Ir ao conteúdo

Intel Arc B580 é uma boa opção para custo-benefício para full/quad HD?

Ir à solução Resolvido por NStão,

Posts recomendados

• Coordenador
Postado
20 horas atrás, Khaotic disse:

O FSR também melhorou nessa linha 7000 com a chegada das 9070 e 9070 XT?

Por enquanto, o FSR 4 foi anunciado apenas para as RX 9000. Contudo, tendo em vista que as RX 7000 também possuem hardware dedicado para IA e que a AMD sugeriu estar trabalhando nisso, é bem possível que seja portado para as RX 7000. Placas anteriores (como as RX 6000) não possuem hardware dedicado para IA e não poderão receber.

O FSR 4 é melhor que o DLSS 3.5, mas ainda inferior ao DLSS 4.

• Curtir 1
Postado

@1lokos É, é complicado porque quem tem não reclama, e quem não tem julga como se já tivesse. Eu pesquiso sobre as placas e sempre tem uma galera julgando todos os modelos (exceto a 5090 porque ela é fora da curva), mas é complicado, sabe? Sei que o MSRP para o consumidor é o mais importante, mas todo mundo quer ser entusiasta gastando menos de 3000, é impressionante kk.

Postado

@KairanD Então, o complicado é que na linha 9070 e 9070 XT colocaram um preço inicial ótimo, a 9070 XT chegou por 6500, e a 9070 por 5500, agora a 9070 tá por 6500, e a 9070 XT tá por 7500 sendo que o DLSS 4 ainda sim é superior ao FSR 4. Não tem cabimento. pra mim, rodando o jogo no alto, bonito, e acima de 60 FPS tá perfeito, mas infelizmente tem gente que se não ver mais de 100 FPS NO ULTRA, não tá satisfeito.

Postado

Opa, dei uma lida no post e vi que está (ou estava) cogitando a RX 7800 XT. Eu peguei a minha em Junho/24 por R$3.300 da XFX e o pouco que posso te passar da minha experiência é: vá sem medo. Os drivers são bem estáveis (antes tinha uma 5600 XT que virava e mexia o driver dava bucha), mas com a RX 7800 XT sem problemas.

Quanto a esses trecos de FSR e o raia que o parta eu não sei te dizer porque eu simplesmente nem sei o que eles são direito, eu só jogo cs/lol e jogos competitivos então mesmo podendo rodar tudo no talo eu sempre coloco tudo no mínimo possível.

No geral minha experiência com a placa desde que a comprei tem sido ótima, se for investir nela, creio que não se arrependerá.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Khaotic disse:

Cara, pelo que ando acompanhando, de uns bons meses pra cá é nessa faixa de preço mesmo. A minha eu paguei 3.300 à vista na Terabyte, mas isso há 1 ano atrás. 

Nunca tive problemas de temperatura, a placa é silenciosa e bem clean. Sem firula de RGB e essas coisas.

O único ponto de atenção é que ela é bem grandinha (33cm se não me engano) e pesada, então, é bom colocar um suportezinho para segurá-la.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
Em 01/05/2025 às 08:30, Khaotic disse:

@KairanD Ué, se for assim, maravilhoso a questão dos drivers. O FSR também melhorou nessa linha 7000 com a chegada das 9070 e 9070 XT?

Até agora não saiu nada de FSR4 pra série 7000, e também não acho que vá chegar. A aceleração de IA das RDNA3 é bem ruinzinha, tem suporte a um nível limitado de instruções, placas da série 7000 High End as vezes apanham de placas RTX ou até Intel Arc muito mais baratas e com bem menos VRAM em aceleração de IA. As RX 9000 apresentam queda de performance pequena(mas mensurável) se usando o modelo de ia do FSR4, mesmo sendo muito melhores pra acelerar IA que suas antecessoras RDNA3. Pode ser que a AMD faça uma versão "fallback" do FSR4 como é no XESS que usa instruções DP4A quando não tem os núcleos XMX pra acelerar o XESS? Pode, mas não compraria contando com isso.

FSR3.1 de fato entrega um resultado bem inferior se comparado ao DLSS 3/4, e se comparado ao XESS geralmente o FSR apresenta uma vantagem sobre a tecnologia da Intel em definição de imagem mas apresenta estabilidade pior, ou seja, apresenta mais defeitos gráficos. O XESS pode ser usado em placas radeon a partir do RDNA2 via DP4, se você não liga pro efeito "pintura a óleo" do Xess pode ser uma opção interessante se você achar que o FSR não estiver resolvendo bem a imagem. O FSR apresenta um resultado ruim quando se tem o DLSS 4 de parâmetro mais por mérito do DLSS de ser muito bom do que por demérito dele ser ruim.

Agora, se o DLSS é um ponto de venda importante? Acredito que sim, em resoluções mais altas, mas desde que o preço não esteja tão mais alto que a equivalente em rasterização da AMD, mas o que a gente tá vendo é RTX 4060 TI quase no preço de 7800xt, a 7800xt é muito mais rápida em rasterização; em resolução nativa é mais rápida que a 4060 ti usando upscalling do DLSS, até em RT tende a ser mais rápida, além de ter o dobro de VRAM porque as 4060 ti de 16GB normalmente estão mais caras que ela

Totalmente pointless comprar uma 4060 TI pelo DLSS nesse caso...

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado
18 horas atrás, Mr.Robott disse:

Até agora não saiu nada de FSR4 pra série 7000, e também não acho que vá chegar. A aceleração de IA das RDNA3 é bem ruinzinha, tem suporte a um nível limitado de instruções [...].

Para fazer o FSR4 funcionar nas RDNA3, é necessário trocar o algoritmo. Isso não apenas foi sugerido pela própria AMD, como já está sendo testado em alguns requests nos drivers MESA no Linux:

Uma das vantagens da AMD no quesito drivers (além do menor overhead em comparação com as concorrentes) é a gigantesca equipe de desenvolvedores de software open source que trabalha neles no mundo Linux (incluindo até mesmo funcionários da Valve, empresa proprietária da Steam). Muitas das melhorias que o driver de Windows recebe são provenientes do MESA e, então, são portadas para o Windows. É inclusive por essa razão que placas antigas da AMD acabam envelhecendo relativamente bem, mesmo após o fim do suporte oficial.

Em caráter experimental, o FSR4 já funciona nas RDNA3 no Linux. Não será o mesmo tipo de implementação feito nas RDNA4, mas é perfeitamente possível que seja lançada oficialmente uma versão compatível para as RDNA3. E faz sentido, já que alguns modelos de RX 7000 (como a RX 7600) permanecerão no mercado como opções de entrada por algum tempo, mesmo após o lançamento de mais modelos de RX 9000. Ter o FSR4 disponível, mesmo que de forma "reduzida", seria um excelente argumento para aumentar as vendas frente às gerações anteriores da Nvidia que também permanecerão no mercado. Até porque, até o momento, o processamento de IA nas RX 7000 praticamente não foi aproveitado.

Não acho que seja algo que acontecerá a curto prazo (até para evitar que placas como a RX 7900 XTX canibalizem as vendas das RX 9070 e RX 9070 XT enquanto os preços e lucros estão altos), mas acredito que virá oficialmente em algum momento (afinal, os patches já foram desenvolvidos).

• Curtir 5
Postado

@KairanD Obrigado pela explicação. Com sua ajuda, e a ajuda de outros integrantes do fórum, decidi que vou pegar essa: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25736/placa-de-Vídeo-ASRock-amd-radeon-rx-7800-xt-steel-legend-oc-16gb-gddr6-fsr-ray-tracing-90-ga4rzz-00uanf?gad_source=1&gbraid=0AAAAADm8AXR6FyXIBGCFG6El28L-M7T4k&gclid=Cj0KCQjw2tHABhCiARIsANZzDWqLRzv2AXBMOqq7CnaIydq-HQHI5_tmn1_7oIfQ0s22S0QJ0c7aI7caAk8_EALw_wcB

Creio que o preço está além por conta do modelo, porque achei modelo de R$ 3900,00, mas eu tenho frescura, gosto de um RGB/ARGB, daí optei por essa. Meu processador é o Intel Core i7 14700K, será que vai combinar bem com a RX 7800 XT? Obrigado novamente.

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, Khaotic disse:

@KairanD Obrigado pela explicação. Com sua ajuda, e a ajuda de outros integrantes do fórum, decidi que vou pegar essa: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25736/placa-de-Vídeo-ASRock-amd-radeon-rx-7800-xt-steel-legend-oc-16gb-gddr6-fsr-ray-tracing-90-ga4rzz-00uanf?gad_source=1&gbraid=0AAAAADm8AXR6FyXIBGCFG6El28L-M7T4k&gclid=Cj0KCQjw2tHABhCiARIsANZzDWqLRzv2AXBMOqq7CnaIydq-HQHI5_tmn1_7oIfQ0s22S0QJ0c7aI7caAk8_EALw_wcB

Creio que o preço está além por conta do modelo, porque achei modelo de R$ 3900,00, mas eu tenho frescura, gosto de um RGB/ARGB, daí optei por essa. Meu processador é o Intel Core i7 14700K, será que vai combinar bem com a RX 7800 XT? Obrigado novamente.

O 14700K sobra e muito pra 60 FPS, no seu próximo upgrade eu aposto que você ainda vai manter esse 14700K e trocar a GPU

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado
Em 02/05/2025 às 15:17, mtsesperanca disse:

Eu peguei a minha em Junho/24 por R$3.300 da XFX e o pouco que posso te passar da minha experiência é: vá sem medo. Os drivers são bem estáveis (antes tinha uma 5600 XT que virava e mexia o driver dava bucha), mas com a RX 7800 XT sem problemas.

Também nunca tive problemas com a minha RX 7600 XT, seja no Windows ou no Linux. Comprei em abril do ano passado. Os drivers das placas Polaris, Vega e RDNA1 (RX 5000) de fato tinham alguns problemas, mas a partir da série RX 6000 os drivers ficaram excelentes.

Contudo, o discurso de "drivers ruins" infelizmente ainda continua sendo repetido. E as mesmas pessoas que batem nessa tecla geralmente ignoram os problemas que a Nvidia também tem (nenhum produto é perfeito).

9 horas atrás, Khaotic disse:

Valor abusivo. Eu jamais pegaria essa ASRock. Escolheria a RX 7800 XT QICK319, que além de estar muito mais barata (R$ 3.900,00), passa mais confiança: https://www.kabum.com.br/produto/576423/placa-de-Vídeo-rx-7800xt-gaming-16g-xfx-speedster-qick319-amd-radeon-16gb-ddr6-HDMI-3xdp-3-fan-rx-78tqickf9

Você pode usar este site para acompanhar preços: https://placasdevideo.app.br/. Não vai listar tudo, mas ajuda.

Fique atento com o tamanho da placa. Verifique se cabe no seu gabinete.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...