Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente bom dia, espero que todos estejam tendo um dia agradável.

Vamos agora as informações: nos ultimos dois meses meu pc esteve tendo problemas de stutters ocasionais em alguns jogos mais pesados, PRINCIPALMENTE de mundo aberto. Não estou falando de stutters que ocorrem constantemente e sempre, estou falando de "travadas" que ocorrem ocasionalmente sem nenhuma constância ou frequência alta. Por exemplo, Baldurs Gate 3 que era um jogo que eu rodava completamente liso no High em 1080p agora ainda roda em 60 fps, porém de vez em quando viajando pelo mapa pode ter 1 ou 2 stutters de meio segundo. É algo que impede a jogatina e torna injogável? Com certeza não, mas é algo que não tinha antes desses dois meses. Vamos as minhas specs:

RTX 3060 12GB
I7 7700 3.6 GHz 4 cores e oito cores lógicos
32 GB de Ram DDR 4
500W de Fonte
placa-mãe ASRock Z270 Killer Sli/BR
SSD Saga e um NVMI junto de um HD de 1 Tera

Primeira observação: todos os jogos estão no SSD NVMI.
Segunda observação: temperaturas estão todas ok, bem abaixo do limite de thermal throttle.
Terceira observação: PC não possui vírus ou problemas suspeitos.
Quarta observação: Sim, a CPU faz gargalo na GPU, porém tenho a impressão de que se fosse esse o problema ele já teria começado desde que montei o pc, o que não é o caso.

Já tentei formatar, já tentei atualizar BIOS, já tentei ativar XMP da Ram na BIOS, Já rodei dois antivirus competentes (hitman pro e malware bytes), já tirei todos os overlays de gaming inclusive o Xboxgamebar, já otimizei o painel de controle da Nvidia, já voltei os drivers, já mudei do de gameready pro studio que dizem ser melhor, já tentei reduzir gráfico do jogo (stutter continua). Honestamente já tentei tanta coisa que tenho dificuldade em listar tudo aqui.

Gostaria de sugestões da comunidade, não necessariamente como consertar mas opiniões do que pode estar acontecendo são muito bem vindas. Grato. 

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Octavio Augusto disse:

Primeiramente bom dia, espero que todos estejam tendo um dia agradável.

Vamos agora as informações: nos ultimos dois meses meu pc esteve tendo problemas de stutters ocasionais em alguns jogos mais pesados, PRINCIPALMENTE de mundo aberto. Não estou falando de stutters que ocorrem constantemente e sempre, estou falando de "travadas" que ocorrem ocasionalmente sem nenhuma constância ou frequência alta. Por exemplo, Baldurs Gate 3 que era um jogo que eu rodava completamente liso no High em 1080p agora ainda roda em 60 fps, porém de vez em quando viajando pelo mapa pode ter 1 ou 2 stutters de meio segundo. É algo que impede a jogatina e torna injogável? Com certeza não, mas é algo que não tinha antes desses dois meses. Vamos as minhas specs:

RTX 3060 12GB
I7 7700 3.6 GHz 4 cores e oito cores lógicos
32 GB de Ram DDR 4
500W de Fonte
placa-mãe ASRock Z270 Killer Sli/BR
SSD Saga e um NVMI junto de um HD de 1 Tera

Primeira observação: todos os jogos estão no SSD NVMI.
Segunda observação: temperaturas estão todas ok, bem abaixo do limite de thermal throttle.
Terceira observação: PC não possui vírus ou problemas suspeitos.
Quarta observação: Sim, a CPU faz gargalo na GPU, porém tenho a impressão de que se fosse esse o problema ele já teria começado desde que montei o pc, o que não é o caso.

Já tentei formatar, já tentei atualizar BIOS, já tentei ativar XMP da Ram na BIOS, Já rodei dois antivirus competentes (hitman pro e malware bytes), já tirei todos os overlays de gaming inclusive o Xboxgamebar, já otimizei o painel de controle da Nvidia, já voltei os drivers, já mudei do de gameready pro studio que dizem ser melhor, já tentei reduzir gráfico do jogo (stutter continua). Honestamente já tentei tanta coisa que tenho dificuldade em listar tudo aqui.

Gostaria de sugestões da comunidade, não necessariamente como consertar mas opiniões do que pode estar acontecendo são muito bem vindas. Grato.

Bom dia, Otávio. Seja bem-vindo ao Clube.

Consegue precisar a quantos dias formatou seu sistema? Além disso, optou por Windows 10 ou 11 na formatação?

• Membro VIP
Postado
27 minutos atrás, Octavio Augusto disse:

@Gabriel U A formatação foi feita a +- 1 mês, o problema começou a 2 meses, essa é basicamente a timeline. O Windows que eu uso desde sempre foi o windows 10, não mudei pro 11 ainda.

Certo.

Se lembra exatamente de qual processo fez para atualizar seus drivers? Começou pelo Windows Update ou foi direto pro site dos fabricantes?

• DiF alterou o título para I7 7700 RTX 3060 32Gb causando Stutters ocasionalmente nos jogos
  • J.Augusto F alterou o título para Core i7 7700 RTX 3060 32Gb causando Stutters ocasionalmente nos jogos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...