Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, eu montei um computador no sábado e sou bem leigo no assunto, montei o PC para jogos vindo dos consoles ( que joguei a vida inteira praticamente ), aparentemente tudo deu certo no PC menos a parte da internet. Minha placa-mãe é uma B650 Steel Legend , ela tem wifi integrado, foi uma placa-mãe que não vendia no Brasil e precisei importar da própria ASRock nos EUA. Logo que montei o PC realizei a instalação de todos os drivers direto no site da placa-mãe, inclusive o de rede, e o de wireless pro Wifi, no cabo o PC ficou limitado a 10 MB e no wifi ele chega a 380 MB, pesquisei algumas soluções em tutorias na internet e fiz todas como mudar algumas configurações do duplex pra tirar de automatico e seta em 1GBps, reinstalei driver, e mexi em algumas outras config, nada ajudou. No sábado eu peguei outros dois cabos mais curtos que tinha em casa, ambos CAT5E  e no notebook pega 400 MB e no PC 10 MB . No domingo eu liguei o computador e fiz mais um teste, e magicamente pegou os 400 MB, sem eu fazer absolutamente nada de novo, fiquei bem feliz, ficou o dia todo assim, porém ontem na segunda feira para minha surpresa liguei meu PC e voltou a ficar em so 10 MB. O que será que pode ser ? cabo ruim ? pensei em comprar o CAT6 pra testar, mas não faz sentido no domingo ter pego e segunda não certo ? ..será que pode ser defeito na placa de rede da própria placa ? algum mau contato.. simplesmente não sei o que fazer, vou passar algumas fotos que tirei, peço desculpa pela qualidade das fotos pois tirei pelo celular, se precisarem de alguma informação ou foto so pedir, fora a config do duplex tentei algumas outras configurações que vi tambem

1745939723419.jpg

1745939723411.jpg

Postado

verifique na BIOS se PCIE Device Power on está ativado, mantenha ativo.

como é a infraestrutura de rede do seu pc até o roteador? o roteador é seu ou da operadora?

esse é o driver ethernet da sua placa-mãe, instalou ele? (aqui tem outros drivers que podem lhe interessar, como de chipset.)

se possível, desative as outras placas de wifi, virtuais e bluetooth e só use quando precisar. (windows + R → digita "control" → enter → clica em "rede e internet" → clica em "central de rede.." → canto esquerdo clica em "alterar configurações do adaptador" → selecione e desative todos menos o ethernet)

dps disso faça e me mande um print desse speed test aqui.

• Curtir 1
Postado

@Swalls

17 minutos atrás, Swalls disse:

verifique na BIOS se PCIE Device Power on está ativado, mantenha ativo.

como é a infraestrutura de rede do seu pc até o roteador? o roteador é seu ou da operadora?

esse é o driver ethernet da sua placa-mãe, instalou ele? (aqui tem outros drivers que podem lhe interessar, como de chipset.)

se possível, desative as outras placas de wifi, virtuais e bluetooth e só use quando precisar. (windows + R → digita "control" → enter → clica em "rede e internet" → clica em "central de rede.." → canto esquerdo clica em "alterar configurações do adaptador" → selecione e desative todos menos o ethernet)

dps disso faça e me mande um print desse speed test aqui.

Eu estou no trabalho agora, a noite farei isso que disse e te retorno se deu certo. Só pra adiantar a resposta sobre infraestrutura, o roteador da operadora fica na sala, tenho um cabo de rede que sai da sala até meu quarto, e ai no quarto tenho outro roteador, um que comprei recentemente, dele que esta indo o cabo de rede até o meu PC. Até suspeitei que poderia ser interferencia do roteador no quarto, porém no notebook funciona normalmente e no PS5 que eu usava antigamente funcionava normalmente tambem. Vou so adiantar para você algumas informações da placa-mãe, não sei se isso importa ou não porém ela tem alguma coisa relacionada a " Tecnologia Dragon 2.5G " ..

Z.JPG

ZZ.JPG

ZZZ.JPG

Postado

@Swalls o meu roteador é o TP LINK AX1500 .. eu cheguei em casa hoje e fui fazer o que me disse ali em cima, porém ante disso eu fiz algo que talvez tenha limitado o que pode ser. Eu reiniciei meu modem da sala  ( que não tinha pensado em fazer ), quando eu reiniciei vim aqui pro PC e o cabo de rede pegou 300 MB , porém foi baixando gradualmente, no terceiro teste que rodei ele so chegou a 120 MB , ai sai do cabo de rede e conectei no wifi e pegou os 400 MB porém quando voltei ao cabo de rede não passou dos 10 MB como estava acontecendo. Da impressão de algum problema na configuração do roteador ou algo a ver com IP. Eu gravei o Vídeo desses testes que descrevi porém como e muito pesado não consigo enviar por aqui 

Postado

@JuanHenrique21 fez o que eu disse?
o roteador no seu quarto está em bridge ou gerenciando um dhcp? (em termos simples, ele apenas repete a rede do router da operadora ou cria a propria rede "isolada" dele?)

se for só ip o problema e não problema do roteador, aqueles comandos pão com manteiga do windows resolvem.

para liberar os endereços ip da sua maquina: ipconfig /release

para requisitar um novo ip ao roteador (ou qualquer servidor dhcp): ipconfig /renew

para liberar o cache dns: ipconfig /flushdns

para resetar o catalogo de internet: netsh winsock reset (esse resolve muitos problemas)

resetar a pilha tcp/ip: netsh int ip reset

para corrigir erros do sistema corrompido: sfc /scannow

se você mudou o nome da sua interface de rede de ethernet, troque o nome ethernet pelo nome da interface nos comandos a seguir:
netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.1.1.1 index=3

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.0.0.1 index=4

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=8.8.8.8 index=5

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=8.8.4.4 index=6

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.1.1.3 index=7

netsh interface ip add dns name="Ethernet" address=1.0.0.3 index=8

os indices 1 e 2 normalmente ficam o dns da sua operadora, que é o mais rápido (nem sempre).

os endereços 1.1.1.3 e 1.0.0.3, são dns da cloudflare que bloqueiam conteudo adulto, se você curte conteúdo assim, não coloque.

Postado

@Swalls Olá peço desculpas pela demora no retorno ontem a noite precisei me ausentar. Fiz o que disse nos comentários acima, a opção na BIOS que mencionou esta como ENABLED , fiz o que disse verificando o driver e sim, o que está instalado e justamente o que marcou ali. Fiz o que disse de desativar o driver de wifi para testar e ficou a mesma coisa, estou mandando os prints logo abaixo. A titulo de conhecimento eu levei o PC ate a sala e peguei um cabo de rede e liguei ele direto no roteador que vem do provedor, e o problema persistiu, creio não ser um defeito no roteador secundário que esta no meu quarto. Eu não sei o que seria bridge ou dhcp, porém eu acho que ele está com a própria rede, pois vem um cabo de rede ate ele ( do roteador do provedor ) e ai ele emite o sinal. Sobre o que escreveu sobre as IP confesso que fiquei bem perdido esses comandos que passou eu digito na ferramenta de executar do windows ? eu sei que quando vou na tela sobre informações da rede, aparece como definido DHCP AUTOMATICO. 

Captura de tela 2025-04-30 201438.png

Captura de tela 2025-04-30 201418.png

@Swalls Se  me permite tirar outra duvida com voce, eu realmente sou bem leigo no assunto. Esse Speed test que me pediu para fazer e confiavel ? pergunto pois a velocidade do meu wifi nela ficou bem abaixo do que é.. eu fiz um teste no meu wifi por ele e deu 75 MB enquanto no Speed Test da NETFLIX fica na base dos 380 MB , e quando eu faco algum dowload ele me mostra como sendo nessa base mesmo de 300 MB    vou te mandar prints abaixo 

wifi2.png

wifi1.png

wifi.png

• Membro VIP
Postado

image.thumb.png.ac3395aa52c16bb6b1e5a079be7db918.png

Supondo que a sua placa de rede 2.5GbE esta PER-FEI-TA em todos os aspectos seja de hardware ou driver, resta mesmo problemas no cabo utilizado ou na porta de rede do roteador no outro lado desse cabo, realcei ali a velocidade 10-10Mbps que é a velocidade que a sua placa de rede está sincronizando com o seu roteador, seja ele qual for.

Mas SE já testou com outro cabo e outro roteador e até outra porta GbE lá no(s) roteador(es) então é a sua placa mesmo, pode ser hardware -- porta Ethernet gerando muitos erros ou com mau contato etc... -- ou driver -- incompatibilidade, conflito de software, driver ruim mesmo -- o que não é difícil de acontecer.

Seria bom testar essa sua placa em outro PC e, se for o caso, usar a placa de rede onboard da sua placa-mãe mesmo para ver se o problema ainda ocorre, testar o(s) cabo(s) de rede que você usa e validar assim a porta GbE do(s) seu roteador(es).

Se comprou em alguma loja, leve lá para testarem para você, e mesmo que não tenha sido em loja ainda assim pode ser uma boa ir lá testar e confirmar se se trata de fato de uma falha crônica dela, e assim poder acionar a garantia com fundamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...