Ir ao conteúdo

Dificuldades para achar disco bootavel. ASRock X570 PG4

Ir à solução Resolvido por FoxBlack,

Posts recomendados

Postado

Opa galera, tudo bem??

Estou aqui com um problema que vem me causando MUITAS dificuldades recentemente com a minha placa-mãe.

Minha placa-mãe é uma ASRock X570 PG4, e eu venho encontrando muitas dificuldades para instalar qualquer sistema operacional nela, porque ela simplesmente não consegue encontrar discos bootaveis.

Vou começar destrinchando um pouco o problema para que fique mais compreensível.

Vou iniciar falando sobre em modo UEFI:

Em casos normais, a ASRock sem o CSM ligado, somente no modo UEFI, ela não consegue achar NENHUM disco para tentar bootar, só consegue encontrar o pendrive para instalar o sistema.

Faço o passo a passo padrão de instalação de Windows, deixo o instalador do Windows fazer tudo, só limpo o SSD que vou instalar e seleciono-o para continuar a instalação.

Beleza, após a instalação terminar que começa o problema. Na hora de ir para a BIOS selecionar o disco para bootar o windows por ele, simplesmente nada aparece.

Com esse problema em mente, eu tentei MUITA coisa, até criar todas as partições pro Windows, e recriar o bootloader, porém nada adiantou, o disco não é encontrado como bootavel.

E já para responder algumas perguntas: Sim, o Pendrive foi montado com partição GPT.

Agora indo para CSM:

Com o Rufus dá pra montar um pendrive bootavel que burle o impedimento de instalar Win 11 sem CSM, e eu já usei isso pra instalar o Windows algumas vezes quando foram necessárias.

Crio um pendrive dessa forma, com partição MBR, ligo o suporte a CSM na placa-mãe e daí pra frente TODOS os discos ficam vísiveis como bootaveis, mesmo que não tenham bootloader dentro.

Daí em diante sigo com a instalação do Windows 11 da forma padrão, deixando o Instalador fazer tudo, e assim de novo terminamos a instalação com sucesso.

Mas aí na hora de bootar pelo SSD que se encontra o problema. Simplesmente manda aquela mensagem padrão de "no bootable device", e assim eu tenho que reiniciar a instalação de novo.

Nas últimas vezes que eu fiz a instalação do Windows nessa placa-mãe, eu instalei quase como um teste de resistência, começava desde cedo a instalar o Windows, e ia continuava tentando instalar, até a hora que a placa-mãe reconhecesse o SSD como bootavel.

Mas fazer isso é bem cansativo e demorado, fora que nas últimas vezes que tentei, não deu em absolutamente nada.

E recentemente eu tenho visto uma necessidade imensa de instalar o Windows em outro SSD, pois o SSD que está no computador atualmente tá batendo as botas, e o computador segue dando muita tela azul e tendo problemas por causa do SSD.

Se possível eu quero uma ajudinha sobre como resolver, ou opiniões.

Atualmente com pouco dinheiro em caixa, então não queria ter que gastar dinheiro à toa para trocar a placa-mãe, principalmente porque faz pouco mais de 1 ano que eu to com essa PG4.

Se alguma parte tiver ficado sem sentido ou não tiver entendido, só me avisar, que daí eu dou uma reformulada e explico melhor.

Desde já agradeço pessoal!!

Postado
15 minutos atrás, Nifuji disse:

E já para responder algumas perguntas: Sim, o Pendrive foi montado com partição GPT.

Mas, quanto ao disco(HD/SSD) onde planejas instalar o Windows., qual o formato da tabela de partição ?

Quantos discos tem conectados à placa-mãe ?

Qual a marca/modelo desse SSD onde está tentando instalar o sistema ?

Postado
39 minutos atrás, FoxBlack disse:

Mas, quanto ao disco(HD/SSD) onde planejas instalar o Windows., qual o formato da tabela de partição ?

Quantos discos tem conectados à placa-mãe ?

Qual a marca/modelo desse SSD onde está tentando instalar o sistema ?

Eu planejo instalar em um novo SSD da marca Western Digital de 480GB.

Atualmente tenho 4 discos conectados na placa-mãe, sendo 2 NVMe's, 1 SSD Kingston (que está indo de vasco, e está atualmente com o sistema) e 1 HD de 1 TB.

Quanto ao formato da tabela de partição, atualmente está instalado no Kingston de 240GB em formato GPT e usando o CSM para conseguir usar.

Mas se pudesse instalar no MBR para nn ter que usar o CSM, seria o ideal, que daí dava pra ligar o FASTBoot

• Solução
Postado

Para gravar a iso no pendrive utilize o Ventoy  e não terás que se preocupar.

Quando for instalar o sistema, desconecte todos os demais discos, deixando somente o que irá receber a instalação

* O ideal seria instalar em um dos discos NVMe.

Postado

Foi mal a demora pra responder. 
Aqui funcionou.

Não sei se foi retirar os discos e deixar só um NVMe ou o Ventoy, mas sei que funcionou no fim de tudo kkkkk

Com o Rufus nn ia de jeito ou forma... pelo visto daqui pra frente só uso ventoy.

Valeu demais de novo Fox!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!