso tudo, uma boa fonte de 650w como a 650w Galax Omega já vai suprir diversos upgrades que ele fizer, até mesmo uma 550w pra ser sincero... Mas o ponto aqui nem é potência, mas sim, qualidade. A XPG Kyber não é muito indicada, existem modelos de maior qualidade em relação a ela.

17 minutos atrás, Leo2640 disse:

Sobre a placa-mãe:
Alguém recomenda outra opção nessa mesma faixa de preço? Pesquisei e vi que a A520M-A PRO aguenta bem o 5600GT e já vem com BIOS atualizada pra série 5000. Também vi elogios à A520M TUF, mas atualmente ela tá quase R$ 1000, o que foge bastante do orçamento.

Sim, a A520-A PRO aguento o Ryzen 5 5600GT, mas se conseguir encaixar, uma B550M PRO-VDH é uma ótimo opção também.

Sua configuração ainda falta SSD e Gabinete também, tem algum em mente?

No mais, para Valorant e GTA 5 a configuração vai suprir, mas para o CS2, eu não recomendaria, falo isso não só pelos testes de desempenho que vemos em vídeo, mas por experiência própria de já ter jogado num computador com essas configurações, e inclusive, esse game em específico.

Acho que o melhor foi o que eu disse no início do tópico, ou você guarda o dinheiro e compra tudo de uma vez, ou investe num processador OK com uma GPU usada, como uma GTX 1660 6GB ou algo assim.

Visitante

Postado

@Middoken Bom dia!! Obrigado pelo feedback mano. Pelo que a rapaziada falou no post, realmente acho que pegar um R5 5600 mais uma placa dedicada seja a melhor opção. Também tinha visto os testes mostrando o CS2 com 70/72 FPS e imaginei mesmo que talvez em mapas mais pesados o processador fosse peidar KKKKKK

Gabinete vi esse da Aigo na Pichau e achei uma boa, não é fechado na frente e já vem com as fans. SSD estou vendo ainda as opções de 500GB, o problema é esse de ficar preso no orçamento. 

E quanto a fonte, de fato eu tava sendo juvenil. A 650W já tá de bom tamanho como a rapaziada ai já falou. 

Valeu mano, me ajudou a organizar as ideias das config do pc.

Postado

@Leo2640

Gabinete interessante, mas acho o Aigo DarkFlash DK352 melhor.

As ventoinhas são ARGB, diferente do modelo que você mandou que é ''rainbow'', ou seja, só fica colorido e pronto kkkk.

Vem com 4 ventoinhas ao invés de 3.

Tem um comprimento de VGA de 340mm, esse que você mandou é de 280mm.

Tem a frontal mesh.

As ventoinhas podem não ser as melhores, mas já vai ajudar até de fato vir a necessidade de talvez trocar elas.

• Rio McCloud alterou o título para Configuração Ryzen 5 5600GT + A520M-A PRO + 16GB RAM vale a pena?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...