Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou montando um pc com um orçamento um tanto quanto complicado pois grande parte da renda aqui de casa vai pra faculdade (R5 5500 + RX6600)

Queria saber de vocês sobre uma questão que vejo muito em videos etc

É real a minha percepção de que computadores desktop dão muito mais problemas técnicos do que notebooks?

Tenho um note há uns 9 anos e ele quase nunca deu problema (só é lerdao mesmo), porém vejo direto videos no youtube/ redes sociais sobre computadores dando problema

Então tenho uma visão de que é mt mais arriscado comprar um computador desktop do que um notebook por risco de peças pararem de funcionar ou coisas assim. E não posso ficar arcando com substituição de peças tão cedo

• J.Augusto F alterou o título para Desktop dão mais problema que Notebooks?
Postado

Notebook dá problema muito mais fácil do que desktop, principalmente pelas temperaturas bem mais elevadas, também é muito comum a bateria morrer e não segurar mais carga.

Eu mesmo sempre tive desktop e os únicos problemas súbitos que tive até hoje foram HDs,SSDs e RAM morrendo (O que tem a mesma chance de acontecer em um notebook)

• Curtir 2
Postado

Depende um pouco...

A escolha das peças por exemplo impacta, num desktop pode ser feito vários upgrades, a maioria dos notebooks está limitada a RAM e SSD, e peças 'duvidosas' podem trazer problemas para ambos tipos de computadores, mas desktop por ter mais combinações tem mais chances de ter problema (exemplo, uma fonte 'bomba')

Creio que o notebook acaba tendo mais problemas pela dificuldade em limpar as peças, a portabilidade pode fazer com que ele se danifique mais fácil já que vai estar sendo movido, problemas na ventilação e por ai vai

Postado
1 hora atrás, Strengh04 disse:

porém vejo direto videos no youtube/ redes sociais sobre computadores dando problema

esses são os que vivem no mundo de ilusão chamado Xeon, esse sim da problema. 

eu posso te garantir que os desktops são bem mais robustos e duráveis do que um notebook, pela minha mão já passaram 3 notebooks nos últimos 7 anos e os 3 pararam de funcionar repentinamente com menos de 3 anos de uso, simplesmente não ligam mais, ai você leva pra consertar e o cara fala que é placa-mãe, o outro diz que é bateria, ai complica, eu sou conhecedor do assunto e sei dos cuidados que devo ter, acontece que eu também tenho um PC antigo, Pentium E5400 2.70Ghz, 4 Gb RAM DDR2 800Mhz Kingston e placa-mãe G41M-ES2L, recentemente coloquei um SSD, mas usei ele durante os últimos 7 anos e não tive NENHUM problema, nada! isso que eu já peguei ele usado, era de uma loja do meu tio e estava sendo usado desde 2010, hoje em dia só serve pra atividades muito básicas mesmo, mas eu nunca tive nenhum problema, nada nada! máximo que eu fazia era trocar pasta térmica de tempos em tempos e fazer a limpeza, coisa que eu também fazia nos notebooks que eu tinha e que estão aqui parados ate hoje pois teve gente que me cobrou o preço de um notebook novo pra consertar. eu também acho os notebooks um pouco limitados, você pode ter a vantagem de levar ele pra qualquer lugar mas a bateria não dura muito tempo, um processador de desktop na versão para notebook tem 40% a menos de desempenho.

1 hora atrás, Strengh04 disse:

(R5 5500 + RX6600)

sobre isso, eu recomendo fortemente o seguinte: em vez de pegar essa RX6600 que está custando um rim e 1 olho, já foi vendida na casa dos 1300 mas hoje esta na casa dos 2000, você deve pegar uma RX7600 que esta custando 200 reais a menos que a RX6600 e tem mais desempenho, se pegar num grupo de promos pode pagar ate 350$ a menos que uma RX6600 e ter mais desempenho, uma RX6600 NÃO VALE MAIS A PENA.  E com esse valor que vai economizar, pega um Ryzen 5 5600 em vez do 5 5500

• Membro VIP
Postado

@Strengh04 Boa noite

Tudo vai depender do uso de um notebook e desktop.

Ambos tem seu lado positivo e negativo.

Na maioria das vezes tudo que é preciso de muitos itens para funcionar (peças físicas que uma se encaixa na outra), costuma dar problema com mais facilidade.

E um desktop para que o mesmo funcione é necessário, uma placa-mãe, um processador, uma memória, um SSD e uma fonte de alimentação ou seja 5 itens que é interligado um ao outro que se apresentar mau contato o mesmo pode vir a dar problema, principalmente ao se transportar

Já o notebook é só a placa-mãe, memória e SSD, três itens que se vier a dar mau contato pode vir a dar problema.

Lado positivo do notebook:

• Mobilidade maior e peso menor.
  • Ocupam menos espaço.
  • Se bem cuidados dão menos problema referente a hardware.
  • Notebook é só comprar e usar.

Lado negativo do notebook:

• Se você comprar um notebook de 3 mil reais e um desktop de 3 mil reais, o notebook tente a ter desempenho menor, principalmente se você comprar esses notebook que usam processador com o nome terminada com a letra U. Exemplo: Ryzen 5 7520U, Core i5-1235U.
  • São mais caro .
  • São mais limitados a upgrade, só SSD e memória RAM na maiorias das vezes, placa de vídeo e processador esquece.
  • Quando algo físico da problema a substituição de alguns componentes é bem mais complicado de trocar, exemplo; trocar uma tela, um teclado quando o mesmo é integrado com a carcaça. E a peça precisa ser a mesma marca e modelo que você já usava. E são mais difíceis de se achar para comprar.

Lado positivo do desktop

• Se você comprar um notebook de 3 mil reais e um desktop de 3 mil reais, o desktop tente a ter desempenho maior.
  • São mais barato.
  • Flexibilidade para upgrade é muito maior se o gabinete tiver um bom tamanho. Você pode trocar um placa da NVida por uma da AMD ou trocar de processador (seguindo o padrão da placa-mãe) com muito mais facilidade.
  • Se alguma peça vier a dar problema na maioria das vezes o acesso ao hardware é muito mais fácil, e probabilidade de danificar algo é muito menor, é claro cuidado para manusear itens como memória RAM processador é fundamental. E facilidade de achar para comprar o que da problema é maior.

Lado negativo do desktop

• São maiores e mais pesado que dificulta bastante na sua mobilidade.
  • Possui mais peças físicas para dar problema.
  • Se você for montar peça por peça é necessário um pouco de conhecimento em informática para não comprar peça errada.

Eu tenho tanto desktop como notebook e não desfaço de nem um deles.

No meu trabalho a umas duas semanas atrás eu estava precisando fazer upgrade de SSD do tipo M.2 e em um notebook da Dell com configuração razoável, só que nesse notebook eu não podia simplesmente instalar o sistema do zero porque o mesmo havia muitos programas instalado.

E sempre que é preciso fazer upgrade desse tipo utilizo os programs Norton Ghost, Acronis, Clonizila para fazer clonagem e backup, e como o notebook havia a pena um interface M.2 eu tive criar uma cópia do conteúdo (fazer um imagem, um backup) para depois restaurar no novo SSD.

Para fazer o backup foi até que relativamente rápido, mais para restaurar no SSD novo estava muito demorado, para você ter um ideia fiquei o dia inteiro só fazendo esse processo, então peguei o SSD NVMe trouxe até em casa juntamente com o backup e restaurei usando meu computador da assinatura.

O que não consegui realizar em 9 horas em um notebook em uma hora e meio ou até menos usando um desktop consegui resolver.

• Curtir 3
Postado

Depende do tipo de uso e da qualidade do equipamento, mas em geral, desktops costumam dar menos problemas estruturais do que notebooks.

Os notebooks são realmente propensos a problemas com resfriamento e baterias.

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Strengh04 disse:

É real a minha percepção de que computadores desktop dão muito mais problemas técnicos do que notebooks?

Notebook está mais propenso o problemas por acidentes, já que você carrega de um lado para o outro e pode derrubar. Ou pode derrubar café no teclado e estragar todo (ou boa parte) do notebook.

Se tratando em defeito de hardware, talvez desktop tenha mais problema, principalmente os montados com peças de baixa qualidade ou qualidade duvidosa. Nesse sentido, a única ressalva quanto ao notebook seria em relação a bateria, essa sim tem defeitos com certa recorrência. 

No fim, tendo um bom notebook e um bom desktop, a chance de ter problemas de hardware me parecem equivalentes (salvo em relação a bateria). Agora qual escolher? Depende da sua necessidade, se precisa de mobilidade ou não.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...