Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!
Então, estou querendo comprar uma dessas duas placas de Vídeo e queria saber a opinião sobre qual seria a melhor para mim.
O meu foco vai ser jogar em quad HD (1440p). O meu processador é um Ryzen 5 7600 e tenho uma fonte da MSI MAG 850w.
Uma opção que estava considerando também seria a 9070xt, mas os preços dela atualmente estão iguais a 5070ti, então imagino eu que não está valendo a pena.
Qual acham que combaria melhor com o meu setup? e caso seja a RTX 5080, essa minha fonte de 850w consegue suportar ou teria que pegar uma maior? 

• peixeoto369 alterou o título para RTX 5070ti ou RTX 5080, qual vale mais a pena para QuadHD?
  • Solução
Postado

custo-benefício da 5080 não é legal. 5070ti ou 9070xt são suas opções reais. Aí vai de preferência. 9070xt é interessante na questão de Overclock. 5070ti é na questão de recursos, mas hoje já não é uma vantagem tão grande em comparação ao que era nas gens anteriores.

Postado
2 horas atrás, peixeoto369 disse:

@NStão Mas então, no dia de hoje, a 9070XT e a 5070ti estão no mesmo preço.
Nesse caso, é melhor só ir na 5070ti, não?

Estando as duas no mesmo preço, 5070TI sem sombra de dúvidas, mais performance relativa que a 9070xt e mais consolidada em Raytrancing e Upscale.

• Curtir 1
Postado

@peixeoto369 então, como disse o Night Fall, considerando apenas esses fatores a 5070TI, mas considerando outros fatores tão importantes quanto como as placas da Nvidia estando apresentando drivers instáveis ( telas pretas, problemas na identificação de temperatura em alguns programas o que atrapalha resfriamento customizado, a falta de certeza se no Brasil houve teste e recall de unidades com ROPs faltando, Nvidia app comendo desempenho da placa e etc. você pode verificar sobre a veracidade do que estou falando simplesmente pesquisando no Google e no YouTube diversas mídias de tecnologia comentando sobre o assunto ) as águas se turvam. Adicione isso ao fato do gap em Ray Tracing ter fechado bastante e ao potencial de Overclock da 9070xt que você termina com uma placa que, em determinadas cargas e testes consegue ficar próxima da 5080 ( https://www.techpowerup.com/review/sapphire-radeon-rx-9070-xt-nitro/43.html ). Pessoalmente eu pegaria a 9070XT, mas tudo depende do que você usa e da sua confiança na sua sorte ou azar com produtos que tem alguma chance de apresentar problemas. Hoje os drivers da AMD simplesmente estão mais confiáveis.

• Curtir 3
Postado

@NStão Então, eu tenho acompanhado bastante sobre as placas, mas uma coisa que me tende mais a ir pro lado da nvidia é que tanto o path tracing como o DLSS4 (mesmo o FSR4 estando muito bom) são bem superiores em relação a AMD, por isso que fiquei na duvida.
As duas estando no mesmo preço, estou tendendo mais para a 5070ti, pois uma hora ou outra esses problemas de Drivers imagino eu que vai ser resolvido...
a 9070xt tendo uma diferença de preço legal em relação a 5070ti, ai sim chama bastante atenção, imagino eu

Postado

@peixeoto369 então cara, é o que todo mundo tava esperando, o negócio dos drivers ir sendo arrumado ao longo do tempo, mas as últimas mexidas estão é piorando os drivers ( Jayz2Cents fez um vídeo sobre um dos problemas recentes do novo driver por exemplo, assim como outros também estão fazendo ), e o foco em produtos para IA pode fazer com que determinados problemas não sejam sanados tão cedo quanto normalmente seriam, ou não de forma adequada. Sobre a questão de DLSS4 e Path Tracing entra naquilo que eu disse de mais recursos e que todo mundo sabe do gap de RT, apesar de já ter diminuído bastante. Você já tem as informações do que pode acontecer, e boa parte dessas situações não são tão comuns, você pode comprar tranquilo, tipo, mesmo que você seja azarado as lojas vão te cobrir de algum jeito, ou a própria fabricante. Só disse que eu não compraria, porque não vejo tão próximo no horizonte resolução pra certas situações, e não confio na minha sorte.

• Curtir 1
Postado

@NStão Saquei! É, realmente faz sentido isso do foco em produtos de IA, tinha esquecido totalmente disso da NVIDIA.
Acho que vou esperar virar o mês que com isso devem chegar novos estoques de placas e consequentemente o preço deve cair um pouco mais, ai vejo qual vai valer mais a pena.
Muito obrigado pelo comentário amigo!

Postado
5 horas atrás, NStão disse:

Pessoalmente eu pegaria a 9070XT, mas tudo depende do que você usa e da sua confiança na sua sorte ou azar com produtos que tem alguma chance de apresentar problemas. Hoje os drivers da AMD simplesmente estão mais confiáveis.

Bem observado, todo ganho de desempenho a mais é bem vindo, só é importante lembrar que nem todo chip sobe tão bem as frequências, e nesse quesito é uma compra contando com a sorte, e claro, com o conhecimento e disposição do usuário pra fazer overclock.

4 horas atrás, peixeoto369 disse:

@NStão Então, eu tenho acompanhado bastante sobre as placas, mas uma coisa que me tende mais a ir pro lado da nvidia é que tanto o path tracing como o DLSS4 (mesmo o FSR4 estando muito bom) são bem superiores em relação a AMD, por isso que fiquei na duvida.
As duas estando no mesmo preço, estou tendendo mais para a 5070ti, pois uma hora ou outra esses problemas de Drivers imagino eu que vai ser resolvido...
a 9070xt tendo uma diferença de preço legal em relação a 5070ti, ai sim chama bastante atenção, imagino eu

Eu não ficaria muito animado com Patch Trancing, até a 5090 passa mal pra rodar de forma satisfatória, mesmo usando upscale. Ainda vai levar um tempo até termos poder de fogo suficiente pra isso, assim como aconteceu com o Ray Tracing nas RTX 2000. E levando em conta que estamos andando pra trás com o corte dos chips e salto geracional, duvido muito que a próxima geração seja capaz disso.

• Curtir 3
Postado

@NIGHT FALL bom ponto, eu fiquei meio pá se eu mencionava ou não, porque depois do que eu tinha dito poderia soar meio forçado vindo de mim. O importante é que o que ele conseguir vai ser bem satisfatório.

Postado
Em 24/04/2025 às 22:58, NIGHT FALL disse:

Eu não ficaria muito animado com Patch Trancing, até a 5090 passa mal pra rodar de forma satisfatória, mesmo usando upscale. Ainda vai levar um tempo até termos poder de fogo suficiente pra isso, assim como aconteceu com o Ray Tracing nas RTX 2000. E levando em conta que estamos andando pra trás com o corte dos chips e salto geracional, duvido muito que a próxima geração seja capaz disso.

Hmm, é, em relação ao path tracing unica coisa que tinha visto era que a NVIDIA rodava um pouco melhor do que a AMD, mas que ainda assim da pra rodar na AMD também de boa

Ontem vi uma promo de uma 9070XT da XFX por 5.6k, mas quando abri já tinha acabado infelizmente

Em 24/04/2025 às 23:20, NStão disse:

@NIGHT FALL bom ponto, eu fiquei meio pá se eu mencionava ou não, porque depois do que eu tinha dito poderia soar meio forçado vindo de mim. O importante é que o que ele conseguir vai ser bem satisfatório.

muito obrigado pela ajuda! de fato, imagino eu que qualquer uma das duas vai suprir tudo que preciso.

Em 24/04/2025 às 18:15, NStão disse:

@peixeoto369 então, como disse o Night Fall, considerando apenas esses fatores a 5070TI, mas considerando outros fatores tão importantes quanto como as placas da Nvidia estando apresentando drivers instáveis ( telas pretas, problemas na identificação de temperatura em alguns programas o que atrapalha resfriamento customizado, a falta de certeza se no Brasil houve teste e recall de unidades com ROPs faltando, Nvidia app comendo desempenho da placa e etc. você pode verificar sobre a veracidade do que estou falando simplesmente pesquisando no Google e no YouTube diversas mídias de tecnologia comentando sobre o assunto ) as águas se turvam. Adicione isso ao fato do gap em Ray Tracing ter fechado bastante e ao potencial de Overclock da 9070xt que você termina com uma placa que, em determinadas cargas e testes consegue ficar próxima da 5080 ( https://www.techpowerup.com/review/sapphire-radeon-rx-9070-xt-nitro/43.html ). Pessoalmente eu pegaria a 9070XT, mas tudo depende do que você usa e da sua confiança na sua sorte ou azar com produtos que tem alguma chance de apresentar problemas. Hoje os drivers da AMD simplesmente estão mais confiáveis.

em relação a esse overclock, não entendi muito bem como faz, mas vou procurar sobre.
O modelo da 9070xt que tava interessado é a da sapphire pure branca, pra combinar com o meu setup branco

Postado

Putz, modelo branco quase sempre é mais caro, tem até brincadeira sobre isso por aí. Salvo promoções esteja preparado pra pagar uma quantia não gigante, mas também não irrisória, pelo produto ser branco.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, NStão disse:

Putz, modelo branco quase sempre é mais caro, tem até brincadeira sobre isso por aí. Salvo promoções esteja preparado pra pagar uma quantia não gigante, mas também não irrisória, pelo produto ser branco.

pior que quando lançou, ele estava o mesmo preço da cor preta (no caso da sapphire pure).
as 5070ti brancas são sempre mais caras mesmo, infelizmente 🫠

Postado

Cara, a amd melhorou muito nesse quesito em relação a geração anterior, corrigiu bugs e etc desta em relação a encoding e a produtividade, além de ter melhorado num geral na arquitetura né. É mais ou menos equiparado com a série atual da Nvidia em termos de streaming e afins, lógico que dentro dos modelos equivalentes das duas empresas. Já quando se trata de produtividade num geral  ( vou deixar aqui porque né )é mais ambíguo, mas é bastante positivo o cenário que se molda. Numa média fica entre a 5070 e a 5070ti, podendo ficar abaixo da 5070 em algumas áreas e acima da 5070ti em outras, enquanto em algumas vai ficar um pouco acima da metade do caminho entre as duas.

• Curtir 1
Postado
50 minutos atrás, NStão disse:

Cara, a amd melhorou muito nesse quesito em relação a geração anterior, corrigiu bugs e etc desta em relação a encoding e a produtividade, além de ter melhorado num geral na arquitetura né. É mais ou menos equiparado com a série atual da Nvidia em termos de streaming e afins, lógico que dentro dos modelos equivalentes das duas empresas. Já quando se trata de produtividade num geral  ( vou deixar aqui porque né )é mais ambíguo, mas é bastante positivo o cenário que se molda. Numa média fica entre a 5070 e a 5070ti, podendo ficar abaixo da 5070 em algumas áreas e acima da 5070ti em outras, enquanto em algumas vai ficar um pouco acima da metade do caminho entre as duas.

Saquei...
Bom, a minha decisão definitiva vai ser realmente o preço na hora que eu for comprar mesmo.
Muito obrigado pelas informações!

• J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 5070ti ou RTX 5080, qual vale mais a pena para QuadHD?
Postado

@NStão Desculpa te alugar o tempo todo, mas uma ultima duvida hehe
O meu processador Ryzen 5 7600 combina bem com a 5070ti / 9070xt para quadHD ou ele vai dar muito gargalo com elas?

Postado

Numa resposta simples você não terá nenhum impeditivo maior de usar essa classe de GPU. Numa resposta maior e mais ambígua, sempre existe um bottleneck, mas o que importa é se ele é significativo ou não, e nesse caso não é significativo, ainda mais se você jogar em resoluções relativamente mais altas, onde as cargas nos processadores vão "equalizando " e nas GPUs vão intensificando ( é possível ver isso em uma pá de testes de GPUs modernas ). Pode pegar tranquilo.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para GeForce RTX 5070 Ti ou RTX 5080, qual vale mais a pena para Quad HD?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!