Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, estou com um problema aqui, minha internet é 610 mega, sempre só tive celular, usando só Wi-Fi e TV com cabo direto do modem, porém agora montei um PC gamer pra jogar, e fazendo os testes de velocidade fica sempre entre 100/150 mega(no wi-fi do celular bate 300 ao lado do modem), meu cabo de rede é cat5e de 20m, está com uma distância de 20 metros o PC do modem,

Não sei o que posso fazer para melhorar isso, não sei se esse meu modem é bom, vi aqui nas especificações que ele é gigabit 10/100/1000, que era pra funcionar bem, irei botar uma foto dele aqui,

Aceito sugestões do que poderia fazer, se meu modem não é bom, se reclamo com minha operadora de internet, se é a distância do cabo, meu cabo cat5e acredito que não seja o problema, porque ele é melhor que o cat5 normal.

Modelo do modem: Nokia g-1425g-b 

Sem título.jpeg

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Contrato internet de 610 Mbps, mas apenas recebo 150 Mbps pelo cabo
  • Moderador
Postado

@kadson, bom dia!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!

Encontrei informações sobre a velocidade média do plano precisar ser no mínimo 80% do contratado e instantânea nunca poder ficar abaixo dos 40%, porém não encontrei nada concreto sobre nos sites do governo fora a Anatel mencionar obrigatoriedade do plano de internet mencionar a velocidade mínima no contrato na resolução n° 632, de 7 de março de 2014. Isso é para conexões direto no cabo.

O cabo cat5e é capaz de entregar até 1 Gbps em instalações até 100 metros de distância, porém isso depende também de outros fatores como interferência vinda de outros dispositivos, outros cabos, e no pior caso, cabos de eletricidade. Aqui em casa minha rede consegue fornecer em torno de 450 Mbps em um bom dia através da rede cabeada em que 4 cabos cat5e dividem espaço com um cabo RG59 de TV no mesmo conduíte e acima da caixa onde eles terminam há uma seção do cabo RG59 que divide espaço com cabos de energia de uma tomada.

Ainda acho que 150 Mbps é um absurdo de baixo, porém a julgar pelo Wi-Fi entregar 300 Mbps há uma parcela de culpa do cabo. Pode sim haver culpa da operadora, mas a menos que conecte um laptop com um cabo curto direto no modem/roteador e teste a velocidade, não há como saber se a culpa é completamente do cabo ou se há parte da operadora nisso. Recomendo refazer as terminações caso tenha a ferramenta, porém se depender de um técnico para tal, faça o teste que mencionei primeiro. Caso não tenha laptop com capacidade gigabit em sua placa de rede, desloque o computador até o local onde está o dispositivo da operadora para tal se possível, peça a algum parente ou amigo que traga um laptop para o teste, ou então ligue para a operadora pedindo que enviem um técnico para o fazer.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@kadson Bom dia

Você não passou o modelo da sua placa-mãe para sabermos se o mesmo possui placa de rede que trabalhe a 1Gbps.

No WIFI por melhor que ele seja sempre haverá um perca de 30% mesmo o dispositivo esteja do lado no roteador ou modem.

Agora no cabo de rede como o colega acima falou para placa de rede atingir 1Gbps o padrão do cabo precisa ser no mínimo cat5e com 4 pares de fios, até o limite de 100 metros sem interferência.

Fique atento porque também existe cabo cat5e com 2 pares de fios.

Cabo dois pares de fio 👇🏿                                                       Cabo quatro pares de fio 👇🏿

images?q=tbn:ANd9GcTocpqmAK-qv67UlaJR21-images?q=tbn:ANd9GcQ732c0wQ43zvoIhEPwLnL

E mesmo o cabo tendo 4 pares de fios se apenas um deles falhar a conexão já cai de 1Gbps para 100Mbps, principalmente se forem dos pinos 1,2,3 e 6 do conector.

rj45_padrao_568a.png

As vezes falha de um dos pinos do conector RJ45 podem estar no conector então é sempre bom inverter as ponta do cabo.

E dentro do windows para que a placa de rede opere a 1Gbps não há necessidade de alterar nada na placa de rede.

velocidade-maxima-da-placa-de-rede-do-co

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...